Repensando a revisão textual em textos publicitários multimodais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mariana Ribeiro dos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/7198
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2013.
id UNB-2_97904a3220093dfd66f157f1b8eb40a6
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/7198
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Santos, Mariana Ribeiro dosSilva, Francisca Cordélia Oliveira daSANTOS, Mariana Ribeiro dos. Repensando a revisão textual em textos publicitários multimodais. 2013. 48 f., il. Monografia (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://bdm.unb.br/handle/10483/7198Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2013.A atividade de Revisão Textual, um dos possíveis campos de atuação profissional para o graduado em Letras, vem ganhando espaço no mercado em geral e no publicitário, em especial. Pouco é sabido acerca do processo de revisão neste último. O fato se deve essencialmente à Revisão Textual – cujo objeto são os textos produzidos nos discursos –, estar tradicionalmente arraigada ao discurso verbal na modalidade escrita, desconsiderando o caráter multissemiótico da comunicação, que produz textos multimodais, os quais compõem e constroem o discurso publicitário. Este trabalho objetiva evidenciar a importância de se considerar, na revisão textual, o cenário multissemiótico comunicatório, além de reconhecer os atores, os mecanismos, os processos e os produtos envolvidos na comunicação que constroem o significado, e não apenas o produto, com vistas a alcançar uma Revisão de Textos mais efetiva, reflexiva e crítica. Para tanto, são feitas análises de anúncios publicitários, baseando-se em teoria e metodologia fornecidas pela Análise do Discurso Crítica (ADC), Multimodalidade e Gramática Visual, a fim de apontar caminhos de reflexão ao revisor de textos. ___________________________________________________________________________ ABSTRACTThe Recension occupation, one of the possible professional acting fields for a Languages/Literature graduate, has increased importance in the general and – specially – advertising labour market. Little is known about the reviewing process on the latter one. That is essentially due to Recension – whose targets are produced texts in speeches – has traditionally been rooted in the verbal discourse in the written modality disregarding the multisemiotic aspect of communication which produces multimodal texts that comprise and build the advertising discourse. This present paper aims to evince the importance of considering, in textual review, the communicating multisemiotic scenario in addition to recognizing the actors, mechanisms, processes and products involved that build meaning in the communication, and not just the product, in order to achieve a more effective, reflective and critical Recension. Therefore, commercials analysis are made based on theory and methodology provided by Critical Discourse Analysis (CDA), Multimodality and Visual Grammar in order to point out ways of reflection to the text reviewer.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2014-03-12T01:25:41Z No. of bitstreams: 1 2013_MarianaRibeiroDosSantos.pdf: 644853 bytes, checksum: a73056a0574e05ff41266b9fbf9cc304 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2014-03-12T15:36:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_MarianaRibeiroDosSantos.pdf: 644853 bytes, checksum: a73056a0574e05ff41266b9fbf9cc304 (MD5)Made available in DSpace on 2014-03-12T15:36:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_MarianaRibeiroDosSantos.pdf: 644853 bytes, checksum: a73056a0574e05ff41266b9fbf9cc304 (MD5)Revisão de textosAnálise do Discurso Crítica (ADC)PropagandaRepensando a revisão textual em textos publicitários multimodaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2014-03-12T15:36:17Z2014-03-12T15:36:17Z2014-03-12T15:36:17Z2013info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2013_MarianaRibeiroDosSantos.pdf2013_MarianaRibeiroDosSantos.pdfapplication/pdf644853http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7198/1/2013_MarianaRibeiroDosSantos.pdfa73056a0574e05ff41266b9fbf9cc304MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7198/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7198/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23148http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7198/4/license_rdf9da0b6dfac957114c6a7714714b86306MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1840http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7198/5/license.txt7899ad3b0e22bfbaac2abe397175884dMD5510483/71982016-01-21 08:53:39.994oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712016-01-21T10:53:39Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Repensando a revisão textual em textos publicitários multimodais
title Repensando a revisão textual em textos publicitários multimodais
spellingShingle Repensando a revisão textual em textos publicitários multimodais
Santos, Mariana Ribeiro dos
Revisão de textos
Análise do Discurso Crítica (ADC)
Propaganda
title_short Repensando a revisão textual em textos publicitários multimodais
title_full Repensando a revisão textual em textos publicitários multimodais
title_fullStr Repensando a revisão textual em textos publicitários multimodais
title_full_unstemmed Repensando a revisão textual em textos publicitários multimodais
title_sort Repensando a revisão textual em textos publicitários multimodais
author Santos, Mariana Ribeiro dos
author_facet Santos, Mariana Ribeiro dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Mariana Ribeiro dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Francisca Cordélia Oliveira da
contributor_str_mv Silva, Francisca Cordélia Oliveira da
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Revisão de textos
Análise do Discurso Crítica (ADC)
Propaganda
topic Revisão de textos
Análise do Discurso Crítica (ADC)
Propaganda
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2013.
publishDate 2013
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-12T15:36:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-03-12T15:36:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-03-12T15:36:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Mariana Ribeiro dos. Repensando a revisão textual em textos publicitários multimodais. 2013. 48 f., il. Monografia (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/7198
identifier_str_mv SANTOS, Mariana Ribeiro dos. Repensando a revisão textual em textos publicitários multimodais. 2013. 48 f., il. Monografia (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/7198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7198/1/2013_MarianaRibeiroDosSantos.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7198/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7198/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7198/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7198/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a73056a0574e05ff41266b9fbf9cc304
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
9da0b6dfac957114c6a7714714b86306
7899ad3b0e22bfbaac2abe397175884d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492930177794048