“Maracastelo chegou!” : transformações no fluxo entre sujeitos e saberes de dentro e de fora da cultura popular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Luiza Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/25062
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2018.
id UNB-2_78efe30a48a51c1d25c96c298bb8d707
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/25062
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Chaves, Luiza OliveiraSautchuk, João Miguel ManzolilloCHAVES, Luiza Oliveira. “Maracastelo chegou!”: transformações no fluxo entre sujeitos e saberes de dentro e de fora da cultura popular. 2018. 178 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.https://bdm.unb.br/handle/10483/25062Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2018.A presente dissertação tem por tema as transformações recentes nas relações e políticas entre os saberes, sujeitos e instituições de dentro e de fora da cultura popular, buscando compreender tal processo a partir do Coletivo Maracastelo, entendido aqui como um grupo que opera uma apropriação seletiva da cultura popular específica, dependente de seu contexto local e de suas interpretações e relações com outros sujeitos coletivos. Para isso, tento compreender o processo histórico das mudanças em torno da cultura popular enquanto uma categoria analítica que deu origem a uma categoria social. Refaço o trajeto de sua origem na Europa, até a sua adaptação no Brasil, incluindo a multiplicidade de vozes nas disputas pelo seu uso e pela atribuição de significados diante de assimetrias de poder, apropriações e reificações que fazem parte da própria definição da nação brasileira. Discuto, em seguida, o surgimento de um novo momento no qual as culturas populares passam a ser reconhecidas como sujeitos em vários âmbitos, diante de noções referentes à diversidade cultural e ao direito à diferença e da relação destas com outras camadas sociais, que começou a se deslocar para a mediação das culturas populares no acesso ao Estado e ao mercado de bens culturais. Surge um novo interesse pela cultura popular, em que a relação com seus sujeitos produtores se dá através de relações entre grupos e indivíduos diferentemente posicionados. Parto, assim, para a análise da forma pela qual o Coletivo estabelece suas relações com saberes e sujeitos de dentro e de fora da cultura popular, abarcando as ações propostas pelo Coletivo dentro e fora do âmbito institucional e como mobilizam as tendências normativas atuais, propondo inovações na relação entre a cultura e a educação. Analiso a agência desses sujeitos populares na interação com sujeitos de fora de sua comunidade através da experiência etnográfica do carnaval do Maracastelo junto ao maracatu-nação Estrela Brilhante do Recife. Abordo as disputas em torno desse saber que envolvem relações entre grupos que detêm diferentes engajamentos e interpretações acerca das relações entre grupos de estratos sociais distintos, tentando tratar das relações de gênero, corpo e identidades que provocam transformações nas suas formas de relacionamento com a comunidade, com a religião e com o mercado.Submitted by Ana Elvira Valadares Carvalho do Nascimento Melo (anaelviramelo7@gmail.com) on 2020-06-10T22:19:17Z No. of bitstreams: 1 2018_LuizaOliveiraChaves_tcc.pdf: 2159113 bytes, checksum: e04b6868cbd1507bd737cdc48b01ca4b (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2020-07-29T13:19:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2018_LuizaOliveiraChaves_tcc.pdf: 2159113 bytes, checksum: e04b6868cbd1507bd737cdc48b01ca4b (MD5)Made available in DSpace on 2020-07-29T13:19:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018_LuizaOliveiraChaves_tcc.pdf: 2159113 bytes, checksum: e04b6868cbd1507bd737cdc48b01ca4b (MD5)This dissertation addresses the topic of the recent changes in relations and policies among the knowledge, subjects and institutions within and outside popular culture, looking for understand that process from the Coletivo Maracastelo, which I take as a group that operates a specific selective appropriation of the popular culture, depending on its local context and its interpretations and relations with other collective subjects. For this, I try to understand the historical process of the changes around popular culture as an analytical category that gave rise to a social category. I bring the trajectory of its origin in Europe to its adaptation in Brazil, including the multiplicity of voices in the disputes for its use and the attribution of meanings in the face of asymmetries of power, appropriations and reifications that are part of the definition of the Brazilian nation itself. I then discuss the emergence of a new time in which popular cultures come to be recognized as subjects in various spheres, in the face