A representação do cangaço no filme “O cangaceiro”, de Lima Barreto : apontamentos de uma leitura historiográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matias, Douglas Albuquerque Brasil
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/21701
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2018.
id UNB-2_996ef97427b556cb743b1ce20f23d8b0
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/21701
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Matias, Douglas Albuquerque BrasilKlemi, Albene Miriam MenezesMATIAS, Douglas Albuquerque Brasil. A representação do cangaço no filme “O cangaceiro”, de Lima Barreto: apontamentos de uma leitura historiográfica. 2018. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://bdm.unb.br/handle/10483/21701Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2018.O presente artigo tem como proposta realizar um exercício de análise historiográfica sobre o cangaço na seara da filmografia, precisamente sobre sua representação no filme “O Cangaceiro”, de Lima Barreto, datado de 1953 e marco na historiografia do cinema brasileiro sobre esse gênero cinematográfico. Para concretizar essa intenção, foram realizadas uma pesquisa bibliográfica e uma análise do filme em foco. A base conceitual e de conteúdo sobre o cangaço buscou lastro nos ensinamentos de autores como Rui Facó (1963), Maria Isaura de Queiroz (1986), Eric Hobsbawm (1976), Bernardo Pericás (2010) e Billy Chandler (1981). Sobre o cinema como objeto de estudo e fonte histórica ancorou-se, principalmente, nos postulados de Marc Ferro (1975), Robert Rosenstone (2015) e de Marcos Napolitano (2008). Valeu-se, também, das reflexões de Cornelius Castoriadis (1986) sobre representação - o real, significante, e suas relações com os seus significados, representações, significações. Conclui-se que, apesar de algumas licenças poéticas que saltam aos olhos, como o cenário de far west para representar o sertão nordestino e empregadas junto aos cangaceiros, Victor Lima Barreto, produtor e roteirista, produziu uma obra que mostrou de forma aproximada a realidade de como o cangaço tratava os seus opositores e, principalmente, como a hierarquia estava construída no sertão nordestino.Submitted by Graziela Gomes (grazielabarrosgomes@gmail.com) on 2019-03-28T13:37:35Z No. of bitstreams: 1 2018_DouglasAlbuquerqueBrasilMatias_tcc.pdf: 603958 bytes, checksum: 63844609e324f3dc35f5e039722de5aa (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2019-04-01T13:18:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2018_DouglasAlbuquerqueBrasilMatias_tcc.pdf: 603958 bytes, checksum: 63844609e324f3dc35f5e039722de5aa (MD5)Made available in DSpace on 2019-04-01T13:18:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018_DouglasAlbuquerqueBrasilMatias_tcc.pdf: 603958 bytes, checksum: 63844609e324f3dc35f5e039722de5aa (MD5)CangaçoHistoriografiaCinema - aspectos sociaisA representação do cangaço no filme “O cangaceiro”, de Lima Barreto : apontamentos de uma leitura historiográficainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2019-04-01T13:18:33Z2019-04-01T13:18:33Z2018-12-10info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2018_DouglasAlbuquerqueBrasilMatias_tcc.pdf2018_DouglasAlbuquerqueBrasilMatias_tcc.pdfapplication/pdf636123http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/21701/3/2018_DouglasAlbuquerqueBrasilMatias_tcc.pdfa71e2d2c135bf0859356c4e54b027bb1MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/21701/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD5210483/217012019-04-01 10:19:25.088oai:bdm.unb.br:10483/21701w4kgbmVjZXNzw6FyaW8gY29uY29yZGFyIGNvbSBhIGxpY2Vuw6dhIGRlIGRpc3RyaWJ1acOnw6NvIG7Do28tZXhjbHVzaXZhLAphbnRlcyBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gcG9zc2EgYXBhcmVjZXIgbmEgQmlibGlvdGVjYSBEaWdpdGFsIGRhIFByb2R1w6fDo28gCkRpc2NlbnRlIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEuIFBvciBmYXZvciwgbGVpYSBhCmxpY2Vuw6dhIGF0ZW50YW1lbnRlLiBDYXNvIG5lY2Vzc2l0ZSBkZSBhbGd1bSBlc2NsYXJlY2ltZW50byBlbnRyZSBlbQpjb250YXRvIGF0cmF2w6lzIGRlOiBiZG1AYmNlLnVuYi5iciBvdSAzMTA3LTI2ODcuCgpMSUNFTsOHQSBERSBESVNUUklCVUnDh8ODTyBOw4NPLUVYQ0xVU0lWQQoKQW8gYXNzaW5hciBlIGVudHJlZ2FyIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIG8vYSBTci4vU3JhLiAoYXV0b3Igb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zCmRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKToKCmEpIENvbmNlZGUgw6AgVW5pdmVyc2lkYWRlIGRlIEJyYXPDrWxpYSBvIGRpcmVpdG8gbsOjby1leGNsdXNpdm8gZGUKcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGNvbXVuaWNhciBlL291CmRpc3RyaWJ1aXIgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3Vtby9hYnN0cmFjdCkgZW0KZm9ybWF0byBkaWdpdGFsIG91IGltcHJlc3NvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpby4KCmIpIERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUKZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYQp0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2UsIHRhbnRvIHF1YW50byBsaGUgw6kKcG9zc8OtdmVsIHNhYmVyLCBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBwZXNzb2Egb3UgZW50aWRhZGUuCgpjKSBTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSBjb250w6ltIG1hdGVyaWFsIGRvIHF1YWwgbsOjbyBkZXTDqW0gb3MKZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IsIGRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGRvIGRldGVudG9yIGRvcwpkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBwYXJhIGNvbmNlZGVyIMOgIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEgb3MgZGlyZWl0b3MKcmVxdWVyaWRvcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBjdWpvcyBkaXJlaXRvcyBzw6NvIGRlCnRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIG91CmNvbnRlw7pkbyBkbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUuCgpTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBiYXNlYWRvIGVtIHRyYWJhbGhvIGZpbmFuY2lhZG8gb3UgYXBvaWFkbwpwb3Igb3V0cmEgaW5zdGl0dWnDp8OjbyBxdWUgbsOjbyBhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEsIGRlY2xhcmEgcXVlCmN1bXByaXUgcXVhaXNxdWVyIG9icmlnYcOnw7VlcyBleGlnaWRhcyBwZWxvIHJlc3BlY3Rpdm8gY29udHJhdG8gb3UKYWNvcmRvLgoKQSBVbml2ZXJzaWRhZGUgZGUgQnJhc8OtbGlhIGlkZW50aWZpY2Fyw6EgY2xhcmFtZW50ZSBvKHMpIHNldSAocykgbm9tZSAocykKY29tbyBvIChzKSBhdXRvciAoZXMpIG91IGRldGVudG9yIChlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRvIGRvY3VtZW50bwplbnRyZWd1ZSwgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBwYXJhIGFsw6ltIGRhcyBwZXJtaXRpZGFzIHBvcgplc3RhIGxpY2Vuw6dhLgo=Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712019-04-01T13:19:25Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A representação do cangaço no filme “O cangaceiro”, de Lima Barreto : apontamentos de uma leitura historiográfica
title A representação do cangaço no filme “O cangaceiro”, de Lima Barreto : apontamentos de uma leitura historiográfica
spellingShingle A representação do cangaço no filme “O cangaceiro”, de Lima Barreto : apontamentos de uma leitura historiográfica
Matias, Douglas Albuquerque Brasil
Cangaço
Historiografia
Cinema - aspectos sociais
title_short A representação do cangaço no filme “O cangaceiro”, de Lima Barreto : apontamentos de uma leitura historiográfica
title_full A representação do cangaço no filme “O cangaceiro”, de Lima Barreto : apontamentos de uma leitura historiográfica
title_fullStr A representação do cangaço no filme “O cangaceiro”, de Lima Barreto : apontamentos de uma leitura historiográfica
title_full_unstemmed A representação do cangaço no filme “O cangaceiro”, de Lima Barreto : apontamentos de uma leitura historiográfica
title_sort A representação do cangaço no filme “O cangaceiro”, de Lima Barreto : apontamentos de uma leitura historiográfica
author Matias, Douglas Albuquerque Brasil
author_facet Matias, Douglas Albuquerque Brasil
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matias, Douglas Albuquerque Brasil
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Klemi, Albene Miriam Menezes
contributor_str_mv Klemi, Albene Miriam Menezes
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Cangaço
Historiografia
Cinema - aspectos sociais
topic Cangaço
Historiografia
Cinema - aspectos sociais
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2018.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018-12-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-01T13:18:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-04-01T13:18:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MATIAS, Douglas Albuquerque Brasil. A representação do cangaço no filme “O cangaceiro”, de Lima Barreto: apontamentos de uma leitura historiográfica. 2018. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/21701
identifier_str_mv MATIAS, Douglas Albuquerque Brasil. A representação do cangaço no filme “O cangaceiro”, de Lima Barreto: apontamentos de uma leitura historiográfica. 2018. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/21701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/21701/3/2018_DouglasAlbuquerqueBrasilMatias_tcc.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/21701/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a71e2d2c135bf0859356c4e54b027bb1
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493079517036544