Marketing político e assessoria de imprensa : o desenvolvimento da imagem pública do candidato Rodrigo Rollemberg, nas eleições de 2014
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/11495 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2015. |
id |
UNB-2_921da0eea4089c29bce4b17f54b6685e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/11495 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Santos, Carolyne Maryane CardosoDantas, Edmundo BrandãoSANTOS, Carolyne Maryane Cardoso. Marketing político e assessoria de imprensa: o desenvolvimento da imagem pública do candidato Rodrigo Rollemberg, nas eleições de 2014. 2015. 117 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/11495Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2015.A expansão dos meios de comunicação, a cultura da convergência e a instantaneidade das informações revelam um novo contexto social no Brasil e no mundo. Por sua vez, a política e o modo de fazê-la foram alterados. A política como uma luta pelo poder, acontece em um campo de forças, no qual candidatos e adversários disputam a construção e a desconstrução das imagens públicas a cada instante. Em um cenário eleitoral altamente competitivo, o marketing político busca construir uma imagem favorável dos candidatos na opinião pública. Para isso, são utilizados diversos recursos. Dentre eles, a assessoria de imprensa se destaca ao promover o uso de veículos de comunicação de massa de forma sistemática, uma vez que esse é um instrumento poderoso para atingir o sucesso em um pleito. O presente estudo se propôs a analisar como o candidato a governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg utilizou a assessoria de imprensa como ferramenta de marketing político para desenvolver uma imagem pública positiva, nas eleições de 2014. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe expansion of the media, the cultural convergence and the immediacy of information demonstrate a new social context in Brazil and the world. In turn, politics and the manner to produce this have changed. Politics in the sense of power struggle occurs in a force field in which candidates and opponents dispute the construction and deconstruction of their public images in each instant. In a highly competitive electoral scene, the political consulting seeks to build a favourable public image of candidates. To achieve this, several resources are used. Among them, the press agency has an important role due to promote the systematical use of mass media since this tool is powerful to achieve success in an election campaign. This study intends to analyse how the candidate Rodrigo Rollemberg used the press agency as a political consulting tool to develop a positive public image in the elections of 2014, for the government of the Distrito Federal.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2015-11-25T19:01:02Z No. of bitstreams: 1 2015_CarolyneMaryaneCardosoSantos.pdf: 1690813 bytes, checksum: c5eebcf3d65f9e2ac505988834bcd034 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2015-11-27T11:47:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_CarolyneMaryaneCardosoSantos.pdf: 1690813 bytes, checksum: c5eebcf3d65f9e2ac505988834bcd034 (MD5)Made available in DSpace on 2015-11-27T11:47:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_CarolyneMaryaneCardosoSantos.pdf: 1690813 bytes, checksum: c5eebcf3d65f9e2ac505988834bcd034 (MD5)Marketing políticoAssessoria de imprensaEleiçõesRollemberg, Rodrigo Sobral, 1959-Marketing político e assessoria de imprensa : o desenvolvimento da imagem pública do candidato Rodrigo Rollemberg, nas eleições de 2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2015-11-27T11:47:00Z2015-11-27T11:47:00Z2015-11-27T11:47:00Z2015-06info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2015_CarolyneMaryaneCardosoSantos.pdf2015_CarolyneMaryaneCardosoSantos.pdfapplication/pdf1690813http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11495/1/2015_CarolyneMaryaneCardosoSantos.pdfc5eebcf3d65f9e2ac505988834bcd034MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11495/2/license_url587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11495/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21267http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11495/4/license_rdf73e23c2acaaf13389e092bd813e3223dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1859http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11495/5/license.txt9dcde0dab037a5c1023025bd93539eedMD5510483/114952015-11-27 09:47:00.736oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712015-11-27T11:47Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Marketing político e assessoria de imprensa : o desenvolvimento da imagem pública do candidato Rodrigo Rollemberg, nas eleições de 2014 |
title |
Marketing político e assessoria de imprensa : o desenvolvimento da imagem pública do candidato Rodrigo Rollemberg, nas eleições de 2014 |
spellingShingle |
Marketing político e assessoria de imprensa : o desenvolvimento da imagem pública do candidato Rodrigo Rollemberg, nas eleições de 2014 Santos, Carolyne Maryane Cardoso Marketing político Assessoria de imprensa Eleições Rollemberg, Rodrigo Sobral, 1959- |
title_short |
Marketing político e assessoria de imprensa : o desenvolvimento da imagem pública do candidato Rodrigo Rollemberg, nas eleições de 2014 |
title_full |
Marketing político e assessoria de imprensa : o desenvolvimento da imagem pública do candidato Rodrigo Rollemberg, nas eleições de 2014 |
title_fullStr |
Marketing político e assessoria de imprensa : o desenvolvimento da imagem pública do candidato Rodrigo Rollemberg, nas eleições de 2014 |
title_full_unstemmed |
Marketing político e assessoria de imprensa : o desenvolvimento da imagem pública do candidato Rodrigo Rollemberg, nas eleições de 2014 |
title_sort |
Marketing político e assessoria de imprensa : o desenvolvimento da imagem pública do candidato Rodrigo Rollemberg, nas eleições de 2014 |
author |
Santos, Carolyne Maryane Cardoso |
author_facet |
Santos, Carolyne Maryane Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Carolyne Maryane Cardoso |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dantas, Edmundo Brandão |
contributor_str_mv |
Dantas, Edmundo Brandão |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Marketing político Assessoria de imprensa Eleições Rollemberg, Rodrigo Sobral, 1959- |
topic |
Marketing político Assessoria de imprensa Eleições Rollemberg, Rodrigo Sobral, 1959- |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2015. |
publishDate |
2015 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2015-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-11-27T11:47:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-11-27T11:47:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-11-27T11:47:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Carolyne Maryane Cardoso. Marketing político e assessoria de imprensa: o desenvolvimento da imagem pública do candidato Rodrigo Rollemberg, nas eleições de 2014. 2015. 117 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/11495 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Carolyne Maryane Cardoso. Marketing político e assessoria de imprensa: o desenvolvimento da imagem pública do candidato Rodrigo Rollemberg, nas eleições de 2014. 2015. 117 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/11495 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11495/1/2015_CarolyneMaryaneCardosoSantos.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11495/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11495/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11495/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11495/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c5eebcf3d65f9e2ac505988834bcd034 587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 73e23c2acaaf13389e092bd813e3223d 9dcde0dab037a5c1023025bd93539eed |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907858228510720 |