A devastação do Cerrado como consequência da exploração do agronegócio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Jaily de Almeida
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/4352
Resumo: Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2012.
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Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2012.http://bdm.unb.br/handle/10483/4352Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2012.O presente trabalho monográfico apresenta a situação do cerrado por causa da exploração do agronegócio, o que esse tipo de atividade tem prejudicado nesse bioma, e o que fazer para que as ações humanas não agridam o cerrado e também os outros biomas que também sofrem com esse tipo de atividade a ponto de levá-los à extinção, já que essas atividades não podem ser suspensas, pois são elas as responsáveis pelo alimento que erradica a fome no país e também fora dele. Dentro dessa perspectiva de ações futuras mais sustentáveis, destacamos a importância da EA (Educação Ambiental), que foi proposta pelos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) em um de seus temas transversais. Essa EA trabalhada nas escolas pode fazer com que as crianças cresçam com a ideia de uso sustentável do cerrado, além do mais, elas precisam crescer conscientes da necessidade da existência dos biomas, não só o cerrado, mas todos eles. Para medir o nível de consciência das crianças sobre a questão do desmatamento do cerrado para as atividades de agronegócio, foi realizada uma pesquisa com os alunos do 8º ano do ensino fundamental do Colégio Padre Lamberto Verrijt na cidade de Cabeceiras de Goiás, já que esses alunos estão ligados diretamente com esse tipo de atividade, pois a região é rica em plantação de soja, milho, café, além da criação de gado. A partir dos resultados obtidos, observa-se que a formação adquirida através da EA é necessária e fundamental para que os alunos, no futuro, possam atender às necessidades de uma sociedade que vive num período de transformações tecnológicas, sem deixar que essas tecnologias causem danos ao meio ambiente, oportunizando a produção de alimentos e também a vida saudável do cerrado.Submitted by Erica Franco de carvalho (ericafc.unb@gmail.com) on 2013-01-16T20:34:17Z No. of bitstreams: 1 2012_JailydeAlmeidaSouza.pdf: 409663 bytes, checksum: d8d7efaa72e02ecdb1ee2365d331f588 (MD5)Approved for entry into archive by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2013-01-17T18:09:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_JailydeAlmeidaSouza.pdf: 409663 bytes, checksum: d8d7efaa72e02ecdb1ee2365d331f588 (MD5)Made available in DSpace on 2013-01-17T18:09:13Z (GMT). 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