Texto e imagem : as relações entre o código verbal e o código visual na publicidade impressa brasileira criativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/7360 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2013. |
id |
UNB-2_7f21268c2081b2b798b83254b2545676 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/7360 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Maffia, Hélio AguilerasFormiga Sobrinho, Asdrúbal BorgesMAFFIA, Hélio Aguileras. Texto e imagem: as relações entre o código verbal e o código visual na publicidade impressa brasileira criativa. 2013. 80 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://bdm.unb.br/handle/10483/7360Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2013.O presente trabalho é um estudo das formas de interação entre o código verbal e o código visual na publicidade impressa brasileira considerada criativa. Após uma pesquisa bibliográfica relacionada à análise da linguagem e da publicidade, contemplando autores com Jakobson, Barthes e McCloud, e uma pesquisa empírica nas últimas oito edições do anuário do Clube de Criação de São Paulo, concluímos que, em um anúncio de mídia impressa, o código verbal pode se relacionar com o código visual de seis maneiras diferentes. Além disso, classificamos os anúncios impressos desses anuários segundo essas combinações e estudamos suas particularidades. __________________________________________________________________________ ABSTRACTThe present work studied the ways of interaction between verbal code and visual code at press advertising considered creative in Brazil. After an exploratory research based in bibliographies related to language analysis and advertising analysis – by authors like Jakobson, Barthes and McCloud – and in the last eight editions of São Paulo Creative Clubs’s yearbook, we concluded that, in a print ad, the verbal code can relate to the visual code in six different ways. Besides that, we classified the print ads from those yearbooks under these combinations and studied its particularities.Submitted by Jaqueline Ferreira de Souza (jaquefs.braz@gmail.com) on 2014-04-15T10:33:23Z No. of bitstreams: 1 2013_HelioAguilerasMaffia.pdf: 9894955 bytes, checksum: 857dae5032cb0d71bc205c32c4a96975 (MD5)Approved for entry into archive by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2014-04-23T00:47:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_HelioAguilerasMaffia.pdf: 9894955 bytes, checksum: 857dae5032cb0d71bc205c32c4a96975 (MD5)Made available in DSpace on 2014-04-23T00:47:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_HelioAguilerasMaffia.pdf: 9894955 bytes, checksum: 857dae5032cb0d71bc205c32c4a96975 (MD5)PublicidadePropaganda - redaçãoComunicação visualComunicação escritaTexto e imagem : as relações entre o código verbal e o código visual na publicidade impressa brasileira criativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2014-04-23T00:47:58Z2014-04-23T00:47:58Z2014-04-23T00:47:58Z2013-12-17info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2013_HelioAguilerasMaffia.pdf2013_HelioAguilerasMaffia.pdfapplication/pdf9894955http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7360/1/2013_HelioAguilerasMaffia.pdf857dae5032cb0d71bc205c32c4a96975MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7360/2/license_url6f1da3ff281999354d4abd56d1551468MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7360/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21889http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7360/4/license_rdf5f21d45308ffc58e8d263280cb61c64dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1863http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7360/5/license.txta3cfbe081bca1dd38dd32814f8919f63MD5510483/73602014-04-22 21:47:58.858oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712014-04-23T00:47:58Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Texto e imagem : as relações entre o código verbal e o código visual na publicidade impressa brasileira criativa |
title |
Texto e imagem : as relações entre o código verbal e o código visual na publicidade impressa brasileira criativa |
spellingShingle |
Texto e imagem : as relações entre o código verbal e o código visual na publicidade impressa brasileira criativa Maffia, Hélio Aguileras Publicidade Propaganda - redação Comunicação visual Comunicação escrita |
title_short |
Texto e imagem : as relações entre o código verbal e o código visual na publicidade impressa brasileira criativa |
title_full |
Texto e imagem : as relações entre o código verbal e o código visual na publicidade impressa brasileira criativa |
title_fullStr |
Texto e imagem : as relações entre o código verbal e o código visual na publicidade impressa brasileira criativa |
title_full_unstemmed |
Texto e imagem : as relações entre o código verbal e o código visual na publicidade impressa brasileira criativa |
title_sort |
Texto e imagem : as relações entre o código verbal e o código visual na publicidade impressa brasileira criativa |
author |
Maffia, Hélio Aguileras |
author_facet |
Maffia, Hélio Aguileras |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maffia, Hélio Aguileras |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Formiga Sobrinho, Asdrúbal Borges |
contributor_str_mv |
Formiga Sobrinho, Asdrúbal Borges |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Publicidade Propaganda - redação Comunicação visual Comunicação escrita |
topic |
Publicidade Propaganda - redação Comunicação visual Comunicação escrita |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2013. |
publishDate |
2013 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2013-12-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-04-23T00:47:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-04-23T00:47:58Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-04-23T00:47:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MAFFIA, Hélio Aguileras. Texto e imagem: as relações entre o código verbal e o código visual na publicidade impressa brasileira criativa. 2013. 80 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/7360 |
identifier_str_mv |
MAFFIA, Hélio Aguileras. Texto e imagem: as relações entre o código verbal e o código visual na publicidade impressa brasileira criativa. 2013. 80 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/7360 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7360/1/2013_HelioAguilerasMaffia.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7360/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7360/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7360/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7360/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
857dae5032cb0d71bc205c32c4a96975 6f1da3ff281999354d4abd56d1551468 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 5f21d45308ffc58e8d263280cb61c64d a3cfbe081bca1dd38dd32814f8919f63 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907805712678912 |