Marketing político e assessoria de imprensa : o desenvolvimento da imagem pública do candidato Rodrigo Rollemberg, nas eleições de 2014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Carolyne Maryane Cardoso
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/11495
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2015.
id UNB-2_921da0eea4089c29bce4b17f54b6685e
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/11495
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Santos, Carolyne Maryane CardosoDantas, Edmundo BrandãoSANTOS, Carolyne Maryane Cardoso. Marketing político e assessoria de imprensa: o desenvolvimento da imagem pública do candidato Rodrigo Rollemberg, nas eleições de 2014. 2015. 117 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/11495Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2015.A expansão dos meios de comunicação, a cultura da convergência e a instantaneidade das informações revelam um novo contexto social no Brasil e no mundo. Por sua vez, a política e o modo de fazê-la foram alterados. A política como uma luta pelo poder, acontece em um campo de forças, no qual candidatos e adversários disputam a construção e a desconstrução das imagens públicas a cada instante. Em um cenário eleitoral altamente competitivo, o marketing político busca construir uma imagem favorável dos candidatos na opinião pública. Para isso, são utilizados diversos recursos. Dentre eles, a assessoria de imprensa se destaca ao promover o uso de veículos de comunicação de massa de forma sistemática, uma vez que esse é um instrumento poderoso para atingir o sucesso em um pleito. O presente estudo se propôs a analisar como o candidato a governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg utilizou a assessoria de imprensa como ferramenta de marketing político para desenvolver uma imagem pública positiva, nas eleições de 2014. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe expansion of the media, the cultural convergence and the immediacy of information demonstrate a new social context in Brazil and the world. In turn, politics and the manner to produce this have changed. Politics in the sense of power struggle occurs in a force field in which candidates and opponents dispute the construction and deconstruction of their public images in each instant. In a highly competitive electoral scene, the political consulting seeks to build a favourable public image of candidates. To achieve this, several resources are used. Among them, the press agency has an important role due to promote the systematical use of mass media since this tool is powerful to achieve success in an election campaign. This study intends to analyse how the candidate Rodrigo Rollemberg used the press agency as a political consulting tool to develop a positive public image in the elections of 2014, for the government of the Distrito Federal.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2015-11-25T19:01:02Z No. of bitstreams: 1 2015_CarolyneMaryaneCardosoSantos.pdf: 1690813 bytes, checksum: c5eebcf3d65f9e2ac505988834bcd034 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2015-11-27T11:47:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_CarolyneMaryaneCardosoSantos.pdf: 1690813 bytes, checksum: c5eebcf3d65f9e2ac505988834bcd034 (MD5)Made available in DSpace on 2015-11-27T11:47:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_CarolyneMaryaneCardosoSantos.pdf: 1690813 bytes, checksum: c5eebcf3d65f9e2ac505988834bcd034 (MD5)Marketing políticoAssessoria de imprensaEleiçõesRollemberg, Rodrigo Sobral, 1959-Marketing político e assessoria de imprensa : o desenvolvimento da imagem pública do candidato Rodrigo Rollemberg, nas eleições de 2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2015-11-27T11:47:00Z2015-11-27T11:47:00Z2015-11-27T11:47:00Z2015-06info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2015_CarolyneMaryaneCardosoSantos.pdf2015_CarolyneMaryaneCardosoSantos.pdfapplication/pdf1690813http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11495/1/2015_CarolyneMaryaneCardosoSantos.pdfc5eebcf3d65f9e2ac505988834bcd034MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11495/2/license_url587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11495/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21267http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11495/4/license_rdf73e23c2acaaf13389e092bd813e3223dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1859http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11495/5/license.txt9dcde0dab037a5c1023025bd93539eedMD5510483/114952015-11-27 09:47:00.736oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712015-11-27T11:47Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Marketing político e assessoria de imprensa : o desenvolvimento da imagem pública do candidato Rodrigo Rollemberg, nas eleições de 2014
title Marketing político e assessoria de imprensa : o desenvolvimento da imagem pública do candidato Rodrigo Rollemberg, nas eleições de 2014
spellingShingle Marketing político e assessoria de imprensa : o desenvolvimento da imagem pública do candidato Rodrigo Rollemberg, nas eleições de 2014
Santos, Carolyne Maryane Cardoso
Marketing político
Assessoria de imprensa
Eleições
Rollemberg, Rodrigo Sobral, 1959-
title_short Marketing político e assessoria de imprensa : o desenvolvimento da imagem pública do candidato Rodrigo Rollemberg, nas eleições de 2014
title_full Marketing político e assessoria de imprensa : o desenvolvimento da imagem pública do candidato Rodrigo Rollemberg, nas eleições de 2014
title_fullStr Marketing político e assessoria de imprensa : o desenvolvimento da imagem pública do candidato Rodrigo Rollemberg, nas eleições de 2014
title_full_unstemmed Marketing político e assessoria de imprensa : o desenvolvimento da imagem pública do candidato Rodrigo Rollemberg, nas eleições de 2014
title_sort Marketing político e assessoria de imprensa : o desenvolvimento da imagem pública do candidato Rodrigo Rollemberg, nas eleições de 2014
author Santos, Carolyne Maryane Cardoso
author_facet Santos, Carolyne Maryane Cardoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Carolyne Maryane Cardoso
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dantas, Edmundo Brandão
contributor_str_mv Dantas, Edmundo Brandão
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Marketing político
Assessoria de imprensa
Eleições
Rollemberg, Rodrigo Sobral, 1959-
topic Marketing político
Assessoria de imprensa
Eleições
Rollemberg, Rodrigo Sobral, 1959-
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2015.
publishDate 2015
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2015-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-27T11:47:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-11-27T11:47:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-11-27T11:47:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Carolyne Maryane Cardoso. Marketing político e assessoria de imprensa: o desenvolvimento da imagem pública do candidato Rodrigo Rollemberg, nas eleições de 2014. 2015. 117 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/11495
identifier_str_mv SANTOS, Carolyne Maryane Cardoso. Marketing político e assessoria de imprensa: o desenvolvimento da imagem pública do candidato Rodrigo Rollemberg, nas eleições de 2014. 2015. 117 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/11495
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11495/1/2015_CarolyneMaryaneCardosoSantos.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11495/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11495/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11495/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11495/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c5eebcf3d65f9e2ac505988834bcd034
587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
73e23c2acaaf13389e092bd813e3223d
9dcde0dab037a5c1023025bd93539eed
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907858228510720