Projeto de um diferencial para veículo Fórmula SAE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Júnior, Ziraldo dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/19862
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2017.
id UNB-2_8ac93c2bea728bd7c32ee47859338e2a
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/19862
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Santos Júnior, Ziraldo dosHenriques, Antonio Manoel DiasSANTOS JÚNIOR, Ziraldo dos. Projeto de um diferencial para veículo Fórmula SAE. 2017. iii, 185 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://bdm.unb.br/handle/10483/19862Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2017.Este trabalho apresenta o projeto de um diferencial para um veículo de Fórmula SAE. A equipe de Fórmula SAE da Universidade de Brasília, a Apuama Racing, tem como um de seus objetivos para a subárea de transmissão em 2018 a utilização de um diferencial concebido e projetado pela própria equipe. O projeto deve melhorar a dirigibilidade do veículo, possuir baixo peso, alta resistência e ser de fácil usinagem. Inicialmente foi feita uma revisão bibliográfica sobre diferenciais em seguida três alternativas foram analisadas levando-se em conta os critérios de: peso, redistribuição de torque, facilidade de manufatura e custo. Entre as alternativas propostas uma foi escolhida e projetada utilizando para o projeto das engrenagens a metodologia AGMA e para a carcaça e outros componentes utilizou-se análise por elementos finitos. Como resultado obteve-se um diferencial 25% mais leve que o projeto anterior, com 5,1 kg e 8,9 kg considerando a montagem do sistema com todos os componentes, TBR de 2,75:1, redução do volume do diferencial principalmente em razão da diminuição do comprimento total de 212,8 mm para 196,7 mm e os desenhos de fabricação bem como a especificação dos materiais e processos de fabricação a serem utilizados.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolineteixeira@bce.unb.br) on 2018-04-10T12:24:44Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_ZiraldoDosSantosJunior_tcc.pdf: 11064761 bytes, checksum: 9a716f2ae74bd594a04c417e582baaf5 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2018-04-10T14:10:21Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_ZiraldoDosSantosJunior_tcc.pdf: 11064761 bytes, checksum: 9a716f2ae74bd594a04c417e582baaf5 (MD5)Made available in DSpace on 2018-04-10T14:10:21Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_ZiraldoDosSantosJunior_tcc.pdf: 11064761 bytes, checksum: 9a716f2ae74bd594a04c417e582baaf5 (MD5)This work presents the design of a differential for a FSAE vehicle. The Formula SAE team at the University of Brasilia, Apuama Racing, has as one of its objectives for the transmission subarea in 2018 the use of a differential designed by the team itself. The design should have low weight, improve vehicle handling, have high strength and easy machining. Initially, a literature review was carried out on differentials. Three alternatives were analyzed taking into account the criteria of: weight, redistribution of torque, ease of manufacture and cost. Among the proposed alternatives, one was chosen and designed using the AGMA methodology for the design of the gears and for the housing and other components was used finite element analysis. As a result, a differential 25% lighter than the previous design was obtained, with 5.1 kg and 8.9 kg considering the assembly of the system with all components, TBR of 2.75: 1, reduction of the differential volume mainly due to the reduction of the total length from 212.8 mm to 196.7 mm and the manufacturing drawings as well as the specification of the materials and manufacturing processes to be used.Automóveis - projetos e construçãoProjeto de um diferencial para veículo Fórmula SAEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2018-04-10T14:10:21Z2018-04-10T14:10:21Z2017-11info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2017_ZiraldoDosSantosJunior_tcc.pdf2017_ZiraldoDosSantosJunior_tcc.pdfapplication/pdf11064761http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19862/1/2017_ZiraldoDosSantosJunior_tcc.pdf9a716f2ae74bd594a04c417e582baaf5MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19862/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19862/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19862/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19862/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD5510483/198622018-04-10 11:10:21.069oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712018-04-10T14:10:21Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projeto de um diferencial para veículo Fórmula SAE
title Projeto de um diferencial para veículo Fórmula SAE
spellingShingle Projeto de um diferencial para veículo Fórmula SAE
Santos Júnior, Ziraldo dos
Automóveis - projetos e construção
title_short Projeto de um diferencial para veículo Fórmula SAE
title_full Projeto de um diferencial para veículo Fórmula SAE
title_fullStr Projeto de um diferencial para veículo Fórmula SAE
title_full_unstemmed Projeto de um diferencial para veículo Fórmula SAE
title_sort Projeto de um diferencial para veículo Fórmula SAE
author Santos Júnior, Ziraldo dos
author_facet Santos Júnior, Ziraldo dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Júnior, Ziraldo dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Henriques, Antonio Manoel Dias
contributor_str_mv Henriques, Antonio Manoel Dias
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Automóveis - projetos e construção
topic Automóveis - projetos e construção
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2017.
publishDate 2017
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2017-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-10T14:10:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-04-10T14:10:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS JÚNIOR, Ziraldo dos. Projeto de um diferencial para veículo Fórmula SAE. 2017. iii, 185 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/19862
identifier_str_mv SANTOS JÚNIOR, Ziraldo dos. Projeto de um diferencial para veículo Fórmula SAE. 2017. iii, 185 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/19862
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19862/1/2017_ZiraldoDosSantosJunior_tcc.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19862/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19862/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19862/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19862/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9a716f2ae74bd594a04c417e582baaf5
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907955732447232