Feminismo, voz e história na obra Crépuscule du Tourmentde de Léonora Miano
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/28966 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2019. |
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Souza, Ísis Montenegro Alves deReis, Maria da Glória Magalhães dosSOUZA, Ísis Montenegro Alves de. Feminismo, voz e história na obra Crépuscule du Tourmentde de Léonora Miano. 2019. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras Francês)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/28966Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2019.Escrita por Léonora Miano, a obra Crépuscule du Tourment visa mostrar a realidade de quatro mulheres negras inseridas numa sociedade patriarcal. Madame, Amandla, Ixora e Tiki falam suas perspectivas sobre como o pensamento dominante e o passado escravagista influenciam o rumo que suas vidas tomam. Dessa forma, escutar essas mulheres oprimidas é importante para entender como as violências sofridas por serem mulheres e negras refletem nas suas vidas amorosas, no psicológico e nas relações interpessoais. Ademais, há o debate da colonização do país (desconhecido, mas se sabe que está na África Subsaariana), conectando, assim, a história do romance com a história regional. Esse país compartilha com o Brasil a característica de ter sido violentamente colonizado, causando modificações no pensamento e criando o que chamamos de “pensamento dominante” que inclui: objetificação da mulher negra, silenciamento delas, subjugação e inferiorização do papel da mulher na sociedade. É um assunto abordado junto com a história do avô paterno de Dio, conhecido por ter sido um aliado dos colonos na época de escravidão da África Subsaariana. Além de fazer uma análise histórica e feminista, a linguagem usada pelas personagens também são objetos de pesquisa neste trabalho, recorrendo a Jouve para esta parte teórica da narração literária do romance. Essas mulheres são silenciadas e subjugadas pelo homem, sendo a voz única forma de resistência na sociedade, e por isso, neste livro elas são narradoras de seus próprios capítulos. O feminismo, sobretudo o feminismo negro – aqui representados por Simone de Beauvoir e Djamila Ribeiro –, estão presentes para dar força às mulheres e incentivar que elas usem a voz. A história do “tormento” está ligada a Dio – um personagem ausente da narrativa – que afeta todas as personagens citadas, com quem ele possui diferentes laços. Ademais, outro personagem ausente da história. Em resumo, é uma obra relevante, que expõe os debates necessários sobre a mulher na sociedade subsaariana. Bem como é feito neste trabalho uma análise comparativa, reconhecendo que o livro também pode abrir espaço para a discussão desses temas em outras sociedades, como a brasileira.Submitted by Kenya Peres (kenya.alves.99@gmail.com) on 2021-10-18T16:25:48Z No. of bitstreams: 1 2019_IsisMontenegroAlvesDeSouza_tcc.pdf: 423927 bytes, checksum: 846b781a84fb0742a37e90605e0f7ce7 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2021-10-20T11:21:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019_IsisMontenegroAlvesDeSouza_tcc.pdf: 423927 bytes, checksum: 846b781a84fb0742a37e90605e0f7ce7 (MD5)Made available in DSpace on 2021-10-20T11:21:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019_IsisMontenegroAlvesDeSouza_tcc.pdf: 423927 bytes, checksum: 846b781a84fb0742a37e90605e0f7ce7 (MD5)Écrit par Léonora Miano, l’œuvre Crépuscule du Tourment montre la réalité de quatre femmes noires insérées dans une société patriarcale. Madame, Amandla, Ixora et Tiki racontent ses perspectives sur comme la pensée dominante et le passé esclavagiste influencent le cours de la vie. Ainsi, les écouter est importante pour comprendre comme les oppressions qu’elles souffrent parce qu’elles sont femmes et noires reflètent dans ses vies amoureuses, dans le psychologique et dans les relations interpersonnelles. De plus, il y a le débat sur la colonisation du pays (il est inconnu, mais on sait qu’il est située dans l’Afrique Subsaharienne) en faisant une liaison entre l’histoire du roman avec l’histoire régionale. Ce pays partage avec le Brésil la caractéristique d’avoir été colonisée de manière violente, ayant la pensée modifiée par celle qu’on appelle « la pensée dominante », qui comporte : la réification des femmes noires, la réduction des femmes au silence, la soumission et le rôle inférieure dans la société. Il est un sujet abordé avec l’histoire du grand-père paternel de Dio, connu par son alliance avec les colons à l’époque de l’esclavage de l’Afrique Subsaharienne. Au-delà de l’analyse historique et féministe, le langage utilisé par des personnages sont aussi objets de recherche dans ce travail, en recourant à Jouve dans la partie théorique de la narration littéraire du roman. Ces femmes sont réduites au silence et opprimées par l’homme, mais elles ont la voix comme l’unique forme possible de résistance dans la société, donc, dans ce livre elles sont narrateures de ses propres chapitres. Le féminisme, notamment le féminisme noir – représentés ici par Simone de Beauvoir et Djamila Ribeiro – sont présents pour donner de la force et encourager le recours à la voix. L’histoire du « tourment » est liée à Dio – un personnage absent du récit – qui touche tous les personnages cités, de manière qu’il a des différents liens avec eux. En résume, il est une œuvre importante, qui expose les débats nécessaires sur la femme dans la société subsaharienne. Ainsi que dans ce travail il est fait une analyse comparative de manière à reconnaître que le livre ouvre une brèche pour que la discussion puisse aborder des plusieurs sociétés, comme la brésilienne.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessFeminismoEscravidãoMulheres negrasMulheres na literaturaFeminismo, voz e história na obra Crépuscule du Tourmentde de Léonora Mianoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-10-20T11:21:56Z2021-10-20T11:21:56Z2019-12porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28966/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2019_IsisMontenegroAlvesDeSouza_tcc.pdf2019_IsisMontenegroAlvesDeSouza_tcc.pdfapplication/pdf423927http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28966/1/2019_IsisMontenegroAlvesDeSouza_tcc.pdf846b781a84fb0742a37e90605e0f7ce7MD5110483/289662021-10-20 08:21:56.985oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-10-20T11:21:56Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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