Made in Twitter : como uma rede social pauta e constrói a notícia num site de celebridades - Ego

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giacomelli, José Felipe Vieira Lima
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/3679
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Comunicação Social - Jornalismo, 2011.
id UNB-2_8efa2c241ada3975672e22f4d1d01ac8
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/3679
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Giacomelli, José Felipe Vieira LimaJorge, Thaís de MendonçaGIACOMELLI, José Felipe Vieira Lima. Made in Twitter: como uma rede social pauta e constrói a notícia num site de celebridades - Ego. 2011. 82 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://bdm.unb.br/handle/10483/3679Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Comunicação Social - Jornalismo, 2011.Este trabalho tem como objetivo analisar notícias veiculadas na internet, criadas a partir de tuítes – mensagens enviadas na mídia social Twitter – de pessoas famosas. A análise abrange a página Ego (http://ego.globo.com), especialista em cobrir a vida de celebridades e vinculada ao portal das Organizações Globo (www.globo.com). Para isso, durante uma semana, as notícias publicadas pelo site analisado foram coletadas. As matérias que utilizaram o Twitter como fonte de apuração foram analisadas com base na teoria dos valores-notícia, para que fosse possível chegar a uma resposta de por quais motivos certos tuítes se tornam material noticioso. Ao final da análise, concluímos que o Ego realmente utiliza o Twitter como fonte de apuração, mas tendo uma preocupação com o uso das técnicas de jornalismo, bem como variação temática do conteúdo publicado. Além disso, esse trabalho espera contribuir com os estudos de webjornalismo e de jornalismo de celebridade, assim como estabelecer relações entre a prática jornalística e o uso das mídias sociais. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis work aims to analyze news on Internet, created from tweets – messages sent on Twitter social media – about famous people. The analysis covers Ego website (http://ego.globo.com), which covers the celebrity lives and is part of Organizações Globo‟s portal (www.globo.com). To do this, for a week, the news published by the analyzed website were collected. The articles which used Twitter as a journalism source was analyzed based on theory of news values, to reach an answer about why some tweets become news. After analysis, we concluded that Ego does use Twitter as a source, but there‟s a concern about the use of the techniques of journalism, as well as thematic variation of the published content. Also, this study intends to contribute with internet studies and celebrity news studies, as well as relations between journalistic practice and the use of social media.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2012-05-30T01:59:26Z No. of bitstreams: 1 2011_JoseFelipeVieiraLimaGiacomelli.pdf: 2500547 bytes, checksum: 2405d058b285634b840bef6db2aca052 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2012-06-05T14:25:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_JoseFelipeVieiraLimaGiacomelli.pdf: 2500547 bytes, checksum: 2405d058b285634b840bef6db2aca052 (MD5)Made available in DSpace on 2012-06-05T14:25:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_JoseFelipeVieiraLimaGiacomelli.pdf: 2500547 bytes, checksum: 2405d058b285634b840bef6db2aca052 (MD5)Jornalismo eletrônicoRedes sociais on-lineJornalismo - critérios de noticiabilidadeMade in Twitter : como uma rede social pauta e constrói a notícia num site de celebridades - Egoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2012-06-05T14:25:29Z2012-06-05T14:25:29Z2012-06-05T14:25:29Z2011-12-02info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2011_JoseFelipeVieiraLimaGiacomelli.pdf2011_JoseFelipeVieiraLimaGiacomelli.pdfapplication/pdf2500547http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3679/1/2011_JoseFelipeVieiraLimaGiacomelli.pdf2405d058b285634b840bef6db2aca052MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3679/2/license_url7f64630c1606d5367bf6ead08376a066MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3679/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21658http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3679/4/license_rdf01bdef39dd2201d7d3514cfb6f65ed5dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1848http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3679/5/license.txtc1e4a4a7d91fcf484f9657da8030bdd8MD55TEXT2011_JoseFelipeVieiraLimaGiacomelli.pdf.txt2011_JoseFelipeVieiraLimaGiacomelli.pdf.txttext/plain150638http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3679/6/2011_JoseFelipeVieiraLimaGiacomelli.pdf.txtc403713d2611c7af3c62c409b9484e7bMD5610483/36792012-10-17 12:10:36.103oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712012-10-17T15:10:36Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Made in Twitter : como uma rede social pauta e constrói a notícia num site de celebridades - Ego
title Made in Twitter : como uma rede social pauta e constrói a notícia num site de celebridades - Ego
spellingShingle Made in Twitter : como uma rede social pauta e constrói a notícia num site de celebridades - Ego
Giacomelli, José Felipe Vieira Lima
Jornalismo eletrônico
Redes sociais on-line
Jornalismo - critérios de noticiabilidade
title_short Made in Twitter : como uma rede social pauta e constrói a notícia num site de celebridades - Ego
title_full Made in Twitter : como uma rede social pauta e constrói a notícia num site de celebridades - Ego
title_fullStr Made in Twitter : como uma rede social pauta e constrói a notícia num site de celebridades - Ego
title_full_unstemmed Made in Twitter : como uma rede social pauta e constrói a notícia num site de celebridades - Ego
title_sort Made in Twitter : como uma rede social pauta e constrói a notícia num site de celebridades - Ego
author Giacomelli, José Felipe Vieira Lima
author_facet Giacomelli, José Felipe Vieira Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giacomelli, José Felipe Vieira Lima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jorge, Thaís de Mendonça
contributor_str_mv Jorge, Thaís de Mendonça
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Jornalismo eletrônico
Redes sociais on-line
Jornalismo - critérios de noticiabilidade
topic Jornalismo eletrônico
Redes sociais on-line
Jornalismo - critérios de noticiabilidade
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Comunicação Social - Jornalismo, 2011.
publishDate 2011
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2011-12-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-06-05T14:25:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-06-05T14:25:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-06-05T14:25:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GIACOMELLI, José Felipe Vieira Lima. Made in Twitter: como uma rede social pauta e constrói a notícia num site de celebridades - Ego. 2011. 82 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/3679
identifier_str_mv GIACOMELLI, José Felipe Vieira Lima. Made in Twitter: como uma rede social pauta e constrói a notícia num site de celebridades - Ego. 2011. 82 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/3679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3679/1/2011_JoseFelipeVieiraLimaGiacomelli.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3679/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3679/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3679/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3679/5/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3679/6/2011_JoseFelipeVieiraLimaGiacomelli.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2405d058b285634b840bef6db2aca052
7f64630c1606d5367bf6ead08376a066
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
01bdef39dd2201d7d3514cfb6f65ed5d
c1e4a4a7d91fcf484f9657da8030bdd8
c403713d2611c7af3c62c409b9484e7b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907763920633856