Vantagens e desvantagens da terceirização dos serviços de tecnologia da informação na diretoria de tecnologia do Banco do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Gleidson Marques
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/2884
http://dx.doi.org/10.26512/2010.12.TCC.2884
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de graduação em Administração a distância, 2010.
id UNB-2_82b755ca68a119e6ff7217c8e6dd8e9d
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/2884
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Magalhães, Gleidson MarquesCâmara, Rosana HoffmanMAGALHÃES, Gleidson Marques. Vantagens e desvantagens da terceirização dos serviços de tecnologia da informação na diretoria de tecnologia do Banco do Brasil. 2010. 71 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://bdm.unb.br/handle/10483/2884http://dx.doi.org/10.26512/2010.12.TCC.2884Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de graduação em Administração a distância, 2010.A primeira parte deste estudo trata-se de uma contextualização. Buscou-se relembrar algumas fases da história do Banco do Brasil, no que concerne a maneira como as informações eram processadas. Dentro desta contextualização dois aspectos se destacam: a aquisição de servidores mainframes, e a utilização de programadores e profissionais de informática que trabalhassem em plataforma alta. Estes dois aspectos levaram a empresa a uma situação de dependência de algumas empresas terceirizadas, porque apenas elas forneciam alguns dos serviços que o Banco precisou contratar. A segunda parte do trabalho é um diagnóstico dos critérios que levam o Banco do Brasil a terceirizar alguns dos serviços de tecnologia da informação. Estes critérios são analisados com objetivo de verificar o impacto deles nas decisões de terceirização. Este diagnóstico foi realizado com base na opinião dos gestores que trabalham na área de terceirização. A análise dos critérios verificou que existe no Banco um mecanismo de alinhamento estratégico do serviço a ser terceirizado com o planejamento estratégico, entretanto, não há nenhuma ferramenta que compare e exponha as possíveis alternativas à terceirização. Este fato prejudica a averiguação global das reais vantagens e/ou desvantagens da terceirização de serviços de TI, uma vez que esta só pode ser medida de forma adequada através da avaliação dos resultados positivos e negativos alcançados com a terceirização e da confirmação de que a terceirização é a opção mais vantajosa dentro de um rol de possibilidades alternativas à terceirização. Desta forma, a última parte do trabalho sugere formas de se mapear possíveis alternativas à terceirização, compara estas alternativas com a terceirização de maneira a auxiliar o gestor público na tomada de decisão. A ferramenta sugerida é uma proposta de fazer o gestor considerar que a adesão à terceirização, a priori, não deve ser apenas para reduzir custos, mas porque ela no rol de todas as possibilidades é a opção mais vantajosa a ser executada.Submitted by Gabriela Botelho (gabrielabotelho@bce.unb.br) on 2012-01-20T18:06:58Z No. of bitstreams: 1 2010_GleidsonMarquesMagalhaes.pdf: 358063 bytes, checksum: 32bbde3f8099b9b49aa9c325c5b2aede (MD5)Approved for entry into archive by Larissa da Costa e Silva(larissadacostaesilva@gmail.com) on 2012-02-13T13:23:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2010_GleidsonMarquesMagalhaes.pdf: 358063 bytes, checksum: 32bbde3f8099b9b49aa9c325c5b2aede (MD5)Made available in DSpace on 2012-02-13T13:23:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010_GleidsonMarquesMagalhaes.pdf: 358063 bytes, checksum: 32bbde3f8099b9b49aa9c325c5b2aede (MD5)The first part of this study it is a contextualization. It tried to remember some phases of the history of the Bank of Brazil, concerning the way the information was processed. In this context two aspects stand out: the acquisition of mainframe servers, and the use of programmers and technology professionals who worked in high platform. These two issues led the company to a situation of dependency of some third party companies, because just they provided the services that the Bank had to hire. The second part of the work is a diagnostic of the criteria that lead the Bank of Brazil to outsource some services of information technology. These criteria are analyzed in order to verify their impact on outsourcing decisions. This diagnosis was based on the opinion of managers working in the area of outsourcing. Examination of the criteria found that a mechanism exists, in the Bank, of strategic alignment between the service being outsourced and the strategic planning, however, there is no tool that compares and expose the possible alternatives to outsourcing. This fact undermines the overall investigation of the real advantages and / or disadvantages of outsourcing IT services, since this can only be adequately measured by evaluating the positive and negative results achieved by outsourcing and through confirmation that the outsourcing is the best option in a list of alternative possibilities for outsourcing. Thus, the final section suggests ways to map