Estudo de caso de uma Organização Social da Saúde – OSS do Distrito Federal à luz dos seus relatórios de gestão
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/11676 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Saúde Coletiva, 2015. |
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Nolasco, Fernanda das MercêsMarques, Carla PintasNOLASCO, Fernanda das Mercês. Estudo de caso de uma Organização Social da Saúde – OSS do Distrito Federal à luz dos seus relatórios de gestão. 2015. 47 f., il. Monografia (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Ceilândia-DF, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/11676Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Saúde Coletiva, 2015.No ano de 2004 o Governo do Distrito Federal estabeleceu um convênio mediado pela Secretária de Saúde do DF (SES-DF) e a ABRACE (Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Homeopatias), para a construção do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) e a formação de uma Organização Social da Saúde para a gestão desta nova unidade hospitalar. O intuito deste trabalho é analisar um caso de OSS e apontar se a sua trajetória na assistência à saúde de fato está de acordo com as características que justifiquem a sua implantação. Isso foi realizado por meio da análise dos Relatórios de Gestão, entre os anos de 2011 a 2014, de uma Organização Social da Saúde (OSS) do Distrito Federal. Esta pesquisa caracteriza-se por uma análise documental de abordagem do tipo qualitativa e quantitativa, e para o seu desenvolvimento foram analisados quatro Relatórios de Gestão da instituição em estudo, disponibilizados no próprio sítio da instituição. Assim, três eixos de coleta de dados foram definidos: leitos/equipamentos, metas quantitativas e metas qualitativas. A coleta dos dados do primeiro eixo foi realizada por meio de uma fonte de dados secundária. Esta base de dados foi o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), o segundo eixo foi dividido em cinco Grupos, que foram categorizados segundo o tipo de assistência prestada, finalmente, o terceiro eixo foi subdivido em três categorias. Na análise do segundo eixo, o grupo I atingiu um quantitativo de 142.273 atendimentos, realizando 77% do previsto, o Grupo II transcendeu as metas e realizou 140.017 atendimentos, culminando assim num percentual de 126% do alcançado, o Grupo III realizou 28.294 procedimentos, atingindo um percentual de 85% de execução das metas, o Grupo IV atingiu aproximadamente 23.407 internações/dia, assim alcançando um percentual de 232%, e o Grupo V que produziu 534.502 procedimentos, um alcance de 93%. Todas as três categorias do terceiro eixo (satisfação do cliente interno, externo e atenção ao usuário e ouvidoria) ultrapassaram a meta definida. A gestão em saúde necessita de estratégias que impliquem na eficiência, por isso é importante atentar-se para as outras modalidades de gestão. __________________________________________________________________________ ABSTRACTIn 2004 the Government of the Distrito Federal has established an agreement brokered by Secretary of the Distrito Federal Health (SES-DF) and ABRACE (Brazilian Association of Assistance to Children with Families of Cancer and homeopathic) for the construction of Children's Hospital of Brasilia Jose Alencar (HCB) and the formation of a Social Health Organization for managing this new hospital. The purpose of this study is to analyze a case of OSS to point if his trajectory in health assistance in fact complies with the characteristics that justify this implementation. Through the analysis of management reports for the years 2011 to 2014, a Social Health Organization (OSS), the Distrito Federal. This research is characterized by a documentary analysis of the qualitative and quantitative type approach, and its development were analyzed four Management Reports of the institution in study, available on the same site of the institution. Three data collection axis were defined: beds / equipment, quantitative targets and qualitative targets. The collection of the first axis data was performed by means of a secondary data source. This database was the National Register of Health Facilities (CNES), the second axis was in five groups, which were categorized according to the type of care provided and the third axis was subdivided into three categories. Group I second axis reached a quantity of 142.273 calls, performing 77% of the determined, the Group II transcended the goals and reached 140.017 calls, thus leading to a percentage of 126% of the achieved, the Group III performed 28.294 procedures, reaching rates of 85% of execution, the Group IV reached approximately 23.407 hospitalizations/day, thus achieving a percentage of 232%, the V Group did 534.502 procedures, a range of 93%. All three categories of third axis (internal customer satisfaction, external and attention to the user and ombudsman) have exceed the set target. The health management requires strategies involving efficiency, so it is important to pay attention to the other modes of management.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-01-18T18:25:46Z No. of bitstreams: 1 2015_FernandadasMercesNolasco.pdf: 582389 bytes, checksum: 0bc16560d3707803704e2829998d3e7c (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2016-01-20T11:21:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_FernandadasMercesNolasco.pdf: 582389 bytes, checksum: 0bc16560d3707803704e2829998d3e7c (MD5)Made available in DSpace on 2016-01-20T11:21:37Z (GMT). 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