Equilíbrio em cena : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/5244 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2013. |
id |
UNB-2_788e9db4abd4d3e150aab3a5cb29fd50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/5244 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Portugal, Clarissa PimentelLignelli, CésarPORTUGAL, Clarissa Pimentel. Equilíbrio em cena: um estudo de caso. 2013. 39 f. Monografia (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://bdm.unb.br/handle/10483/5244Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2013.O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo a análise do espetáculo “Quem disse que não”, precisamente a cena “Termina com A”, tendo em vista suas implicações ao entendimento do equilíbrio em cena. Para tal, utilizo conceitos básicos da física, da neurociência e apontamentos históricos acerca da evolução humana, aproximando-as à performance. “Quem disse que não” pode ser compreendido como um híbrido entre e o teatro e a performance, possuindo características de um e do outro, tornando-o pertencente ao teatro performativo, e a cena específica, “Termina com A”, possui forte caráter performático ao debruçar-se sobre a ação realizada em cena, cujo foco, nesse caso, é sobre a fala. A análise do equilíbrio se dá desde níveis individuais entre razão e emoção, que implica na pesquisa das reações neurológicas e bioquímicas do ser humano, como em instâncias coletivas, que levam em consideração a evolução da humanidade até a nossa complexa estrutura social. Como o espetáculo é contemporâneo e lida com questões atuais, tanto no sentido global como individual, é justo a abordagem através desses dois parâmetros, levando em conta que a utilização de complementares também resulta na percepção do que é como se dá o equilíbrio.Submitted by Luiza Silva Almeida (luiza.lsa@hotmail.com) on 2013-05-21T20:59:04Z No. of bitstreams: 1 2013_ClarissaPimentelPortugal.pdf: 366074 bytes, checksum: 74628004940647f832277c4028d1bfa7 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2013-06-03T15:26:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_ClarissaPimentelPortugal.pdf: 366074 bytes, checksum: 74628004940647f832277c4028d1bfa7 (MD5)Made available in DSpace on 2013-06-03T15:26:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_ClarissaPimentelPortugal.pdf: 366074 bytes, checksum: 74628004940647f832277c4028d1bfa7 (MD5)Representação teatralPerformance (Arte)Equilíbrio em cena : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2013-06-03T15:26:35Z2013-06-03T15:26:35Z2013-06-03T15:26:35Z2013-03info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2013_ClarissaPimentelPortugal.pdf2013_ClarissaPimentelPortugal.pdfapplication/pdf366074http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5244/1/2013_ClarissaPimentelPortugal.pdf74628004940647f832277c4028d1bfa7MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21658http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5244/2/license_rdf01bdef39dd2201d7d3514cfb6f65ed5dMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5244/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5244/4/license_url7f64630c1606d5367bf6ead08376a066MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1853http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5244/5/license.txt3a4a544f8305267b2b0d72441d78453bMD5510483/52442013-06-03 12:26:57.881oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712013-06-03T15:26:57Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Equilíbrio em cena : um estudo de caso |
title |
Equilíbrio em cena : um estudo de caso |
spellingShingle |
Equilíbrio em cena : um estudo de caso Portugal, Clarissa Pimentel Representação teatral Performance (Arte) |
title_short |
Equilíbrio em cena : um estudo de caso |
title_full |
Equilíbrio em cena : um estudo de caso |
title_fullStr |
Equilíbrio em cena : um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Equilíbrio em cena : um estudo de caso |
title_sort |
Equilíbrio em cena : um estudo de caso |
author |
Portugal, Clarissa Pimentel |
author_facet |
Portugal, Clarissa Pimentel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Portugal, Clarissa Pimentel |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lignelli, César |
contributor_str_mv |
Lignelli, César |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Representação teatral Performance (Arte) |
topic |
Representação teatral Performance (Arte) |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2013. |
publishDate |
2013 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2013-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-06-03T15:26:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-06-03T15:26:35Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-06-03T15:26:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PORTUGAL, Clarissa Pimentel. Equilíbrio em cena: um estudo de caso. 2013. 39 f. Monografia (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/5244 |
identifier_str_mv |
PORTUGAL, Clarissa Pimentel. Equilíbrio em cena: um estudo de caso. 2013. 39 f. Monografia (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/5244 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5244/1/2013_ClarissaPimentelPortugal.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5244/2/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5244/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5244/4/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5244/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
74628004940647f832277c4028d1bfa7 01bdef39dd2201d7d3514cfb6f65ed5d d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 7f64630c1606d5367bf6ead08376a066 3a4a544f8305267b2b0d72441d78453b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801492910888189952 |