De cofrinho a monstrinho : um estudo de caso sobre o brinde poupançudo da CAIXA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marchesoni, Cláudia Noemi Salgado de Moraes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/4241
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação Social, Departamento de Audiovisual e Publicidade, 2012.
id UNB-2_9665a2cafa2de94ece286728dbb3b2d2
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/4241
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Marchesoni, Cláudia Noemi Salgado de MoraesMachado, Fabíola Orlando CalazansMARCHESONI, Cláudia Noemi Salgado de Moraes. De cofrinho a monstrinho: um estudo de caso sobre o brinde poupançudo da CAIXA. 2012. 139 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://bdm.unb.br/handle/10483/4241Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação Social, Departamento de Audiovisual e Publicidade, 2012.O presente trabalho consiste em um estudo de caso que verifica como se deu a transição dos cofres para os monstros, na tradição da Caixa Econômica Federal de distribuir aos poupadores brindes, tendo como embasamento teórico a Estética, a Cultura da Mídia, o Imaginário, a dádiva, o Comportamento do Consumidor e o Marketing Promocional. No campo da Estética são analisadas as categorias do feio e do grotesco e sua relação com o Poupançudo. Na Cultura da Mídia e no Imaginário, são estudadas as condições da cultura contemporânea e dos símbolos que dão sustentação à adoção do monstro como brinde por uma instituição financeira com cento e cinquenta e um anos de existência. Os estudos sobre a dádiva e o Comportamento do Consumidor buscam identificar o motivo pelo qual as pessoas se dão presentes e por que uma empresa se utiliza deste costume social para fornecer brindes a seus clientes. O Marketing Promocional leva à verificação das vantagens do uso do brinde como técnica de Promoção de vendas. À luz destes conceitos, o estudo de caso sobre os Poupançudos identifica os fatores que levaram a CAIXA a adotar a Estética do monstro na campanha dos Poupançudos, bem como seus resultados alcançados. ________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis work is a case study that verifies how the Brazilian financial institution Caixa Econômica Federal changed the tradition of distributing promotional gifts to savings accounts owners, giving them “monsters boxes” instead of money boxes. The theoretical framework includes Esthetics, Media Culture, the Imaginary, the Gift of Marcel Mauss, Consumer behavior and Promotional Marketing. In Esthetics, it is analyzed the esthetic categories of the ugly and the grotesque and their relation with the promotional gift Poupançudo. In Media Culture and Imaginary, the conditions of contemporary culture and symbols are reviewed, in order to support the monster adoption as a promotional gift by a 151 year-old financial institution. The studies about the Gift of Marcel Mauss and Consumer behavior attempt to identify why people exchange gifts and the reason a company uses this social behavior as a source for a promotional gift. The Promotional Marketing is important to this research because it allows verifying the advantages of using promotional gifts as a marketing tool to promote sales. All these concepts linked, the case study about the Poupançudos attempts to identify the reasons that made Caixa Econômica Federal adopt the monster Esthetics and the results of the advertising campaign.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2012-12-10T21:50:08Z No. of bitstreams: 1 2012_ClaudiaNoemiSalgadodeMoraesMarchesoni.pdf: 3325763 bytes, checksum: 09ac16347d264c29584a134049327722 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2013-01-04T12:03:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_ClaudiaNoemiSalgadodeMoraesMarchesoni.pdf: 3325763 bytes, checksum: 09ac16347d264c29584a134049327722 (MD5)Made available in DSpace on 2013-01-04T12:03:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012_ClaudiaNoemiSalgadodeMoraesMarchesoni.pdf: 3325763 bytes, checksum: 09ac16347d264c29584a134049327722 (MD5)Marketing promocionalComunicação em marketingComportamento do consumidorCaixa Econômica FederalDe cofrinho a monstrinho : um estudo de caso sobre o brinde poupançudo da CAIXAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2013-01-04T12:03:09Z2013-01-04T12:03:09Z2013-01-04T12:03:09Z2012-10-02info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2012_ClaudiaNoemiSalgadodeMoraesMarchesoni.pdf2012_ClaudiaNoemiSalgadodeMoraesMarchesoni.pdfapplication/pdf3325763http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4241/1/2012_ClaudiaNoemiSalgadodeMoraesMarchesoni.pdf09ac16347d264c29584a134049327722MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4241/2/license_url7f64630c1606d5367bf6ead08376a066MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4241/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21658http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4241/4/license_rdf01bdef39dd2201d7d3514cfb6f65ed5dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1840http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4241/5/license.txte5f4170803d5b029ff439cce67761af6MD5510483/42412013-01-04 10:03:09.64oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712013-01-04T12:03:09Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv De cofrinho a monstrinho : um estudo de caso sobre o brinde poupançudo da CAIXA
title De cofrinho a monstrinho : um estudo de caso sobre o brinde poupançudo da CAIXA
spellingShingle De cofrinho a monstrinho : um estudo de caso sobre o brinde poupançudo da CAIXA
Marchesoni, Cláudia Noemi Salgado de Moraes
Marketing promocional
Comunicação em marketing
Comportamento do consumidor
Caixa Econômica Federal
title_short De cofrinho a monstrinho : um estudo de caso sobre o brinde poupançudo da CAIXA
title_full De cofrinho a monstrinho : um estudo de caso sobre o brinde poupançudo da CAIXA
title_fullStr De cofrinho a monstrinho : um estudo de caso sobre o brinde poupançudo da CAIXA
title_full_unstemmed De cofrinho a monstrinho : um estudo de caso sobre o brinde poupançudo da CAIXA
title_sort De cofrinho a monstrinho : um estudo de caso sobre o brinde poupançudo da CAIXA
author Marchesoni, Cláudia Noemi Salgado de Moraes
author_facet Marchesoni, Cláudia Noemi Salgado de Moraes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marchesoni, Cláudia Noemi Salgado de Moraes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Fabíola Orlando Calazans
contributor_str_mv Machado, Fabíola Orlando Calazans
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Marketing promocional
Comunicação em marketing
Comportamento do consumidor
Caixa Econômica Federal
topic Marketing promocional
Comunicação em marketing
Comportamento do consumidor
Caixa Econômica Federal
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação Social, Departamento de Audiovisual e Publicidade, 2012.
publishDate 2012
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2012-10-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-01-04T12:03:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-01-04T12:03:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-01-04T12:03:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARCHESONI, Cláudia Noemi Salgado de Moraes. De cofrinho a monstrinho: um estudo de caso sobre o brinde poupançudo da CAIXA. 2012. 139 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/4241
identifier_str_mv MARCHESONI, Cláudia Noemi Salgado de Moraes. De cofrinho a monstrinho: um estudo de caso sobre o brinde poupançudo da CAIXA. 2012. 139 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/4241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4241/1/2012_ClaudiaNoemiSalgadodeMoraesMarchesoni.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4241/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4241/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4241/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4241/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 09ac16347d264c29584a134049327722
7f64630c1606d5367bf6ead08376a066
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
01bdef39dd2201d7d3514cfb6f65ed5d
e5f4170803d5b029ff439cce67761af6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492901362925568