Teatro negro como arte política : uma (re)interpretação da problemática racial na montagem do espetáculo Pentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Camila Paula Lopes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/5225
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2013.
id UNB-2_8cfab9b004b92e357bbdf7eecf2ea4d0
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/5225
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Soares, Camila Paula LopesVeloso, Jorge das GraçasSOARES, Camila Paula Lopes Soares. Teatro negro como arte política: uma (re)interpretação da problemática racial na montagem do espetáculo Pentes. 2013. 57 f., il. Monografia (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://bdm.unb.br/handle/10483/5225Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2013.O presente trabalho é o resultado monográfico do curso de Bacharelado em Interpretação, que busca apontar o teatro como manipulador-político social da (re)interpretação de uma realidade cotidiana, ampliando o olhar para a problemática racial, levantando temas como racismo, mito da “democracia racial”, e o processo de construção identitária do corpo negro. Para isso, defendo a construção do espetáculo “Pentes” como uma expressão da linguagem do teatro negro e busco refletir a sua estética e “forma” de (re)interpretação social como arte política. Divido esta pesquisa em três capítulos que refletem a minha trajetória de vida e também a escolha da linha dramatúrgica do presente espetáculo; sendo eles: a negação, transição e afirmação. Desta maneira, nos dois primeiros, busco levantar algumas negações e transições da problemática racial no país, para assim, chegar ao último capítulo que dedico à afirmação da construção da cena “Pentes”, na qual busco colocar a importância da afirmação dos cabelos crespos como forma de resgate de identificação. Todo esse estudo está embasado nos conhecimentos dos Estudos Culturais, que tem um histórico de questionamento sobre o estabelecimento de hierarquias e alteridades entre as formas e práticas culturais. Essa linha de pesquisa dialoga diretamente com os meus anseios teatrais, pois ela busca instrumentalizar o saber conquistado em prol de uma nítida intervenção na esfera político social.Submitted by Jaqueline Ferreira de Souza (jaquefs.braz@gmail.com) on 2013-05-29T13:11:53Z No. of bitstreams: 1 2013_CamilaPaulaLopesSoares.pdf: 1534761 bytes, checksum: 053d7adc8f1d6c7619b482b67502aee4 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2013-05-29T14:10:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_CamilaPaulaLopesSoares.pdf: 1534761 bytes, checksum: 053d7adc8f1d6c7619b482b67502aee4 (MD5)Made available in DSpace on 2013-05-29T14:10:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_CamilaPaulaLopesSoares.pdf: 1534761 bytes, checksum: 053d7adc8f1d6c7619b482b67502aee4 (MD5)Personagens no teatroPolítica na arteNegros nas artes cênicasTeatro negro como arte política : uma (re)interpretação da problemática racial na montagem do espetáculo Pentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2013-05-29T14:10:52Z2013-05-29T14:10:52Z2013-05-29T14:10:52Z2013info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2013_CamilaPaulaLopesSoares.pdf2013_CamilaPaulaLopesSoares.pdfapplication/pdf1534761http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5225/1/2013_CamilaPaulaLopesSoares.pdf053d7adc8f1d6c7619b482b67502aee4MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5225/2/license_urlfd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5225/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23599http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5225/4/license_rdf9e2b7f6edbd693264102b96ece20428aMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1863http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5225/5/license.txt4b0bb8143df23676072eb2aece688c2eMD5510483/52252013-06-04 12:02:04.218oai:bdm.unb.br:10483/5225TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IEphcXVlbGluZSAgRmVycmVpcmEgZGUgU291emEgKGphcXVlZnMuYnJhekBnbWFpbC5jb20pIG9uIDIwMTMtMDUtMjlUMTM6MTE6NTNaIChHTVQpOgoKw4kgbmVjZXNzw6FyaW8gY29uY29yZGFyIGNvbSBhIGxpY2Vuw6dhIGRlIGRpc3RyaWJ1acOnw6NvIG7Do28tZXhjbHVzaXZhLAphbnRlcyBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gcG9zc2EgYXBhcmVjZXIgbm8gUmVwb3NpdMOzcmlvLiBQb3IgZmF2b3IsIGxlaWEgYQpsaWNlbsOnYSBhdGVudGFtZW50ZS4gQ2FzbyBuZWNlc3NpdGUgZGUgYWxndW0gZXNjbGFyZWNpbWVudG8gZW50cmUgZW0KY29udGF0byBhdHJhdsOpcyBkZTogYmRtQGJjZS51bmIuYnIgb3UgMzEwNy0yNjg3LgoKTElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkFvIGFzc2luYXIgZSBlbnRyZWdhciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBvL2EgU3IuL1NyYS4gKGF1dG9yIG91IGRldGVudG9yIGRvcwpkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcik6CgphKSBDb25jZWRlIMOgIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEgbyBkaXJlaXRvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGRlCnJlcHJvZHV6aXIsIGNvbnZlcnRlciAoY29tbyBkZWZpbmlkbyBhYmFpeG8pLCBjb211bmljYXIgZS9vdQpkaXN0cmlidWlyIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8vYWJzdHJhY3QpIGVtCmZvcm1hdG8gZGlnaXRhbCBvdSBpbXByZXNzbyBlIGVtIHF1YWxxdWVyIG1laW8uCgpiKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBzZXUgdHJhYmFsaG8gb3JpZ2luYWwsIGUgcXVlCmRldMOpbSBvIGRpcmVpdG8gZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIERlY2xhcmEKdGFtYsOpbSBxdWUgYSBlbnRyZWdhIGRvIGRvY3VtZW50byBuw6NvIGluZnJpbmdlLCB0YW50byBxdWFudG8gbGhlIMOpCnBvc3PDrXZlbCBzYWJlciwgb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgcXVhbHF1ZXIgb3V0cmEgcGVzc29hIG91IGVudGlkYWRlLgoKYykgU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgY29udMOpbSBtYXRlcmlhbCBkbyBxdWFsIG7Do28gZGV0w6ltIG9zCmRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yLCBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYXV0b3JpemHDp8OjbyBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MKZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IgcGFyYSBjb25jZWRlciDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgZGUgQnJhc8OtbGlhIG9zIGRpcmVpdG9zCnJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgY3Vqb3MgZGlyZWl0b3Mgc8OjbyBkZQp0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdQpjb250ZcO6ZG8gZG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlLgoKU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgYmFzZWFkbyBlbSB0cmFiYWxobyBmaW5hbmNpYWRvIG91IGFwb2lhZG8KcG9yIG91dHJhIGluc3RpdHVpw6fDo28gcXVlIG7Do28gYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgZGUgQnJhc8OtbGlhLCBkZWNsYXJhIHF1ZQpjdW1wcml1IHF1YWlzcXVlciBvYnJpZ2HDp8O1ZXMgZXhpZ2lkYXMgcGVsbyByZXNwZWN0aXZvIGNvbnRyYXRvIG91CmFjb3Jkby4KCkEgVW5pdmVyc2lkYWRlIGRlIEJyYXPDrWxpYSBpZGVudGlmaWNhcsOhIGNsYXJhbWVudGUgbyhzKSBzZXUgKHMpIG5vbWUgKHMpCmNvbW8gbyAocykgYXV0b3IgKGVzKSBvdSBkZXRlbnRvciAoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkbyBkb2N1bWVudG8KZW50cmVndWUsIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgcGFyYSBhbMOpbSBkYXMgcGVybWl0aWRhcyBwb3IKZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712013-06-04T15:02:04Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Teatro negro como arte política : uma (re)interpretação da problemática racial na montagem do espetáculo Pentes
title Teatro negro como arte política : uma (re)interpretação da problemática racial na montagem do espetáculo Pentes
spellingShingle Teatro negro como arte política : uma (re)interpretação da problemática racial na montagem do espetáculo Pentes
Soares, Camila Paula Lopes
Personagens no teatro
Política na arte
Negros nas artes cênicas
title_short Teatro negro como arte política : uma (re)interpretação da problemática racial na montagem do espetáculo Pentes
title_full Teatro negro como arte política : uma (re)interpretação da problemática racial na montagem do espetáculo Pentes
title_fullStr Teatro negro como arte política : uma (re)interpretação da problemática racial na montagem do espetáculo Pentes
title_full_unstemmed Teatro negro como arte política : uma (re)interpretação da problemática racial na montagem do espetáculo Pentes
title_sort Teatro negro como arte política : uma (re)interpretação da problemática racial na montagem do espetáculo Pentes
author Soares, Camila Paula Lopes
author_facet Soares, Camila Paula Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Camila Paula Lopes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Veloso, Jorge das Graças
contributor_str_mv Veloso, Jorge das Graças
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Personagens no teatro
Política na arte
Negros nas artes cênicas
topic Personagens no teatro
Política na arte
Negros nas artes cênicas
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2013.
publishDate 2013
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-29T14:10:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-05-29T14:10:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-05-29T14:10:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOARES, Camila Paula Lopes Soares. Teatro negro como arte política: uma (re)interpretação da problemática racial na montagem do espetáculo Pentes. 2013. 57 f., il. Monografia (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/5225
identifier_str_mv SOARES, Camila Paula Lopes Soares. Teatro negro como arte política: uma (re)interpretação da problemática racial na montagem do espetáculo Pentes. 2013. 57 f., il. Monografia (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/5225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5225/1/2013_CamilaPaulaLopesSoares.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5225/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5225/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5225/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5225/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 053d7adc8f1d6c7619b482b67502aee4
fd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
9e2b7f6edbd693264102b96ece20428a
4b0bb8143df23676072eb2aece688c2e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907782065192960