Agências de promoção de investimento : uma análise da viabilidade e da relevância de sua criação para a economia do Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casadio, Maxwell Anderson do Prado
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/29384
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2021.
id UNB-2_88e8dc97c8d2eda884b6427871e98db2
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/29384
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Casadio, Maxwell Anderson do PradoConceição, Pedro Henrique Zuchi daCASADIO, Maxwell Anderson do Prado. Agências de promoção de investimento: uma análise da viabilidade e da relevância de sua criação para a economia do Distrito Federal. 2021. 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://bdm.unb.br/handle/10483/29384Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2021.O objetivo deste trabalho é analisar se a criação de uma agência de promoção de investimentos é uma estratégia desejável para fomentar o desenvolvimento da Economia do Distrito Federal, tendo em vista que esta é uma estratégia adotada em vários estados brasileiros e até mesmo por diversos países. Inicialmente é analisada a literatura acerca das agências, a começar por suas funções, as várias estratégias que são tipicamente adotadas por elas e se definindo quais as melhores práticas deste tipo de organização. Então se definem quais suas bases na teoria econômica e no desenvolvimento regional. Depois é escolhida uma amostra com agências nacionais e internacionais de sucesso, e elas são avaliadas e comparadas afim de definir suas diferenças e quais características mais se encaixariam no contexto do Distrito Federal. Então, baseando-se nisso se conclui qual o tipo de estratégia seria mais adequado quanto a se criar uma agência de promoção de investimentos nesta unidade federativa.Submitted by Anita Souza (anita.souza@bce.unb.br) on 2021-12-06T14:09:22Z No. of bitstreams: 1 2021_MaxwellAndersonDoPradoCasadio_tcc.pdf: 1351687 bytes, checksum: 85ebe73b9ccd9f3201271386519b6258 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2021-12-13T14:27:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2021_MaxwellAndersonDoPradoCasadio_tcc.pdf: 1351687 bytes, checksum: 85ebe73b9ccd9f3201271386519b6258 (MD5)Made available in DSpace on 2021-12-13T14:27:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021_MaxwellAndersonDoPradoCasadio_tcc.pdf: 1351687 bytes, checksum: 85ebe73b9ccd9f3201271386519b6258 (MD5)The goal of this paper is to analyze if the creation of an investment promotion agency is a desirable strategy to foment the economic development of the Distrito Federal, given that this is a strategy adopted in several Brazilian states and even many countries. Initially the literature about the agencies is analyzed, starting with its functions, the various strategies that are typically adopted by them and defining which are the best practices of this kind of organization. Then is defined what are the bases in the economic theory and in regional development. After a sample is chosen with successful national and international agencies, and they are evaluated and compared in order to define their differences and which characters most fit the Distrito Federal context. Then, based on that is concluded which kind of strategy would be the most suitable regarding the creation of an investment promotion agency in this federative unit.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessDesenvolvimento econômicoInvestimentosEconomiaDistrito Federal (DF) - desenvolvimento econômicoInvestimentos estrangeirosAgências de promoção de investimento : uma análise da viabilidade e da relevância de sua criação para a economia do Distrito Federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-12-13T14:27:04Z2021-12-13T14:27:04Z2021-07-07porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29384/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2021_MaxwellAndersonDoPradoCasadio_tcc.pdf2021_MaxwellAndersonDoPradoCasadio_tcc.pdfapplication/pdf1351687http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29384/1/2021_MaxwellAndersonDoPradoCasadio_tcc.pdf85ebe73b9ccd9f3201271386519b6258MD5110483/293842021-12-13 12:27:04.251oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-12-13T14:27:04Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Agências de promoção de investimento : uma análise da viabilidade e da relevância de sua criação para a economia do Distrito Federal
title Agências de promoção de investimento : uma análise da viabilidade e da relevância de sua criação para a economia do Distrito Federal
spellingShingle Agências de promoção de investimento : uma análise da viabilidade e da relevância de sua criação para a economia do Distrito Federal
Casadio, Maxwell Anderson do Prado
Desenvolvimento econômico
Investimentos
Economia
Distrito Federal (DF) - desenvolvimento econômico
Investimentos estrangeiros
title_short Agências de promoção de investimento : uma análise da viabilidade e da relevância de sua criação para a economia do Distrito Federal
title_full Agências de promoção de investimento : uma análise da viabilidade e da relevância de sua criação para a economia do Distrito Federal
title_fullStr Agências de promoção de investimento : uma análise da viabilidade e da relevância de sua criação para a economia do Distrito Federal
title_full_unstemmed Agências de promoção de investimento : uma análise da viabilidade e da relevância de sua criação para a economia do Distrito Federal
title_sort Agências de promoção de investimento : uma análise da viabilidade e da relevância de sua criação para a economia do Distrito Federal
author Casadio, Maxwell Anderson do Prado
author_facet Casadio, Maxwell Anderson do Prado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Casadio, Maxwell Anderson do Prado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Conceição, Pedro Henrique Zuchi da
contributor_str_mv Conceição, Pedro Henrique Zuchi da
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento econômico
Investimentos
Economia
Distrito Federal (DF) - desenvolvimento econômico
Investimentos estrangeiros
topic Desenvolvimento econômico
Investimentos
Economia
Distrito Federal (DF) - desenvolvimento econômico
Investimentos estrangeiros
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2021.
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-07-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-13T14:27:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-13T14:27:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CASADIO, Maxwell Anderson do Prado. Agências de promoção de investimento: uma análise da viabilidade e da relevância de sua criação para a economia do Distrito Federal. 2021. 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/29384
identifier_str_mv CASADIO, Maxwell Anderson do Prado. Agências de promoção de investimento: uma análise da viabilidade e da relevância de sua criação para a economia do Distrito Federal. 2021. 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/29384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29384/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29384/1/2021_MaxwellAndersonDoPradoCasadio_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
85ebe73b9ccd9f3201271386519b6258
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493165514948608