Se essa monografia tivesse cabelo : um estudo do nonsense na publicidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Gabriel Abreu da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/4250
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2012.
id UNB-2_7702a7879b316828eec7ff76a9d31147
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/4250
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Cunha, Gabriel Abreu daOliveira, Selma Regina NunesCUNHA, Gabriel Abreu da. Se essa monografia tivesse cabelo: um estudo do nonsense na publicidade. 2012. 51 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://bdm.unb.br/handle/10483/4250Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2012.A ideia que deu origem a este estudo foi a de compreender os efeitos da propaganda nonsense no público. Como a mensagem é recebida, se existe aceitação e se gera venda ou não. Foi observado, no entanto, que não havia bibliografia suficiente acerca do tema Publicidade nonsense para embasar tal estudo. A proposta da pesquisa foi então revista com o intuito de abordar de forma clara o nonsense na publicidade, isto é, de que forma a publicidade se apropria deste movimento literário para transformá-lo em argumento de venda. Assim, pretende-se com este estudo compreender esta adaptação de discurso tendo em vista trabalhos futuros neste ramo. É observado, no entanto, que as regras do nonsense são mais rígidas do que o senso comum nos permite imaginar, dando uma ilusão de que determinadas propagandas são nonsense. O que se conclui aqui é que dado suas características individuais, a publicidade precisa, necessariamente fazer sentido, não podendo, então, apropriar-se do que se trata como nonsense. O que se vê nos casos por esta pesquisa analisados são apropriações de determinadas características do não-senso, mas nunca uma utilização completa do estilo literário famoso pelas palavras de Lewis Carroll e Edward Lear.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2012-12-17T20:22:47Z No. of bitstreams: 1 2012_GabrielAbreudaCunha.pdf: 2198083 bytes, checksum: 34fadc1abe0353189dda536c97a6b26c (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2013-01-07T10:45:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_GabrielAbreudaCunha.pdf: 2198083 bytes, checksum: 34fadc1abe0353189dda536c97a6b26c (MD5)Made available in DSpace on 2013-01-07T10:45:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012_GabrielAbreudaCunha.pdf: 2198083 bytes, checksum: 34fadc1abe0353189dda536c97a6b26c (MD5)Nonsense (Literatura)Publicidade e propagandaSe essa monografia tivesse cabelo : um estudo do nonsense na publicidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2013-01-07T10:45:03Z2013-01-07T10:45:03Z2013-01-07T10:45:03Z2012-10-01info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2012_GabrielAbreudaCunha.pdf2012_GabrielAbreudaCunha.pdfapplication/pdf2198083http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4250/1/2012_GabrielAbreudaCunha.pdf34fadc1abe0353189dda536c97a6b26cMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4250/2/license_url7f64630c1606d5367bf6ead08376a066MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4250/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21658http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4250/4/license_rdf01bdef39dd2201d7d3514cfb6f65ed5dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1840http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4250/5/license.txt5ec4eda810799fbd82241ac83a0b2038MD5510483/42502013-01-07 08:45:03.972oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712013-01-07T10:45:03Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Se essa monografia tivesse cabelo : um estudo do nonsense na publicidade
title Se essa monografia tivesse cabelo : um estudo do nonsense na publicidade
spellingShingle Se essa monografia tivesse cabelo : um estudo do nonsense na publicidade
Cunha, Gabriel Abreu da
Nonsense (Literatura)
Publicidade e propaganda
title_short Se essa monografia tivesse cabelo : um estudo do nonsense na publicidade
title_full Se essa monografia tivesse cabelo : um estudo do nonsense na publicidade
title_fullStr Se essa monografia tivesse cabelo : um estudo do nonsense na publicidade
title_full_unstemmed Se essa monografia tivesse cabelo : um estudo do nonsense na publicidade
title_sort Se essa monografia tivesse cabelo : um estudo do nonsense na publicidade
author Cunha, Gabriel Abreu da
author_facet Cunha, Gabriel Abreu da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Gabriel Abreu da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Selma Regina Nunes
contributor_str_mv Oliveira, Selma Regina Nunes
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Nonsense (Literatura)
Publicidade e propaganda
topic Nonsense (Literatura)
Publicidade e propaganda
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2012.
publishDate 2012
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2012-10-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-01-07T10:45:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-01-07T10:45:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-01-07T10:45:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CUNHA, Gabriel Abreu da. Se essa monografia tivesse cabelo: um estudo do nonsense na publicidade. 2012. 51 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/4250
identifier_str_mv CUNHA, Gabriel Abreu da. Se essa monografia tivesse cabelo: um estudo do nonsense na publicidade. 2012. 51 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/4250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4250/1/2012_GabrielAbreudaCunha.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4250/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4250/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4250/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4250/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 34fadc1abe0353189dda536c97a6b26c
7f64630c1606d5367bf6ead08376a066
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
01bdef39dd2201d7d3514cfb6f65ed5d
5ec4eda810799fbd82241ac83a0b2038
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492902046597120