Teatro negro como arte política : uma (re)interpretação da problemática racial na montagem do espetáculo Pentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/5225 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2013. |
id |
UNB-2_8cfab9b004b92e357bbdf7eecf2ea4d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/5225 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Soares, Camila Paula LopesVeloso, Jorge das GraçasSOARES, Camila Paula Lopes Soares. Teatro negro como arte política: uma (re)interpretação da problemática racial na montagem do espetáculo Pentes. 2013. 57 f., il. Monografia (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://bdm.unb.br/handle/10483/5225Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2013.O presente trabalho é o resultado monográfico do curso de Bacharelado em Interpretação, que busca apontar o teatro como manipulador-político social da (re)interpretação de uma realidade cotidiana, ampliando o olhar para a problemática racial, levantando temas como racismo, mito da “democracia racial”, e o processo de construção identitária do corpo negro. Para isso, defendo a construção do espetáculo “Pentes” como uma expressão da linguagem do teatro negro e busco refletir a sua estética e “forma” de (re)interpretação social como arte política. Divido esta pesquisa em três capítulos que refletem a minha trajetória de vida e também a escolha da linha dramatúrgica do presente espetáculo; sendo eles: a negação, transição e afirmação. Desta maneira, nos dois primeiros, busco levantar algumas negações e transições da problemática racial no país, para assim, chegar ao último capítulo que dedico à afirmação da construção da cena “Pentes”, na qual busco colocar a importância da afirmação dos cabelos crespos como forma de resgate de identificação. Todo esse estudo está embasado nos conhecimentos dos Estudos Culturais, que tem um histórico de questionamento sobre o estabelecimento de hierarquias e alteridades entre as formas e práticas culturais. Essa linha de pesquisa dialoga diretamente com os meus anseios teatrais, pois ela busca instrumentalizar o saber conquistado em prol de uma nítida intervenção na esfera político social.Submitted by Jaqueline Ferreira de Souza (jaquefs.braz@gmail.com) on 2013-05-29T13:11:53Z No. of bitstreams: 1 2013_CamilaPaulaLopesSoares.pdf: 1534761 bytes, checksum: 053d7adc8f1d6c7619b482b67502aee4 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2013-05-29T14:10:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_CamilaPaulaLopesSoares.pdf: 1534761 bytes, checksum: 053d7adc8f1d6c7619b482b67502aee4 (MD5)Made available in DSpace on 2013-05-29T14:10:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_CamilaPaulaLopesSoares.pdf: 1534761 bytes, checksum: 053d7adc8f1d6c7619b482b67502aee4 (MD5)Personagens no teatroPolítica na arteNegros nas artes cênicasTeatro negro como arte política : uma (re)interpretação da problemática racial na montagem do espetáculo Pentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2013-05-29T14:10:52Z2013-05-29T14:10:52Z2013-05-29T14:10:52Z2013info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2013_CamilaPaulaLopesSoares.pdf2013_CamilaPaulaLopesSoares.pdfapplication/pdf1534761http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5225/1/2013_CamilaPaulaLopesSoares.pdf053d7adc8f1d6c7619b482b67502aee4MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5225/2/license_urlfd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5225/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23599http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5225/4/license_rdf9e2b7f6edbd693264102b96ece20428aMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1863http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5225/5/license.txt4b0bb8143df23676072eb2aece688c2eMD5510483/52252013-06-04 12:02:04.218oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712013-06-04T15:02:04Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Teatro negro como arte política : uma (re)interpretação da problemática racial na montagem do espetáculo Pentes |
title |
Teatro negro como arte política : uma (re)interpretação da problemática racial na montagem do espetáculo Pentes |
spellingShingle |
Teatro negro como arte política : uma (re)interpretação da problemática racial na montagem do espetáculo Pentes Soares, Camila Paula Lopes Personagens no teatro Política na arte Negros nas artes cênicas |
title_short |
Teatro negro como arte política : uma (re)interpretação da problemática racial na montagem do espetáculo Pentes |
title_full |
Teatro negro como arte política : uma (re)interpretação da problemática racial na montagem do espetáculo Pentes |
title_fullStr |
Teatro negro como arte política : uma (re)interpretação da problemática racial na montagem do espetáculo Pentes |
title_full_unstemmed |
Teatro negro como arte política : uma (re)interpretação da problemática racial na montagem do espetáculo Pentes |
title_sort |
Teatro negro como arte política : uma (re)interpretação da problemática racial na montagem do espetáculo Pentes |
author |
Soares, Camila Paula Lopes |
author_facet |
Soares, Camila Paula Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Camila Paula Lopes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Veloso, Jorge das Graças |
contributor_str_mv |
Veloso, Jorge das Graças |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Personagens no teatro Política na arte Negros nas artes cênicas |
topic |
Personagens no teatro Política na arte Negros nas artes cênicas |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2013. |
publishDate |
2013 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-05-29T14:10:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-05-29T14:10:52Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-05-29T14:10:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOARES, Camila Paula Lopes Soares. Teatro negro como arte política: uma (re)interpretação da problemática racial na montagem do espetáculo Pentes. 2013. 57 f., il. Monografia (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/5225 |
identifier_str_mv |
SOARES, Camila Paula Lopes Soares. Teatro negro como arte política: uma (re)interpretação da problemática racial na montagem do espetáculo Pentes. 2013. 57 f., il. Monografia (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/5225 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5225/1/2013_CamilaPaulaLopesSoares.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5225/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5225/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5225/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5225/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
053d7adc8f1d6c7619b482b67502aee4 fd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 9e2b7f6edbd693264102b96ece20428a 4b0bb8143df23676072eb2aece688c2e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907782065192960 |