Consumo colaborativo : um estudo sobre a percepção dos consumidores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/27639 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)–Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020. |
id |
UNB-2_780b4b08e56b6dd09c485d53210cadfe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/27639 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Marçal, Sarah de MendonçaConke, Leonardo SilveiraMARÇAL, Sarah de Mendonça. Consumo colaborativo: um estudo sobre a percepção dos consumidores. 2020. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)–Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://bdm.unb.br/handle/10483/27639Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)–Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020.O consumo baseado no acesso surge com o avanço tecnológico, alterando as ações tradicionais de consumo. Esse modelo econômico também conhecido como consumo colaborativo, economia de compartilhamento, consumo peerto-peer, entre outros nomes, tem como objetivo possibilitar que as pessoas tenham acesso a diversos produtos sem precisar ter a posse dos mesmos. Dentro desse modelo, as transações para usufruir do compartilhamento podem ser através de uma troca monetária ou não. O objetivo com este estudo foi identificar os principais motivos que fazem os consumidores optarem pelo compartilhamento de bens ao invés da posse do produto. O estudo foi realizado de forma quantitativa por levantamento, e, para a coleta de dados, foi aplicado um questionário para os clientes das plataformas Uber/Netflix, Aleggro e Boomerang, obtendo um total de 174 participantes. Os resultados foram interpretados através de estatísticas descritivas e apontaram que, apesar de ser uma forma de consumo que está crescendo, as pessoas ainda parecem preferir ter a posse do produto. Além disso, o aspecto financeiro tende a ser o fator que mais influencia sobre a decisão de possuir ou acessar e a maioria das pessoas vão aderir ao sistema de acesso somente quando ele for mais vantajoso financeiramente. Impactos ambientais e sociais que o consumo colaborativo propicia não são levados tanto em consideração no primeiro momento.Submitted by Maria Lucia Gomes Pereira Valle salvino (mlgsalvino@gmail.com) on 2021-06-01T12:45:09Z No. of bitstreams: 1 2020_SarahDeMendoncaMarcal_tcc.pdf: 1322414 bytes, checksum: 830af4be0151815e2a5a1a68c8e07a1d (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2021-06-07T18:22:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2020_SarahDeMendoncaMarcal_tcc.pdf: 1322414 bytes, checksum: 830af4be0151815e2a5a1a68c8e07a1d (MD5)Made available in DSpace on 2021-06-07T18:22:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020_SarahDeMendoncaMarcal_tcc.pdf: 1322414 bytes, checksum: 830af4be0151815e2a5a1a68c8e07a1d (MD5)A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessEconomia compartilhadaConsumidores - preferênciaConsumo (Economia)Consumo colaborativo : um estudo sobre a percepção dos consumidoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-06-07T18:22:25Z2021-06-07T18:22:25Z2020-10-29porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27639/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2020_SarahDeMendoncaMarcal_tcc.pdf2020_SarahDeMendoncaMarcal_tcc.pdfapplication/pdf1322414http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27639/1/2020_SarahDeMendoncaMarcal_tcc.pdf830af4be0151815e2a5a1a68c8e07a1dMD5110483/276392021-06-07 15:22:25.085oai:bdm.unb.br:10483/27639w4kgbmVjZXNzw6FyaW8gY29uY29yZGFyIGNvbSBhIGxpY2Vuw6dhIGRlIGRpc3RyaWJ1acOnw6NvIG7Do28tZXhjbHVzaXZhLAphbnRlcyBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gcG9zc2EgYXBhcmVjZXIgbmEgQmlibGlvdGVjYSBEaWdpdGFsIGRhIFByb2R1w6fDo28gCkRpc2NlbnRlIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEuIFBvciBmYXZvciwgbGVpYSBhCmxpY2Vuw6dhIGF0ZW50YW1lbnRlLiBDYXNvIG5lY2Vzc2l0ZSBkZSBhbGd1bSBlc2NsYXJlY2ltZW50byBlbnRyZSBlbQpjb250YXRvIGF0cmF2w6lzIGRlOiBiZG1AYmNlLnVuYi5iciBvdSAzMTA3LTI2ODcuCgpMSUNFTsOHQSBERSBESVNUUklCVUnDh8ODTyBOw4NPLUVYQ0xVU0lWQQoKQW8gYXNzaW5hciBlIGVudHJlZ2FyIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIG8vYSBTci4vU3JhLiAoYXV0b3Igb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zCmRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKToKCmEpIENvbmNlZGUgw6AgVW5pdmVyc2lkYWRlIGRlIEJyYXPDrWxpYSBvIGRpcmVpdG8gbsOjby1leGNsdXNpdm8gZGUKcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGNvbXVuaWNhciBlL291CmRpc3RyaWJ1aXIgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3Vtby9hYnN0cmFjdCkgZW0KZm9ybWF0byBkaWdpdGFsIG91IGltcHJlc3NvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpby4KCmIpIERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUKZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYQp0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2UsIHRhbnRvIHF1YW50byBsaGUgw6kKcG9zc8OtdmVsIHNhYmVyLCBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBwZXNzb2Egb3UgZW50aWRhZGUuCgpjKSBTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSBjb250w6ltIG1hdGVyaWFsIGRvIHF1YWwgbsOjbyBkZXTDqW0gb3MKZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IsIGRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGRvIGRldGVudG9yIGRvcwpkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBwYXJhIGNvbmNlZGVyIMOgIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEgb3MgZGlyZWl0b3MKcmVxdWVyaWRvcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBjdWpvcyBkaXJlaXRvcyBzw6NvIGRlCnRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIG91CmNvbnRlw7pkbyBkbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUuCgpTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBiYXNlYWRvIGVtIHRyYWJhbGhvIGZpbmFuY2lhZG8gb3UgYXBvaWFkbwpwb3Igb3V0cmEgaW5zdGl0dWnDp8OjbyBxdWUgbsOjbyBhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEsIGRlY2xhcmEgcXVlCmN1bXByaXUgcXVhaXNxdWVyIG9icmlnYcOnw7VlcyBleGlnaWRhcyBwZWxvIHJlc3BlY3Rpdm8gY29udHJhdG8gb3UKYWNvcmRvLgoKQSBVbml2ZXJzaWRhZGUgZGUgQnJhc8OtbGlhIGlkZW50aWZpY2Fyw6EgY2xhcmFtZW50ZSBvKHMpIHNldSAocykgbm9tZSAocykKY29tbyBvIChzKSBhdXRvciAoZXMpIG91IGRldGVudG9yIChlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRvIGRvY3VtZW50bwplbnRyZWd1ZSwgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBwYXJhIGFsw6ltIGRhcyBwZXJtaXRpZGFzIHBvcgplc3RhIGxpY2Vuw6dhLgo=Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-06-07T18:22:25Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Consumo colaborativo : um estudo sobre a percepção dos consumidores |
title |
Consumo colaborativo : um estudo sobre a percepção dos consumidores |
spellingShingle |
Consumo colaborativo : um estudo sobre a percepção dos consumidores Marçal, Sarah de Mendonça Economia compartilhada Consumidores - preferência Consumo (Economia) |
title_short |
Consumo colaborativo : um estudo sobre a percepção dos consumidores |
title_full |
Consumo colaborativo : um estudo sobre a percepção dos consumidores |
title_fullStr |
Consumo colaborativo : um estudo sobre a percepção dos consumidores |
title_full_unstemmed |
Consumo colaborativo : um estudo sobre a percepção dos consumidores |
title_sort |
Consumo colaborativo : um estudo sobre a percepção dos consumidores |
author |
Marçal, Sarah de Mendonça |
author_facet |
Marçal, Sarah de Mendonça |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marçal, Sarah de Mendonça |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Conke, Leonardo Silveira |
contributor_str_mv |
Conke, Leonardo Silveira |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Economia compartilhada Consumidores - preferência Consumo (Economia) |
topic |
Economia compartilhada Consumidores - preferência Consumo (Economia) |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)–Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020. |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020-10-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-07T18:22:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-06-07T18:22:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MARÇAL, Sarah de Mendonça. Consumo colaborativo: um estudo sobre a percepção dos consumidores. 2020. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)–Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bdm.unb.br/handle/10483/27639 |
identifier_str_mv |
MARÇAL, Sarah de Mendonça. Consumo colaborativo: um estudo sobre a percepção dos consumidores. 2020. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)–Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
url |
https://bdm.unb.br/handle/10483/27639 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27639/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27639/1/2020_SarahDeMendoncaMarcal_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 830af4be0151815e2a5a1a68c8e07a1d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813908045099433984 |