of notions regarding cultural diversity and the right to difference and their relationship with other social strata, which began to move towards the mediation of popular cultures in access to the state and the cultural market. A new interest in popular culture arises, in which the relationship with its producing subjects occurs through relations between groups and individuals differently positioned. I start, therefore, for the analysis of the way in which Maracastelo establishes its relations with the knowledge and the subjects within and outside popular culture, encompassing the actions proposed by the Collective within and outside the institutional scope and how they mobilize current normative tendencies, proposing innovations in the relationship between culture and education. Finally, I analyze the agency of these popular subjects in the interaction with subjects outside their community through the ethnographic experience of the Carnival of Maracastelo next to the Maracatu Estrela Brilhante of Recife. I approach disputes around this knowledge that involve relations between groups that hold different engagements and interpretations about the relations between groups of different social strata, trying to deal with gender, body and identity relations that cause transformations in their forms of relationship with the community, their religion and with the market.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar meu trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessCultura popularMaracatuDiversidade culturalIdentidade cultural“Maracastelo chegou!” : transformações no fluxo entre sujeitos e saberes de dentro e de fora da cultura popularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-07-29T13:19:18Z2020-07-29T13:19:18Z2018-09-03porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25062/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2018_LuizaOliveiraChaves_tcc.pdf2018_LuizaOliveiraChaves_tcc.pdfapplication/pdf2159113http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25062/1/2018_LuizaOliveiraChaves_tcc.pdfe04b6868cbd1507bd737cdc48b01ca4bMD5110483/250622020-07-29 10:19:18.369oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-07-29T13:19:18Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Maracastelo chegou!” : transformações no fluxo entre sujeitos e saberes de dentro e de fora da cultura popular
title “Maracastelo chegou!” : transformações no fluxo entre sujeitos e saberes de dentro e de fora da cultura popular
spellingShingle “Maracastelo chegou!” : transformações no fluxo entre sujeitos e saberes de dentro e de fora da cultura popular
Chaves, Luiza Oliveira
Cultura popular
Maracatu
Diversidade cultural
Identidade cultural
title_short “Maracastelo chegou!” : transformações no fluxo entre sujeitos e saberes de dentro e de fora da cultura popular
title_full “Maracastelo chegou!” : transformações no fluxo entre sujeitos e saberes de dentro e de fora da cultura popular
title_fullStr “Maracastelo chegou!” : transformações no fluxo entre sujeitos e saberes de dentro e de fora da cultura popular
title_full_unstemmed “Maracastelo chegou!” : transformações no fluxo entre sujeitos e saberes de dentro e de fora da cultura popular
title_sort “Maracastelo chegou!” : transformações no fluxo entre sujeitos e saberes de dentro e de fora da cultura popular
author Chaves, Luiza Oliveira
author_facet Chaves, Luiza Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves, Luiza Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sautchuk, João Miguel Manzolillo
contributor_str_mv Sautchuk, João Miguel Manzolillo
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Cultura popular
Maracatu
Diversidade cultural
Identidade cultural
topic Cultura popular
Maracatu
Diversidade cultural
Identidade cultural
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2018.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018-09-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-29T13:19:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-29T13:19:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CHAVES, Luiza Oliveira. “Maracastelo chegou!”: transformações no fluxo entre sujeitos e saberes de dentro e de fora da cultura popular. 2018. 178 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/25062
identifier_str_mv CHAVES, Luiza Oliveira. “Maracastelo chegou!”: transformações no fluxo entre sujeitos e saberes de dentro e de fora da cultura popular. 2018. 178 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/25062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25062/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25062/1/2018_LuizaOliveiraChaves_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
e04b6868cbd1507bd737cdc48b01ca4b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493117798449152