Conhecimentos, atitudes e práticas relacionados ao treinamento esfincteriano : estudo com professores de instituições públicas de educação infantil de Brasília
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
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Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2015. |
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Souza, Bruna Marcela Lima deSilveira, Aline OliveiraMartins, GiseleSOUZA, Bruna Marcela Lima de. Conhecimentos, atitudes e práticas relacionados ao treinamento esfincteriano: estudo com professores de instituições públicas de educação infantil de Brasília. 2015. [17] f., il. Monografia (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/10675Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2015.Introdução: As Instituições de Educação Infantil são vistas como um importante cenário de aprendizagem, inclusive com impacto significativo na forma como as crianças aprendem e desenvolvem seus hábitos, incluindo os miccionais e intestinais. Por conta do papel singular que os educadores estão assumindo frente ao cuidado das crianças, buscou-se compreender como este marco desenvolvimental de aquisição da continência esfincteriana na infância está sendo percebido e conduzido neste cenário. Objetivo: Investigar os conhecimentos, atitudes e práticas dos professores relacionados ao treinamento esfincteriano em crianças de 1-5 anos de instituições públicas de Educação Infantil do Distrito Federal. Método: Estudo observacional, descritivo e transversal, do tipo inquérito de conhecimentos, atitudes e práticas (CAP). O estudo foi realizado com professores/educadores que atuam com crianças de 1 a 5 anos de idade em instituições públicas do Distrito Federal –17 Jardins de Infância e 1 Centro Educacional Infantil. Resultados: Foram entregues 170 questionários nas 18 instituições públicas de ensino infantil de Brasília, sendo 98 questionários foram devolvidos (taxa de resposta de 58,2%). A maioria dos professores (57%) já teve que conduzir o treinamento esfincteriano nas escolas. Quanto a técnica/estratégia empregada, 26,5% apontaram a imitação. Para 40% dos professores, aquisição do conhecimento sobre a técnica a ser adotada para conduzir o treinamento esfincteriano foi obtido por meio de conselhos. A maioria dos professores (84,7%) relatou conversar com os pais ou cuidadores da criança quando ela urina com maior ou menor frequência que o normal. Entretanto, 53,1% dos professores não sabem dizer se existe uma frequência miccional normal. Mais da metade dos professores (62,2%) relataram nunca ter recebido informações sobre hábitos anormais de eliminação urinária e intestinal. Conclusão: Os professores têm um papel relevante na criação de hábitos saudáveis de eliminação, mas infelizmente desconhecem a temática. A grande parte dos respondentes soube conceituar o treinamento esfincteriano, porém pode-se observar que atitudes frente ao treinamento e práticas que indicam hábitos saudáveis são realizadas sem embasamentos científicos.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2015-07-20T19:07:48Z No. of bitstreams: 1 2015_BrunaMarcelaLimadeSouza.pdf: 356291 bytes, checksum: 4ceba4644f88cebb712f759a21544a51 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2015-07-20T19:07:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_BrunaMarcelaLimadeSouza.pdf: 356291 bytes, checksum: 4ceba4644f88cebb712f759a21544a51 (MD5)Made available in DSpace on 2015-07-20T19:07:57Z (GMT). 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