Made in Twitter : como uma rede social pauta e constrói a notícia num site de celebridades - Ego
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/3679 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Comunicação Social - Jornalismo, 2011. |
id |
UNB-2_8efa2c241ada3975672e22f4d1d01ac8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/3679 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Giacomelli, José Felipe Vieira LimaJorge, Thaís de MendonçaGIACOMELLI, José Felipe Vieira Lima. Made in Twitter: como uma rede social pauta e constrói a notícia num site de celebridades - Ego. 2011. 82 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://bdm.unb.br/handle/10483/3679Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Comunicação Social - Jornalismo, 2011.Este trabalho tem como objetivo analisar notícias veiculadas na internet, criadas a partir de tuítes – mensagens enviadas na mídia social Twitter – de pessoas famosas. A análise abrange a página Ego (http://ego.globo.com), especialista em cobrir a vida de celebridades e vinculada ao portal das Organizações Globo (www.globo.com). Para isso, durante uma semana, as notícias publicadas pelo site analisado foram coletadas. As matérias que utilizaram o Twitter como fonte de apuração foram analisadas com base na teoria dos valores-notícia, para que fosse possível chegar a uma resposta de por quais motivos certos tuítes se tornam material noticioso. Ao final da análise, concluímos que o Ego realmente utiliza o Twitter como fonte de apuração, mas tendo uma preocupação com o uso das técnicas de jornalismo, bem como variação temática do conteúdo publicado. Além disso, esse trabalho espera contribuir com os estudos de webjornalismo e de jornalismo de celebridade, assim como estabelecer relações entre a prática jornalística e o uso das mídias sociais. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis work aims to analyze news on Internet, created from tweets – messages sent on Twitter social media – about famous people. The analysis covers Ego website (http://ego.globo.com), which covers the celebrity lives and is part of Organizações Globo‟s portal (www.globo.com). To do this, for a week, the news published by the analyzed website were collected. The articles which used Twitter as a journalism source was analyzed based on theory of news values, to reach an answer about why some tweets become news. After analysis, we concluded that Ego does use Twitter as a source, but there‟s a concern about the use of the techniques of journalism, as well as thematic variation of the published content. Also, this study intends to contribute with internet studies and celebrity news studies, as well as relations between journalistic practice and the use of social media.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2012-05-30T01:59:26Z No. of bitstreams: 1 2011_JoseFelipeVieiraLimaGiacomelli.pdf: 2500547 bytes, checksum: 2405d058b285634b840bef6db2aca052 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2012-06-05T14:25:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_JoseFelipeVieiraLimaGiacomelli.pdf: 2500547 bytes, checksum: 2405d058b285634b840bef6db2aca052 (MD5)Made available in DSpace on 2012-06-05T14:25:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_JoseFelipeVieiraLimaGiacomelli.pdf: 2500547 bytes, checksum: 2405d058b285634b840bef6db2aca052 (MD5)Jornalismo eletrônicoRedes sociais on-lineJornalismo - critérios de noticiabilidadeMade in Twitter : como uma rede social pauta e constrói a notícia num site de celebridades - Egoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2012-06-05T14:25:29Z2012-06-05T14:25:29Z2012-06-05T14:25:29Z2011-12-02info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2011_JoseFelipeVieiraLimaGiacomelli.pdf2011_JoseFelipeVieiraLimaGiacomelli.pdfapplication/pdf2500547http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3679/1/2011_JoseFelipeVieiraLimaGiacomelli.pdf2405d058b285634b840bef6db2aca052MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3679/2/license_url7f64630c1606d5367bf6ead08376a066MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3679/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21658http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3679/4/license_rdf01bdef39dd2201d7d3514cfb6f65ed5dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1848http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3679/5/license.txtc1e4a4a7d91fcf484f9657da8030bdd8MD55TEXT2011_JoseFelipeVieiraLimaGiacomelli.pdf.txt2011_JoseFelipeVieiraLimaGiacomelli.pdf.txttext/plain150638http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3679/6/2011_JoseFelipeVieiraLimaGiacomelli.pdf.txtc403713d2611c7af3c62c409b9484e7bMD5610483/36792012-10-17 12:10:36.103oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712012-10-17T15:10:36Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Made in Twitter : como uma rede social pauta e constrói a notícia num site de celebridades - Ego |
title |
Made in Twitter : como uma rede social pauta e constrói a notícia num site de celebridades - Ego |
spellingShingle |
Made in Twitter : como uma rede social pauta e constrói a notícia num site de celebridades - Ego Giacomelli, José Felipe Vieira Lima Jornalismo eletrônico Redes sociais on-line Jornalismo - critérios de noticiabilidade |
title_short |
Made in Twitter : como uma rede social pauta e constrói a notícia num site de celebridades - Ego |
title_full |
Made in Twitter : como uma rede social pauta e constrói a notícia num site de celebridades - Ego |
title_fullStr |
Made in Twitter : como uma rede social pauta e constrói a notícia num site de celebridades - Ego |
title_full_unstemmed |
Made in Twitter : como uma rede social pauta e constrói a notícia num site de celebridades - Ego |
title_sort |
Made in Twitter : como uma rede social pauta e constrói a notícia num site de celebridades - Ego |
author |
Giacomelli, José Felipe Vieira Lima |
author_facet |
Giacomelli, José Felipe Vieira Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giacomelli, José Felipe Vieira Lima |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Jorge, Thaís de Mendonça |
contributor_str_mv |
Jorge, Thaís de Mendonça |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Jornalismo eletrônico Redes sociais on-line Jornalismo - critérios de noticiabilidade |
topic |
Jornalismo eletrônico Redes sociais on-line Jornalismo - critérios de noticiabilidade |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Comunicação Social - Jornalismo, 2011. |
publishDate |
2011 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2011-12-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-06-05T14:25:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-06-05T14:25:29Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-06-05T14:25:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GIACOMELLI, José Felipe Vieira Lima. Made in Twitter: como uma rede social pauta e constrói a notícia num site de celebridades - Ego. 2011. 82 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/3679 |
identifier_str_mv |
GIACOMELLI, José Felipe Vieira Lima. Made in Twitter: como uma rede social pauta e constrói a notícia num site de celebridades - Ego. 2011. 82 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/3679 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3679/1/2011_JoseFelipeVieiraLimaGiacomelli.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3679/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3679/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3679/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3679/5/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3679/6/2011_JoseFelipeVieiraLimaGiacomelli.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2405d058b285634b840bef6db2aca052 7f64630c1606d5367bf6ead08376a066 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 01bdef39dd2201d7d3514cfb6f65ed5d c1e4a4a7d91fcf484f9657da8030bdd8 c403713d2611c7af3c62c409b9484e7b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907763920633856 |