A imagem do negativo : a pintura segundo Hegel
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/6453 |
Resumo: | Monografia (graduação)–Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2013. |
id |
UNB-2_89904d5d43233a4929988a343dc50b2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/6453 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Ferreira, Lennon Pedro NoletoRufinoni, Priscila RossinettiFERREIRA, Lennon Pedro Noleto. A imagem do negativo: a pintura segundo Hegel. 2013. 44 f. Monografia (Licenciatura em Filosofia)–Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://bdm.unb.br/handle/10483/6453Monografia (graduação)–Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2013.O presente trabalho pretende uma leitura sobre o capítulo dedicado à pintura no Sistema das Artes Particulares de Hegel. A abordagem que aqui se constrói buscou valorizar, sobretudo, uma análise dentro dos limites oferecidos pelo autor. Neste sentido, privilegiou-se o desenvolvimento histórico traçado por Hegel, não somente relativo à pintura, mas à toda arte, de um modo geral. Privilegiou-se também uma leitura que atravessa os três primeiros Cursos de Estética e, na medida em que outras questões importantes na filosofia de Hegel se encontravam pelo caminho, fizeram-se necessárias incursões pela Filosofia da História, Fenomenologia do Espírito e a Ciência da Lógica. Estas incursões, entretanto, não foram exaustivas. Com base na compreensão de Hegel, busca-se neste texto avaliar em que medida a pintura pode ser compreendida como imagem do negativo. Esta investigação é motivada fundamentalmente pelo princípio da subjetividade, o qual compõe o conteúdo básico da pintura.Submitted by Letícia Gomes T. da Silva (leticiagomes.silva.07@gmail.com) on 2013-10-25T17:36:59Z No. of bitstreams: 1 2013_LennonPedroNoletoFerreira.pdf: 10908753 bytes, checksum: e94c02fe902b342a277cc6d3a27ac761 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2013-10-30T14:02:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_LennonPedroNoletoFerreira.pdf: 10908753 bytes, checksum: e94c02fe902b342a277cc6d3a27ac761 (MD5)Made available in DSpace on 2013-10-30T14:02:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_LennonPedroNoletoFerreira.pdf: 10908753 bytes, checksum: e94c02fe902b342a277cc6d3a27ac761 (MD5)Arte - filosofiaPinturaHegel, Georg Wilhelm Friedrich, 1770-1831A imagem do negativo : a pintura segundo Hegelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2013-10-30T14:02:59Z2013-10-30T14:02:59Z2013-10-30T14:02:59Z2013-08-01info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2013_LennonPedroNoletoFerreira.pdf2013_LennonPedroNoletoFerreira.pdfapplication/pdf10908753http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6453/1/2013_LennonPedroNoletoFerreira.pdfe94c02fe902b342a277cc6d3a27ac761MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6453/2/license_url7f64630c1606d5367bf6ead08376a066MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6453/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21658http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6453/4/license_rdf01bdef39dd2201d7d3514cfb6f65ed5dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1871http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6453/5/license.txtbb227176020b0b06cb10a4fbfb118a46MD5510483/64532013-10-30 12:02:59.454oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712013-10-30T14:02:59Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
A imagem do negativo : a pintura segundo Hegel |
title |
A imagem do negativo : a pintura segundo Hegel |
spellingShingle |
A imagem do negativo : a pintura segundo Hegel Ferreira, Lennon Pedro Noleto Arte - filosofia Pintura Hegel, Georg Wilhelm Friedrich, 1770-1831 |
title_short |
A imagem do negativo : a pintura segundo Hegel |
title_full |
A imagem do negativo : a pintura segundo Hegel |
title_fullStr |
A imagem do negativo : a pintura segundo Hegel |
title_full_unstemmed |
A imagem do negativo : a pintura segundo Hegel |
title_sort |
A imagem do negativo : a pintura segundo Hegel |
author |
Ferreira, Lennon Pedro Noleto |
author_facet |
Ferreira, Lennon Pedro Noleto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Lennon Pedro Noleto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rufinoni, Priscila Rossinetti |
contributor_str_mv |
Rufinoni, Priscila Rossinetti |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Arte - filosofia Pintura Hegel, Georg Wilhelm Friedrich, 1770-1831 |
topic |
Arte - filosofia Pintura Hegel, Georg Wilhelm Friedrich, 1770-1831 |
description |
Monografia (graduação)–Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2013. |
publishDate |
2013 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2013-08-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-10-30T14:02:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-10-30T14:02:59Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-10-30T14:02:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FERREIRA, Lennon Pedro Noleto. A imagem do negativo: a pintura segundo Hegel. 2013. 44 f. Monografia (Licenciatura em Filosofia)–Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/6453 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Lennon Pedro Noleto. A imagem do negativo: a pintura segundo Hegel. 2013. 44 f. Monografia (Licenciatura em Filosofia)–Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/6453 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6453/1/2013_LennonPedroNoletoFerreira.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6453/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6453/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6453/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6453/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e94c02fe902b342a277cc6d3a27ac761 7f64630c1606d5367bf6ead08376a066 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 01bdef39dd2201d7d3514cfb6f65ed5d bb227176020b0b06cb10a4fbfb118a46 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1824050924079808512 |