Detecção de fadiga de condutores através de processamento de imagem em tempo real em sistemas embarcados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/957 http://dx.doi.org/10.26512/2009.06.TCC.957 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2009. |
id |
UNB-2_873f3e319498e7757730538d5233a9e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/957 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Rozental, Valery NoblSantos, Ícaro dosROZENTAL, Valery Nobl. Detecção de fadiga de condutores através de processamento de imagem em tempo real em sistemas embarcados. 2009. 56 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://bdm.unb.br/handle/10483/957http://dx.doi.org/10.26512/2009.06.TCC.957Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2009.Entre as principais causas de acidentes que envolvem motoristas profissionais, tais como os condutores de frotas de caminhões e ônibus interurbanos são sonolência e adormecimento no volante, causados por fadiga dos condutores, devido à carga horária exagerada e trabalho noturno. Em um país de grande extensão territorial, como o Brasil, com o transporte pesado predominantemente rodoviário, a redução de acidentes devidos aos fatores mencionados resultaria em economia significativa de recursos financeiros e salvamento de vidas. Assim, há uma necessidade de um dispositivo portátil e robusto que possa, de forma não invasiva, monitorar o estado de alerta do condutor. Por outro lado, os microprocessadores de arquitetura ARM são conhecidos como sendo eficientes em sistemas embarcados, com o número de tarefas reduzido. Visando o objetivo geral, de criação de dispositivo competitivo no mercado, o objetivo deste trabalho é configurar um sistema embarcado do tipo SBC (Single Board Computer) para adquirir imagens de uma câmera USB e realizar processamento de imagem pertinente ao objetivo geral (detecção de face/olho) em tempo real, o que envolve escolha e configuração do sistema operacional, configuração da câmera, escolha e implementação do algoritmo de detecção.Submitted by Fernanda Weschenfelder (nandaweschenfelder@gmail.com) on 2010-02-23T17:11:31Z No. of bitstreams: 1 2009_ValeryNoblRozental.pdf: 903206 bytes, checksum: 3ef71aa424cb103fee2edc225e132275 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2010-05-25T13:03:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_ValeryNoblRozental.pdf: 903206 bytes, checksum: 3ef71aa424cb103fee2edc225e132275 (MD5)Made available in DSpace on 2010-05-25T13:03:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_ValeryNoblRozental.pdf: 903206 bytes, checksum: 3ef71aa424cb103fee2edc225e132275 (MD5) Previous issue date: 2009-06Some of the main causes of accidents that involve professional drivers, such as truck and interstate bus conductors, are drowsiness and falling asleep “on the wheel”, caused by fatigue due to excessive work hours and night activity. In a country of a great territorial extension, such as Brazil, with predominantly terrestrial heavy transportation, the reduction of accidents from the mentioned factors would result in great economization of financial resources and life saving. Thus, there is a need for a portable and robust device, which could, in a non-invasive form, monitor the alertness state of the driver. Targeting the general goal of creating a market competitive device, the objective of this work is to configure an embedded system of SBC type (Single Board Computer) to obtain images from a USB camera and execute a pertinent to the purpose real time image processing (face/eye detection). That involves the choice and configuration of the operational system, camera configuration, choice and implementation of the detection algorithm.Linux (Sistema operacional de computador)Imagens digitaisProcessamento de imagens - técnicas digitaisDetecção de fadiga de condutores através de processamento de imagem em tempo real em sistemas embarcadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBRA2010-05-25T13:03:04Z2010-05-25T13:03:04Z2010-05-25T13:03:04Z2009-06info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2009_ValeryNoblRozental.pdf2009_ValeryNoblRozental.pdfapplication/pdf903206http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/957/1/2009_ValeryNoblRozental.pdf3ef71aa424cb103fee2edc225e132275MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1871http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/957/2/license.txt0099d0d94dbfac05730fdff8459070b1MD52TEXT2009_ValeryNoblRozental.pdf.txt2009_ValeryNoblRozental.pdf.txttext/plain94943http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/957/3/2009_ValeryNoblRozental.pdf.txte5e0036ccb2a8d73feae9a463f209015MD5310483/9572021-06-22 01:59:30.16oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-06-22T04:59:30Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Detecção de fadiga de condutores através de processamento de imagem em tempo real em sistemas embarcados |
title |
Detecção de fadiga de condutores através de processamento de imagem em tempo real em sistemas embarcados |
spellingShingle |
Detecção de fadiga de condutores através de processamento de imagem em tempo real em sistemas embarcados Rozental, Valery Nobl Linux (Sistema operacional de computador) Imagens digitais Processamento de imagens - técnicas digitais |
title_short |
Detecção de fadiga de condutores através de processamento de imagem em tempo real em sistemas embarcados |
title_full |
Detecção de fadiga de condutores através de processamento de imagem em tempo real em sistemas embarcados |
title_fullStr |
Detecção de fadiga de condutores através de processamento de imagem em tempo real em sistemas embarcados |
title_full_unstemmed |
Detecção de fadiga de condutores através de processamento de imagem em tempo real em sistemas embarcados |
title_sort |
Detecção de fadiga de condutores através de processamento de imagem em tempo real em sistemas embarcados |
author |
Rozental, Valery Nobl |
author_facet |
Rozental, Valery Nobl |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rozental, Valery Nobl |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Ícaro dos |
contributor_str_mv |
Santos, Ícaro dos |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Linux (Sistema operacional de computador) Imagens digitais Processamento de imagens - técnicas digitais |
topic |
Linux (Sistema operacional de computador) Imagens digitais Processamento de imagens - técnicas digitais |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2009. |
publishDate |
2009 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2009-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-05-25T13:03:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-05-25T13:03:04Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-05-25T13:03:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ROZENTAL, Valery Nobl. Detecção de fadiga de condutores através de processamento de imagem em tempo real em sistemas embarcados. 2009. 56 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/957 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.26512/2009.06.TCC.957 |
identifier_str_mv |
ROZENTAL, Valery Nobl. Detecção de fadiga de condutores através de processamento de imagem em tempo real em sistemas embarcados. 2009. 56 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/957 http://dx.doi.org/10.26512/2009.06.TCC.957 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/957/1/2009_ValeryNoblRozental.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/957/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/957/3/2009_ValeryNoblRozental.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3ef71aa424cb103fee2edc225e132275 0099d0d94dbfac05730fdff8459070b1 e5e0036ccb2a8d73feae9a463f209015 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801492868077977600 |