Diferenciação de produto e a inserção da Embraer no mercado de jatos executivos dos Estados Unidos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/18121 |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2017. |
id |
UNB-2_9d9532ab30ccbc9d0a99ab258b7c8cae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/18121 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Santiago, Leonardo Igor MenezesCabello, Andrea FelippeSANTIAGO, Leonardo Igor Menezes. Diferenciação de produto e a inserção da Embraer no mercado de jatos executivos dos Estados Unidos. 2017. 26 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://bdm.unb.br/handle/10483/18121Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2017.Este trabalho tem como objetivo principal usar o conceito de diferenciação de produto, como apresentado por Krugman (1979), para explicar o desempenho das exportações brasileiras de aeronaves durante o período de 2005-2015, em especial no que tange à Embraer. Foram analisados dados sobre comércio e produção industrial dos maiores e principais fabricantes de jatos executivos, incluindo a Embraer, e como a empresa conseguiu se consolidar no mercado por estratégia de nicho de mercado. A conclusão que se chega é que empresas inseridas em mercados caracterizados por competição monopolística, como o caso da aviação, se utilizam da diferenciação de produto como estratégia de aumentar o volume de vendas e permanecer competitivo internacionalmente.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolineteixeira@bce.unb.br) on 2017-10-23T16:15:27Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_LeonardoIgorSantiago_tcc.pdf: 714352 bytes, checksum: a1afb2a2274722146b6cd788d141d716 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2017-10-31T14:06:04Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_LeonardoIgorSantiago_tcc.pdf: 714352 bytes, checksum: a1afb2a2274722146b6cd788d141d716 (MD5)Made available in DSpace on 2017-10-31T14:06:04Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_LeonardoIgorSantiago_tcc.pdf: 714352 bytes, checksum: a1afb2a2274722146b6cd788d141d716 (MD5)This monograf has the main purpose of taking the differentiated products concept, as shown by Krugman (1979), to explain the Brazilian airplane exports through the period of 2005 to 2015, specially concerning the Embraer exports. It was taken and analyzed data about trade and industry output from the main executive jets manufacturers, Embraer included, and how this firm was able to achieve gains by niche market strategy. The conclusion is that manufacturers inserted in monopolistic competition markets, like the aviation sector, use the differentiation of products as a strategy to raise the billings and keep competitive in a international environment.Comércio internacionalConcorrênciaExportaçãoImportaçãoAeronáutica comercialComércioComércio - estratégiasDiferenciação de produto e a inserção da Embraer no mercado de jatos executivos dos Estados Unidosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2017-10-31T14:06:04Z2017-10-31T14:06:04Z2017info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2017_LeonardoIgorSantiago_tcc.pdf2017_LeonardoIgorSantiago_tcc.pdfapplication/pdf714352http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18121/1/2017_LeonardoIgorSantiago_tcc.pdfa1afb2a2274722146b6cd788d141d716MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18121/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18121/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18121/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18121/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD5510483/181212017-10-31 12:06:04.843oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712017-10-31T14:06:04Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Diferenciação de produto e a inserção da Embraer no mercado de jatos executivos dos Estados Unidos |
title |
Diferenciação de produto e a inserção da Embraer no mercado de jatos executivos dos Estados Unidos |
spellingShingle |
Diferenciação de produto e a inserção da Embraer no mercado de jatos executivos dos Estados Unidos Santiago, Leonardo Igor Menezes Comércio internacional Concorrência Exportação Importação Aeronáutica comercial Comércio Comércio - estratégias |
title_short |
Diferenciação de produto e a inserção da Embraer no mercado de jatos executivos dos Estados Unidos |
title_full |
Diferenciação de produto e a inserção da Embraer no mercado de jatos executivos dos Estados Unidos |
title_fullStr |
Diferenciação de produto e a inserção da Embraer no mercado de jatos executivos dos Estados Unidos |
title_full_unstemmed |
Diferenciação de produto e a inserção da Embraer no mercado de jatos executivos dos Estados Unidos |
title_sort |
Diferenciação de produto e a inserção da Embraer no mercado de jatos executivos dos Estados Unidos |
author |
Santiago, Leonardo Igor Menezes |
author_facet |
Santiago, Leonardo Igor Menezes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santiago, Leonardo Igor Menezes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cabello, Andrea Felippe |
contributor_str_mv |
Cabello, Andrea Felippe |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Comércio internacional Concorrência Exportação Importação Aeronáutica comercial Comércio Comércio - estratégias |
topic |
Comércio internacional Concorrência Exportação Importação Aeronáutica comercial Comércio Comércio - estratégias |
description |
Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-10-31T14:06:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-10-31T14:06:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTIAGO, Leonardo Igor Menezes. Diferenciação de produto e a inserção da Embraer no mercado de jatos executivos dos Estados Unidos. 2017. 26 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/18121 |
identifier_str_mv |
SANTIAGO, Leonardo Igor Menezes. Diferenciação de produto e a inserção da Embraer no mercado de jatos executivos dos Estados Unidos. 2017. 26 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/18121 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18121/1/2017_LeonardoIgorSantiago_tcc.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18121/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18121/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18121/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/18121/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a1afb2a2274722146b6cd788d141d716 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907934822793216 |