Princípios da técnica do treinamento psicofísico no processo criativo da personagem Sônia no filme o O Ouro, O Ladrão e Sua Família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bianca Ludgero Lima da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/25183
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2018.
id UNB-2_96e0fdb30a0d01b2403ab9ce4aff2f9b
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/25183
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Silva, Bianca Ludgero Lima daSilva, Soraia MariaSILVA, Bianca Ludgero Lima da. Princípios da técnica do treinamento psicofísico no processo criativo da personagem Sônia no filme o O Ouro, O Ladrão e Sua Família. 2018. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.https://bdm.unb.br/handle/10483/25183Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2018.O presente estudo teve por objetivo expor minhas experiências vivenciadas na graduação relacionadas com o método de teatro psicofísico do encenador polonês Jerzy Grotowski, metodologia denominada Teatro Pobre. Tive acesso a esse meio de trabalho através do projeto de extensão e ação contínua NUTRA (Núcleo de Trabalho do Ator), vinculado ao Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Universidade de Brasília, ministrado pelos então mestrandos Paula Sallas e João Porto Dias e coordenado pela professora Doutora Rita de Almeida Castro. Dentro desse projeto foi possível me desenvolver como atriz fazendo uso de técnicas de treinamentos psicofísicos com base nos teatros antigos indianos, japoneses e helênicos, onde a dança e a pantomima dos rituais teatrais eram o núcleo de criação artística do ser humano, sendo o corpo criador de tudo. Por ter experimentado esse caminho psicofísico durante quase toda a minha graduação, inclusive, no processo criativo da minha personagem Sônia no filme O Ouro, O Ladrão E Sua Família – projeto resultante das disciplinas Diplomação I e II –, trago minha experiência nesse filme, relatando como foi levar os princípios do treinamento para o set de filmagens. Relaciono este trabalho também com outro processo criativo onde fiz uso do treinamento como pesquisa, denominado Canoa de Encantos – projeto aprovado pelo Fundo de Apoio a Cultura do Distrito Federal, onde trabalhei em conjunto com o NUTRA. Têm-se aqui referências bibliográficas como o próprio Jerzy Grotowski e outros artistas, que também utilizaram e utilizam sua metodologia, como, por exemplo, Luíz Otávio Burnier, fundador do LUME (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP). Buscaram-se reflexões sobre a adaptação do método grotowskiano no cinema, dialogando principalmente com minha trajetória no NUTRA e também trazendo observações sobre o hibridismo de linguagens no desenvolvimento do filme nas disciplinas Diplomação I e Diplomação II no Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Universidade de Brasília.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolinebotelhoteixeira@gmail.com) on 2020-06-01T22:31:35Z No. of bitstreams: 1 2018_BiancaLudgeroLimaDaSilva_tcc.pdf: 669410 bytes, checksum: 8dbfece521f46b9f3a8d52f1222e578a (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2020-07-30T13:57:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2018_BiancaLudgeroLimaDaSilva_tcc.pdf: 669410 bytes, checksum: 8dbfece521f46b9f3a8d52f1222e578a (MD5)Made available in DSpace on 2020-07-30T13:57:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018_BiancaLudgeroLimaDaSilva_tcc.pdf: 669410 bytes, checksum: 8dbfece521f46b9f3a8d52f1222e578a (MD5)The purpose of this study was to present my undergraduate experiences related to the psychophysical theater method of the Polish director Jerzy Grotowski, a methodology called Teatro Pobre. I had access to this means of work through the NUTRA project and continuous action, linked to the Department of Performing Arts of the Institute of Arts of the University of Brasilia, taught by the masters Paula Sallas and João Porto Dias and coordinated by Professor Rita de Almeida Castro. Within this project it was possible to develop myself as an actress using psychophysical training techniques based on the ancient Indian, Japanese and Hellenic theaters, where the dance and pantomime of theatrical rituals were the nucleus of artistic creation of the human being, being the creator body of everything. For having experienced this psychophysical pathway for almost all of my graduation, including in the creative process of my character Sonia in the film The Gold, The Thief and His Family – a project resulting from the Diplomacy I and II disciplines - I bring my experience in this film, as it