out possible alternatives to outsourcing, compares these alternatives with outsourcing in order to assist public managers in decision making. The tool suggested is a proposal to make the manager considers that accession to outsourcing, a priori, should not be just to reduce costs, but because it’s on the list of all possible is the best option to take.Tecnologia da informaçãoTerceirizaçãoVantagens e desvantagens da terceirização dos serviços de tecnologia da informação na diretoria de tecnologia do Banco do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2012-02-13T13:23:52Z2012-02-13T13:23:52Z2012-02-13T13:23:52Z2010-12-05info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2010_GleidsonMarquesMagalhaes.pdf2010_GleidsonMarquesMagalhaes.pdfapplication/pdf358063http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2884/1/2010_GleidsonMarquesMagalhaes.pdf32bbde3f8099b9b49aa9c325c5b2aedeMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2884/2/license_url7b60860db7ee2e38c65f8e939773fbe2MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2884/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream22193http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2884/4/license_rdfc13c6c0d23b43e418b5a1da1a8471735MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1864http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2884/5/license.txtaf57c1f96a35b191c23dbe5c155b3aaaMD55TEXT2010_GleidsonMarquesMagalhaes.pdf.txt2010_GleidsonMarquesMagalhaes.pdf.txttext/plain129048http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2884/6/2010_GleidsonMarquesMagalhaes.pdf.txt571ba5087a8c5468e8777c2848f32bb8MD5610483/28842021-11-02 21:24:50.53oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-11-03T00:24:50Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Vantagens e desvantagens da terceirização dos serviços de tecnologia da informação na diretoria de tecnologia do Banco do Brasil
title Vantagens e desvantagens da terceirização dos serviços de tecnologia da informação na diretoria de tecnologia do Banco do Brasil
spellingShingle Vantagens e desvantagens da terceirização dos serviços de tecnologia da informação na diretoria de tecnologia do Banco do Brasil
Magalhães, Gleidson Marques
Tecnologia da informação
Terceirização
title_short Vantagens e desvantagens da terceirização dos serviços de tecnologia da informação na diretoria de tecnologia do Banco do Brasil
title_full Vantagens e desvantagens da terceirização dos serviços de tecnologia da informação na diretoria de tecnologia do Banco do Brasil
title_fullStr Vantagens e desvantagens da terceirização dos serviços de tecnologia da informação na diretoria de tecnologia do Banco do Brasil
title_full_unstemmed Vantagens e desvantagens da terceirização dos serviços de tecnologia da informação na diretoria de tecnologia do Banco do Brasil
title_sort Vantagens e desvantagens da terceirização dos serviços de tecnologia da informação na diretoria de tecnologia do Banco do Brasil
author Magalhães, Gleidson Marques
author_facet Magalhães, Gleidson Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Gleidson Marques
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Câmara, Rosana Hoffman
contributor_str_mv Câmara, Rosana Hoffman
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Tecnologia da informação
Terceirização
topic Tecnologia da informação
Terceirização
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de graduação em Administração a distância, 2010.
publishDate 2010
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2010-12-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-02-13T13:23:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-02-13T13:23:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-02-13T13:23:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MAGALHÃES, Gleidson Marques. Vantagens e desvantagens da terceirização dos serviços de tecnologia da informação na diretoria de tecnologia do Banco do Brasil. 2010. 71 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/2884
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.26512/2010.12.TCC.2884
identifier_str_mv MAGALHÃES, Gleidson Marques. Vantagens e desvantagens da terceirização dos serviços de tecnologia da informação na diretoria de tecnologia do Banco do Brasil. 2010. 71 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/2884
http://dx.doi.org/10.26512/2010.12.TCC.2884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2884/1/2010_GleidsonMarquesMagalhaes.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2884/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2884/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2884/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2884/5/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2884/6/2010_GleidsonMarquesMagalhaes.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 32bbde3f8099b9b49aa9c325c5b2aede
7b60860db7ee2e38c65f8e939773fbe2
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
c13c6c0d23b43e418b5a1da1a8471735
af57c1f96a35b191c23dbe5c155b3aaa
571ba5087a8c5468e8777c2848f32bb8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492885743337472