Simulação numérica da influência de aerofólios em motocicletas esportivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Gabriel de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/24289
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2019.
id UNB-2_770a12c6591ae408cb0c664695ff9f6f
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/24289
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Torres, Gabriel de OliveiraPimenta, Bráulio GutierrezTORRES, Gabriel de Oliveira. Simulação numérica da influência de aerofólios em motocicletas esportivas. 2019. xv, 91 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/24289Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2019.Desde sua criação, houve inúmeros estudos sobre motocicletas. Atualmente, um desses estudos é em relação ao uso de apêndices aerodinâmicos em corridas de motovelocidade. Este trabalho visa analisar a influência gerada por um par de asas acoplado na carenagem frontal da motocicleta sobre ela própria e em sua esteira. Equações médias de Reynolds (RANS) e o modelo de turbulência Spalart-Allmaras foram empregados para os cálculos numéricos utilizando o software SU2. Um conjunto de casos foi simulado envolvendo diferentes pontos de aplicação do momento a um número de Reynolds de aproximadamente 9.9 milhões. Os coeficientes aerodinâmicos foram mensurados para os casos da motocicleta individual sem asa, para a motocicleta com asa em diferentes ângulos de ataque e para duas motocicletas em linha. O acoplamento do par de asas indicou uma melhora no downforce e no momento de rotação da motocicleta individual. Entretanto, para as motocicletas em linha percebeu-se um aumento do momento na motocicleta que se encontra na esteira. Verificou-se que o arrasto é ligeiramente afetado e que no casos das motocicletas em linha, a motocicleta na esteira influencia o comportamento aerodinâmico da motocicleta da frente.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolinebotelhoteixeira@gmail.com) on 2020-06-17T00:14:56Z No. of bitstreams: 1 2019_GabrielDeOliveiraTorres_tcc.pdf: 2331344 bytes, checksum: 9dfda43ae0b1f8676b7d54ee41868020 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2020-06-23T23:34:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019_GabrielDeOliveiraTorres_tcc.pdf: 2331344 bytes, checksum: 9dfda43ae0b1f8676b7d54ee41868020 (MD5)Made available in DSpace on 2020-06-23T23:34:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019_GabrielDeOliveiraTorres_tcc.pdf: 2331344 bytes, checksum: 9dfda43ae0b1f8676b7d54ee41868020 (MD5)Since its invention, there have been numerous studies involving motorcycles. Currently, one of these studies concerns the use of aerodynamic appendages in motor-speed races. This work aims to analyze the influence generated by a pair of wings coupled in the frontal fairing of the motorcycle on itself and in its wake. Reynolds-Average Navier-Stokes (RANS) and the Spalart-Allmaras turbulence model were employed for numerical calculations using SU2 open source software. A set of cases was simulated involving different points of moment’s application at a Reynolds number of approximately 9.9 million. The aerodynamic coefficients were measured for the cases of the individual motorcycle without wing, for the motorcycle with wing at different angles of attack and for two motorcycles in line. The pair of wings indicated an improvement in downforce and in rotation moment of the individual motorcycle. However, for motorcycles in line it was noticed an increase of moment in the motorcycle placed in the wake. It has been found that the drag is slightly affected and in the case of motorcycles in line, the motorcycle from behind influences the aerodynamic frontal motorcycle behavior.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar meu trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessAutomóveis - equipamentos e acessóriosAerodinâmicaMotocicletasSimulação numérica da influência de aerofólios em motocicletas esportivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-06-23T23:34:54Z2020-06-23T23:34:54Z2019-07-04porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24289/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2019_GabrielDeOliveiraTorres_tcc.pdf2019_GabrielDeOliveiraTorres_tcc.pdfapplication/pdf2331344http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24289/1/2019_GabrielDeOliveiraTorres_tcc.pdf9dfda43ae0b1f8676b7d54ee41868020MD5110483/242892020-06-23 20:34:54.609oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-06-23T23:34:54Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Simulação numérica da influência de aerofólios em motocicletas esportivas
title Simulação numérica da influência de aerofólios em motocicletas esportivas
spellingShingle Simulação numérica da influência de aerofólios em motocicletas esportivas
Torres, Gabriel de Oliveira
Automóveis - equipamentos e acessórios
Aerodinâmica
Motocicletas
title_short Simulação numérica da influência de aerofólios em motocicletas esportivas
title_full Simulação numérica da influência de aerofólios em motocicletas esportivas
title_fullStr Simulação numérica da influência de aerofólios em motocicletas esportivas
title_full_unstemmed Simulação numérica da influência de aerofólios em motocicletas esportivas
title_sort Simulação numérica da influência de aerofólios em motocicletas esportivas
author Torres, Gabriel de Oliveira
author_facet Torres, Gabriel de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Gabriel de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pimenta, Bráulio Gutierrez
contributor_str_mv Pimenta, Bráulio Gutierrez
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Automóveis - equipamentos e acessórios
Aerodinâmica
Motocicletas
topic Automóveis - equipamentos e acessórios
Aerodinâmica
Motocicletas
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2019.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-07-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-23T23:34:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-23T23:34:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TORRES, Gabriel de Oliveira. Simulação numérica da influência de aerofólios em motocicletas esportivas. 2019. xv, 91 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/24289
identifier_str_mv TORRES, Gabriel de Oliveira. Simulação numérica da influência de aerofólios em motocicletas esportivas. 2019. xv, 91 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/24289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24289/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24289/1/2019_GabrielDeOliveiraTorres_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
9dfda43ae0b1f8676b7d54ee41868020
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493118982291456