Diferenciação de produto e a inserção da Embraer no mercado de jatos executivos dos Estados Unidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Leonardo Igor Menezes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/18121
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2017.
id UNB-2_9d9532ab30ccbc9d0a99ab258b7c8cae
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/18121
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Santiago, Leonardo Igor MenezesCabello, Andrea FelippeSANTIAGO, Leonardo Igor Menezes. Diferenciação de produto e a inserção da Embraer no mercado de jatos executivos dos Estados Unidos. 2017. 26 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://bdm.unb.br/handle/10483/18121Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2017.Este trabalho tem como objetivo principal usar o conceito de diferenciação de produto, como apresentado por Krugman (1979), para explicar o desempenho das exportações brasileiras de aeronaves durante o período de 2005-2015, em especial no que tange à Embraer. Foram analisados dados sobre comércio e produção industrial dos maiores e principais fabricantes de jatos executivos, incluindo a Embraer, e como a empresa conseguiu se consolidar no mercado por estratégia de nicho de mercado. A conclusão que se chega é que empresas inseridas em mercados caracterizados por competição monopolística, como o caso da aviação, se utilizam da diferenciação de produto como estratégia de aumentar o volume de vendas e permanecer competitivo internacionalmente.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolineteixeira@bce.unb.br) on 2017-10-23T16:15:27Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_LeonardoIgorSantiago_tcc.pdf: 714352 bytes, checksum: a1afb2a2274722146b6cd788d141d716 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2017-10-31T14:06:04Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_LeonardoIgorSantiago_tcc.pdf: 714352 bytes, checksum: a1afb2a2274722146b6cd788d141d716 (MD5)Made available in DSpace on 2017-10-31T14:06:04Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_LeonardoIgorSantiago_tcc.pdf: 714352 bytes, checksum: a1afb2a2274722146b6cd788d141d716 (MD5)This monograf has the main purpose of taking the differentiated products concept, as shown by Krugman (1979), to explain the Brazilian airplane exports through the period of 2005 to 2015, specially concerning the Embraer exports. It was taken and analyzed data about trade and industry output from the main executive jets manufacturers, Embraer included, and how this firm was able to achieve gains by niche market strategy. The conclusion is that manufacturers inserted in monopolistic competition markets, like the aviation sector, use the differentiation of products as a strategy to raise the billings and keep competitive in a international environment.Comércio internacionalConcorrênciaExportaçãoImportaçãoAeronáutica comercialComércioComércio - estratégiasDiferenciação de produto e a inserção da Embraer no mercado de jatos executivos dos Estados Unidosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2017-10-31T14:06:04Z2017-10-31T14:06:04Z2017info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2017_LeonardoIgorSantiago_tcc.pdf2017_LeonardoIgorSantiago_tcc.pdfapplication/pdf714352http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18121/1/2017_LeonardoIgorSantiago_tcc.pdfa1afb2a2274722146b6cd788d141d716MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18121/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18121/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18121/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18121/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD5510483/181212017-10-31 12:06:04.843oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712017-10-31T14:06:04Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diferenciação de produto e a inserção da Embraer no mercado de jatos executivos dos Estados Unidos
title Diferenciação de produto e a inserção da Embraer no mercado de jatos executivos dos Estados Unidos
spellingShingle Diferenciação de produto e a inserção da Embraer no mercado de jatos executivos dos Estados Unidos
Santiago, Leonardo Igor Menezes
Comércio internacional
Concorrência
Exportação
Importação
Aeronáutica comercial
Comércio
Comércio - estratégias
title_short Diferenciação de produto e a inserção da Embraer no mercado de jatos executivos dos Estados Unidos
title_full Diferenciação de produto e a inserção da Embraer no mercado de jatos executivos dos Estados Unidos
title_fullStr Diferenciação de produto e a inserção da Embraer no mercado de jatos executivos dos Estados Unidos
title_full_unstemmed Diferenciação de produto e a inserção da Embraer no mercado de jatos executivos dos Estados Unidos
title_sort Diferenciação de produto e a inserção da Embraer no mercado de jatos executivos dos Estados Unidos
author Santiago, Leonardo Igor Menezes
author_facet Santiago, Leonardo Igor Menezes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santiago, Leonardo Igor Menezes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cabello, Andrea Felippe
contributor_str_mv Cabello, Andrea Felippe
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Comércio internacional
Concorrência
Exportação
Importação
Aeronáutica comercial
Comércio
Comércio - estratégias
topic Comércio internacional
Concorrência
Exportação
Importação
Aeronáutica comercial
Comércio
Comércio - estratégias
description Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2017.
publishDate 2017
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-31T14:06:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-10-31T14:06:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTIAGO, Leonardo Igor Menezes. Diferenciação de produto e a inserção da Embraer no mercado de jatos executivos dos Estados Unidos. 2017. 26 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/18121
identifier_str_mv SANTIAGO, Leonardo Igor Menezes. Diferenciação de produto e a inserção da Embraer no mercado de jatos executivos dos Estados Unidos. 2017. 26 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/18121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18121/1/2017_LeonardoIgorSantiago_tcc.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18121/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18121/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18121/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18121/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a1afb2a2274722146b6cd788d141d716
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907934822793216