A formação em serviço social em tempos de mercantilização da educação : uma análise da expansão do ensino a distância
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/4928 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social,2013. |
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Silva, Rogério Pereira daGuiraldelli, ReginaldoSILVA, Rogério Pereira da. A formação em serviço social em tempos de mercantilização da educação: uma análise da expansão do ensino a distância. 2013. 91 f., il. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://bdm.unb.br/handle/10483/4928Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social,2013.Trabalho publicado parcialmente. Conteúdo restrito: anexosDesde a década de 1970 verificamos que a mercantilização do ensino no Brasil se expandiu de forma considerável. Acordos internacionais, como o Consenso de Washington e reformas na educação, principalmente às realizadas nos governo Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, atuaram de forma decisiva no ideal privatista da educação. Desta forma, presenciamos um desmonte dos direitos garantidos na Constituição de 1988. O ensino a distância aparece como uma nova alternativa de exploração do mercado educacional, emissão de certificados e cumprimento de metas impostas por órgãos internacionais, como Banco Mundial, Fundo Monetário internacional (FMI) e Organização Mundial do Comércio (OMC) que impõem metas para erradicar o analfabetismo e aumentar o número de jovens com nível superior. Nessa ótica, a presente pesquisa busca problematizar a expansão do ensino a distância no Serviço Social e suas implicações para a profissão. Foi feita pesquisa quantitativa e qualitativa, com obtenção de documentos e dados, observações e entrevistas. É importante destacar, conforme estudos realizados, que nas últimas três décadas, o Serviço Social vem desenvolvendo uma base de formação e atuação que busca ultrapassar a lógica de exploração e destruição metabólica do capitalismo, buscando a garantia e ampliação dos direitos sociais, como a defesa de um ensino público, laico e de qualidade. O que se observa nesse cenário é que o ensino a distância atua de forma oposta à essas premissas, com uma formação aligeirada, mercantilizada e que não possibilita que o estudante aguce a curiosidade pelo saber e participe de um processo formativo pautado na criticidade, no diálogo e na função pública da educação. ____________________________________________________________________________ ABSTRACTSince the 1970s we can observe that the commercialization of education in Brazil has expanded considerably. International agreements such as the Washington Consensus and reforms in education, especially those made in the governments of the Fernando Henrique Cardoso and Luiz Inácio Lula da Silva, acted decisively in ideal privatizing education. Thus, we witness a takedown of the rights guaranteed in the 1988 Constitution. Distance education appears as a new alternative to exploit the educational market, issuing certificates and meeting targets imposed by international bodies such as World Bank, International Monetary Fund (IMF) and World Trade Organization (WTO) to impose targets for eradicating illiteracy and increase the number of young people with college degrees. From this perspective, this research seeks to problematize the expansion of distance education in social work and its implications for the profession. Was made quantitative and qualitative research, obtaining documents and data, interviews and observations. Importantly, according to studies, that the last three decades, the Social Service has developed a base of education and action that seeks to overcome the logic of exploitation and metabolic destruction of capitalism, seeking the security and expansion of social rights, such as defense a public education, secular and quality. What is observed in this scenario is that distance education works in the opposite way to those premises, with a lighter training, commodified and that does not allow the student to sharpen his curiosity for knowledge and participate in the educational process guided criticality, dialogue and in public education.Submitted by Ricardo F. S. Tavares (ricardotavares@bce.unb.br) on 2013-04-24T22:01:13Z No. of bitstreams: 1 2013_RogérioPereiradaSilva.pdf: 1329605 bytes, checksum: b44655739485f4e8fd48c4a0ae795412 (MD5)Approved for entry into archive by Thayse Cantanhede(thaysenatalia@bce.unb.br) on 2013-04-26T20:40:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_RogérioPereiradaSilva.pdf: 1329605 bytes, checksum: b44655739485f4e8fd48c4a0ae795412 (MD5)Made available in DSpace on 2013-04-26T20:40:49Z (GMT). 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