Agências de promoção de investimento : uma análise da viabilidade e da relevância de sua criação para a economia do Distrito Federal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/29384 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2021. |
id |
UNB-2_88e8dc97c8d2eda884b6427871e98db2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/29384 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Casadio, Maxwell Anderson do PradoConceição, Pedro Henrique Zuchi daCASADIO, Maxwell Anderson do Prado. Agências de promoção de investimento: uma análise da viabilidade e da relevância de sua criação para a economia do Distrito Federal. 2021. 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://bdm.unb.br/handle/10483/29384Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2021.O objetivo deste trabalho é analisar se a criação de uma agência de promoção de investimentos é uma estratégia desejável para fomentar o desenvolvimento da Economia do Distrito Federal, tendo em vista que esta é uma estratégia adotada em vários estados brasileiros e até mesmo por diversos países. Inicialmente é analisada a literatura acerca das agências, a começar por suas funções, as várias estratégias que são tipicamente adotadas por elas e se definindo quais as melhores práticas deste tipo de organização. Então se definem quais suas bases na teoria econômica e no desenvolvimento regional. Depois é escolhida uma amostra com agências nacionais e internacionais de sucesso, e elas são avaliadas e comparadas afim de definir suas diferenças e quais características mais se encaixariam no contexto do Distrito Federal. Então, baseando-se nisso se conclui qual o tipo de estratégia seria mais adequado quanto a se criar uma agência de promoção de investimentos nesta unidade federativa.Submitted by Anita Souza (anita.souza@bce.unb.br) on 2021-12-06T14:09:22Z No. of bitstreams: 1 2021_MaxwellAndersonDoPradoCasadio_tcc.pdf: 1351687 bytes, checksum: 85ebe73b9ccd9f3201271386519b6258 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2021-12-13T14:27:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2021_MaxwellAndersonDoPradoCasadio_tcc.pdf: 1351687 bytes, checksum: 85ebe73b9ccd9f3201271386519b6258 (MD5)Made available in DSpace on 2021-12-13T14:27:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021_MaxwellAndersonDoPradoCasadio_tcc.pdf: 1351687 bytes, checksum: 85ebe73b9ccd9f3201271386519b6258 (MD5)The goal of this paper is to analyze if the creation of an investment promotion agency is a desirable strategy to foment the economic development of the Distrito Federal, given that this is a strategy adopted in several Brazilian states and even many countries. Initially the literature about the agencies is analyzed, starting with its functions, the various strategies that are typically adopted by them and defining which are the best practices of this kind of organization. Then is defined what are the bases in the economic theory and in regional development. After a sample is chosen with successful national and international agencies, and they are evaluated and compared in order to define their differences and which characters most fit the Distrito Federal context. Then, based on that is concluded which kind of strategy would be the most suitable regarding the creation of an investment promotion agency in this federative unit.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessDesenvolvimento econômicoInvestimentosEconomiaDistrito Federal (DF) - desenvolvimento econômicoInvestimentos estrangeirosAgências de promoção de investimento : uma análise da viabilidade e da relevância de sua criação para a economia do Distrito Federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-12-13T14:27:04Z2021-12-13T14:27:04Z2021-07-07porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29384/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2021_MaxwellAndersonDoPradoCasadio_tcc.pdf2021_MaxwellAndersonDoPradoCasadio_tcc.pdfapplication/pdf1351687http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29384/1/2021_MaxwellAndersonDoPradoCasadio_tcc.pdf85ebe73b9ccd9f3201271386519b6258MD5110483/293842021-12-13 12:27:04.251oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-12-13T14:27:04Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Agências de promoção de investimento : uma análise da viabilidade e da relevância de sua criação para a economia do Distrito Federal |
title |
Agências de promoção de investimento : uma análise da viabilidade e da relevância de sua criação para a economia do Distrito Federal |
spellingShingle |
Agências de promoção de investimento : uma análise da viabilidade e da relevância de sua criação para a economia do Distrito Federal Casadio, Maxwell Anderson do Prado Desenvolvimento econômico Investimentos Economia Distrito Federal (DF) - desenvolvimento econômico Investimentos estrangeiros |
title_short |
Agências de promoção de investimento : uma análise da viabilidade e da relevância de sua criação para a economia do Distrito Federal |
title_full |
Agências de promoção de investimento : uma análise da viabilidade e da relevância de sua criação para a economia do Distrito Federal |
title_fullStr |
Agências de promoção de investimento : uma análise da viabilidade e da relevância de sua criação para a economia do Distrito Federal |
title_full_unstemmed |
Agências de promoção de investimento : uma análise da viabilidade e da relevância de sua criação para a economia do Distrito Federal |
title_sort |
Agências de promoção de investimento : uma análise da viabilidade e da relevância de sua criação para a economia do Distrito Federal |
author |
Casadio, Maxwell Anderson do Prado |
author_facet |
Casadio, Maxwell Anderson do Prado |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Casadio, Maxwell Anderson do Prado |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Conceição, Pedro Henrique Zuchi da |
contributor_str_mv |
Conceição, Pedro Henrique Zuchi da |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Desenvolvimento econômico Investimentos Economia Distrito Federal (DF) - desenvolvimento econômico Investimentos estrangeiros |
topic |
Desenvolvimento econômico Investimentos Economia Distrito Federal (DF) - desenvolvimento econômico Investimentos estrangeiros |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2021. |
publishDate |
2021 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2021-07-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-12-13T14:27:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-12-13T14:27:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CASADIO, Maxwell Anderson do Prado. Agências de promoção de investimento: uma análise da viabilidade e da relevância de sua criação para a economia do Distrito Federal. 2021. 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bdm.unb.br/handle/10483/29384 |
identifier_str_mv |
CASADIO, Maxwell Anderson do Prado. Agências de promoção de investimento: uma análise da viabilidade e da relevância de sua criação para a economia do Distrito Federal. 2021. 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
url |
https://bdm.unb.br/handle/10483/29384 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29384/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29384/1/2021_MaxwellAndersonDoPradoCasadio_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 85ebe73b9ccd9f3201271386519b6258 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801493165514948608 |