Os dois lados da câmera escura : uma etnografia sobre jovens fotógrafos no DF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Geovanna Belizze de Paula
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/24636
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2018.
id UNB-2_9f16e62b492d165d50746f3034829dcc
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/24636
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Santana, Geovanna Belizze de PaulaSautchuk, Carlos EmanuelSANTANA, Geovanna Belizze de Paula. Os dois lados da câmera escura: Uma etnografia sobre jovens fotógrafos no DF. 2018. 121 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.https://bdm.unb.br/handle/10483/24636Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2018.A presente etnografia busca compreender “porque as pessoas fotografam o que fotografam? Como elas chegam lá?”. O “lá” significa tanto um produto final, a foto, como o ponto no qual sabem o que querem fazer. A pergunta poderia ser respondida de diversas formas, com explicações que se voltam para o desejo de registrar o belo ou de evitar o esquecimento. Contudo, opto por buscar respostas para a questão entre os fotógrafos, olhando para o lado da câmera escura que produz o registro. As trajetórias particulares, histórico de relações e conjunto de opiniões dos quatro jovens fotógrafos urbanos do Distrito Federal permitem a construção de um ciclo da fotografia, desde a construção do fotógrafo e da fotografia até a circulação das imagens. Cada fotógrafo mostra o seu caminho para a questão inicial exposta acima.Submitted by Ana Elvira Valadares Carvalho do Nascimento Melo (anaelviramelo7@gmail.com) on 2020-05-20T12:36:55Z No. of bitstreams: 1 2018_GeovannaBelizzeDePaulaSantana_tcc.pdf: 4698188 bytes, checksum: de9ebeb3ba3fddac8f1701e2a85d98b2 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2020-07-23T14:42:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2018_GeovannaBelizzeDePaulaSantana_tcc.pdf: 4698188 bytes, checksum: de9ebeb3ba3fddac8f1701e2a85d98b2 (MD5)Made available in DSpace on 2020-07-23T14:42:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018_GeovannaBelizzeDePaulaSantana_tcc.pdf: 4698188 bytes, checksum: de9ebeb3ba3fddac8f1701e2a85d98b2 (MD5)A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar meu trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessAntropologia da arteFotografiaOs dois lados da câmera escura : uma etnografia sobre jovens fotógrafos no DFinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-07-23T14:42:12Z2020-07-23T14:42:12Z2018porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24636/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2018_GeovannaBelizzeDePaulaSantana_tcc.pdf2018_GeovannaBelizzeDePaulaSantana_tcc.pdfapplication/pdf4698188http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24636/1/2018_GeovannaBelizzeDePaulaSantana_tcc.pdfde9ebeb3ba3fddac8f1701e2a85d98b2MD5110483/246362020-07-23 11:42:12.671oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-07-23T14:42:12Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os dois lados da câmera escura : uma etnografia sobre jovens fotógrafos no DF
title Os dois lados da câmera escura : uma etnografia sobre jovens fotógrafos no DF
spellingShingle Os dois lados da câmera escura : uma etnografia sobre jovens fotógrafos no DF
Santana, Geovanna Belizze de Paula
Antropologia da arte
Fotografia
title_short Os dois lados da câmera escura : uma etnografia sobre jovens fotógrafos no DF
title_full Os dois lados da câmera escura : uma etnografia sobre jovens fotógrafos no DF
title_fullStr Os dois lados da câmera escura : uma etnografia sobre jovens fotógrafos no DF
title_full_unstemmed Os dois lados da câmera escura : uma etnografia sobre jovens fotógrafos no DF
title_sort Os dois lados da câmera escura : uma etnografia sobre jovens fotógrafos no DF
author Santana, Geovanna Belizze de Paula
author_facet Santana, Geovanna Belizze de Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Geovanna Belizze de Paula
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sautchuk, Carlos Emanuel
contributor_str_mv Sautchuk, Carlos Emanuel
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Antropologia da arte
Fotografia
topic Antropologia da arte
Fotografia
description Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2018.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-23T14:42:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-23T14:42:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTANA, Geovanna Belizze de Paula. Os dois lados da câmera escura: Uma etnografia sobre jovens fotógrafos no DF. 2018. 121 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/24636
identifier_str_mv SANTANA, Geovanna Belizze de Paula. Os dois lados da câmera escura: Uma etnografia sobre jovens fotógrafos no DF. 2018. 121 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/24636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24636/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24636/1/2018_GeovannaBelizzeDePaulaSantana_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
de9ebeb3ba3fddac8f1701e2a85d98b2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493112006115328