was to take the principles of training to the set of filming. I relate this work also with another creative process where I used the training as a research, called Canoa de Encantos – a project approved by the Fund of Support to Culture of the Federal District, where I worked together with NUTRA. Bibliographical references such as Jerzy Grotowski and other artists have also been used and used, such as Luíz Otávio Burnier, founder of LUME (Interdisciplinary Nucleus of Theatrical Research of the State University of Campinas – UNICAMP). Reflections on the adaptation of the Grotowskian method in the cinema were discussed, mainly with my NUTRA trajectory and also with observations on the hybridization of languages in the development of the film in the disciplines Diplomation I and Diplomation II in the Department of Performing Arts of the Institute of Arts of the University of Brasilia.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar meu trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessInteração - psicologia/teatroAtores - treinamentoCinemaAtoresPersonagens - análise psicológicaPrincípios da técnica do treinamento psicofísico no processo criativo da personagem Sônia no filme o O Ouro, O Ladrão e Sua Famíliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-07-30T13:57:12Z2020-07-30T13:57:12Z2018porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25183/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2018_BiancaLudgeroLimaDaSilva_tcc.pdf2018_BiancaLudgeroLimaDaSilva_tcc.pdfapplication/pdf669410http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25183/1/2018_BiancaLudgeroLimaDaSilva_tcc.pdf8dbfece521f46b9f3a8d52f1222e578aMD5110483/251832020-07-30 10:57:12.629oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-07-30T13:57:12Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Princípios da técnica do treinamento psicofísico no processo criativo da personagem Sônia no filme o O Ouro, O Ladrão e Sua Família
title Princípios da técnica do treinamento psicofísico no processo criativo da personagem Sônia no filme o O Ouro, O Ladrão e Sua Família
spellingShingle Princípios da técnica do treinamento psicofísico no processo criativo da personagem Sônia no filme o O Ouro, O Ladrão e Sua Família
Silva, Bianca Ludgero Lima da
Interação - psicologia/teatro
Atores - treinamento
Cinema
Atores
Personagens - análise psicológica
title_short Princípios da técnica do treinamento psicofísico no processo criativo da personagem Sônia no filme o O Ouro, O Ladrão e Sua Família
title_full Princípios da técnica do treinamento psicofísico no processo criativo da personagem Sônia no filme o O Ouro, O Ladrão e Sua Família
title_fullStr Princípios da técnica do treinamento psicofísico no processo criativo da personagem Sônia no filme o O Ouro, O Ladrão e Sua Família
title_full_unstemmed Princípios da técnica do treinamento psicofísico no processo criativo da personagem Sônia no filme o O Ouro, O Ladrão e Sua Família
title_sort Princípios da técnica do treinamento psicofísico no processo criativo da personagem Sônia no filme o O Ouro, O Ladrão e Sua Família
author Silva, Bianca Ludgero Lima da
author_facet Silva, Bianca Ludgero Lima da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Bianca Ludgero Lima da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Soraia Maria
contributor_str_mv Silva, Soraia Maria
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Interação - psicologia/teatro
Atores - treinamento
Cinema
Atores
Personagens - análise psicológica
topic Interação - psicologia/teatro
Atores - treinamento
Cinema
Atores
Personagens - análise psicológica
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2018.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-30T13:57:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-30T13:57:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Bianca Ludgero Lima da. Princípios da técnica do treinamento psicofísico no processo criativo da personagem Sônia no filme o O Ouro, O Ladrão e Sua Família. 2018. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/25183
identifier_str_mv SILVA, Bianca Ludgero Lima da. Princípios da técnica do treinamento psicofísico no processo criativo da personagem Sônia no filme o O Ouro, O Ladrão e Sua Família. 2018. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/25183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25183/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25183/1/2018_BiancaLudgeroLimaDaSilva_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
8dbfece521f46b9f3a8d52f1222e578a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813908010654760960