Detecção de fadiga de condutores através de processamento de imagem em tempo real em sistemas embarcados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rozental, Valery Nobl
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/957
http://dx.doi.org/10.26512/2009.06.TCC.957
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2009.
id UNB-2_873f3e319498e7757730538d5233a9e6
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/957
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Rozental, Valery NoblSantos, Ícaro dosROZENTAL, Valery Nobl. Detecção de fadiga de condutores através de processamento de imagem em tempo real em sistemas embarcados. 2009. 56 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://bdm.unb.br/handle/10483/957http://dx.doi.org/10.26512/2009.06.TCC.957Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2009.Entre as principais causas de acidentes que envolvem motoristas profissionais, tais como os condutores de frotas de caminhões e ônibus interurbanos são sonolência e adormecimento no volante, causados por fadiga dos condutores, devido à carga horária exagerada e trabalho noturno. Em um país de grande extensão territorial, como o Brasil, com o transporte pesado predominantemente rodoviário, a redução de acidentes devidos aos fatores mencionados resultaria em economia significativa de recursos financeiros e salvamento de vidas. Assim, há uma necessidade de um dispositivo portátil e robusto que possa, de forma não invasiva, monitorar o estado de alerta do condutor. Por outro lado, os microprocessadores de arquitetura ARM são conhecidos como sendo eficientes em sistemas embarcados, com o número de tarefas reduzido. Visando o objetivo geral, de criação de dispositivo competitivo no mercado, o objetivo deste trabalho é configurar um sistema embarcado do tipo SBC (Single Board Computer) para adquirir imagens de uma câmera USB e realizar processamento de imagem pertinente ao objetivo geral (detecção de face/olho) em tempo real, o que envolve escolha e configuração do sistema operacional, configuração da câmera, escolha e implementação do algoritmo de detecção.Submitted by Fernanda Weschenfelder (nandaweschenfelder@gmail.com) on 2010-02-23T17:11:31Z No. of bitstreams: 1 2009_ValeryNoblRozental.pdf: 903206 bytes, checksum: 3ef71aa424cb103fee2edc225e132275 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2010-05-25T13:03:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_ValeryNoblRozental.pdf: 903206 bytes, checksum: 3ef71aa424cb103fee2edc225e132275 (MD5)Made available in DSpace on 2010-05-25T13:03:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_ValeryNoblRozental.pdf: 903206 bytes, checksum: 3ef71aa424cb103fee2edc225e132275 (MD5) Previous issue date: 2009-06Some of the main causes of accidents that involve professional drivers, such as truck and interstate bus conductors, are drowsiness and falling asleep “on the wheel”, caused by fatigue due to excessive work hours and night activity. In a country of a great territorial extension, such as Brazil, with predominantly terrestrial heavy transportation, the reduction of accidents from the mentioned factors would result in great economization of financial resources and life saving. Thus, there is a need for a portable and robust device, which could, in a non-invasive form, monitor the alertness state of the driver. Targeting the general goal of creating a market competitive device, the objective of this work is to configure an embedded system of SBC type (Single Board Computer) to obtain images from a USB camera and execute a pertinent to the purpose real time image processing (face/eye detection). That involves the choice and configuration of the operational system, camera configuration, choice and implementation of the detection algorithm.Linux (Sistema operacional de computador)Imagens digitaisProcessamento de imagens - técnicas digitaisDetecção de fadiga de condutores através de processamento de imagem em tempo real em sistemas embarcadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBRA2010-05-25T13:03:04Z2010-05-25T13:03:04Z2010-05-25T13:03:04Z2009-06info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2009_ValeryNoblRozental.pdf2009_ValeryNoblRozental.pdfapplication/pdf903206http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/957/1/2009_ValeryNoblRozental.pdf3ef71aa424cb103fee2edc225e132275MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1871http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/957/2/license.txt0099d0d94dbfac05730fdff8459070b1MD52TEXT2009_ValeryNoblRozental.pdf.txt2009_ValeryNoblRozental.pdf.txttext/plain94943http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/957/3/2009_ValeryNoblRozental.pdf.txte5e0036ccb2a8d73feae9a463f209015MD5310483/9572021-06-22 01:59:30.16oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-06-22T04:59:30Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Detecção de fadiga de condutores através de processamento de imagem em tempo real em sistemas embarcados
title Detecção de fadiga de condutores através de processamento de imagem em tempo real em sistemas embarcados
spellingShingle Detecção de fadiga de condutores através de processamento de imagem em tempo real em sistemas embarcados
Rozental, Valery Nobl
Linux (Sistema operacional de computador)
Imagens digitais
Processamento de imagens - técnicas digitais
title_short Detecção de fadiga de condutores através de processamento de imagem em tempo real em sistemas embarcados
title_full Detecção de fadiga de condutores através de processamento de imagem em tempo real em sistemas embarcados
title_fullStr Detecção de fadiga de condutores através de processamento de imagem em tempo real em sistemas embarcados
title_full_unstemmed Detecção de fadiga de condutores através de processamento de imagem em tempo real em sistemas embarcados
title_sort Detecção de fadiga de condutores através de processamento de imagem em tempo real em sistemas embarcados
author Rozental, Valery Nobl
author_facet Rozental, Valery Nobl
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rozental, Valery Nobl
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Ícaro dos
contributor_str_mv Santos, Ícaro dos
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Linux (Sistema operacional de computador)
Imagens digitais
Processamento de imagens - técnicas digitais
topic Linux (Sistema operacional de computador)
Imagens digitais
Processamento de imagens - técnicas digitais
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2009.
publishDate 2009
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2009-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-05-25T13:03:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2010-05-25T13:03:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-05-25T13:03:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROZENTAL, Valery Nobl. Detecção de fadiga de condutores através de processamento de imagem em tempo real em sistemas embarcados. 2009. 56 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/957
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.26512/2009.06.TCC.957
identifier_str_mv ROZENTAL, Valery Nobl. Detecção de fadiga de condutores através de processamento de imagem em tempo real em sistemas embarcados. 2009. 56 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/957
http://dx.doi.org/10.26512/2009.06.TCC.957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/957/1/2009_ValeryNoblRozental.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/957/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/957/3/2009_ValeryNoblRozental.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3ef71aa424cb103fee2edc225e132275
0099d0d94dbfac05730fdff8459070b1
e5e0036ccb2a8d73feae9a463f209015
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492868077977600