Entrelaçados socioculturais : uma história crítica do bordado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Elisa Mariana
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/22301
http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.22301
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância. Polo Cidade de Goiás - GO
id UNB-2_a617a838a7c19135935c2c8eea17823b
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/22301
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Santos, Elisa MarianaOliveira, Emerson Dionisio Gomes deSANTOS, Elisa Mariana. Entrelaçados socioculturais: uma história crítica do bordado. 2018. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://bdm.unb.br/handle/10483/22301http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.22301Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância. Polo Cidade de Goiás - GOA história do bordado relatada, contextualiza e problematiza as origens e circulações dessa técnica. Por meio de processos híbridos e complexos, as percepções de tradicional/contemporâneo, local/global, centro/periférico dialogam e contaminam-se. Paralelamente à narrativa hegemônica da História da Arte, surgem análises sobre a relação da arte têxtil com os saberes populares e a vinculação desse ofício ao universo doméstico, taxado historicamente como feminino. A produção de artistas contemporâneos contempla proposições que deslocam fronteiras e contestam concepções já naturalizadas e projetos sociais que têm o artesanato como protagonista demonstram que essa atividade pode ser uma possibilidade de promoção de cidadania para grupos em realidade de fragilidade social. Iniciativas como a promovida pelo Instituto Proeza são instrumentos de inclusão social e desconstrução de estereótipos.Submitted by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2019-08-20T13:42:05Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_ElisaMarianaSantos_tcc.pdf: 782454 bytes, checksum: bb9c9dbf3d859426426d6eb9ea77660d (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2019-08-20T13:42:24Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_ElisaMarianaSantos_tcc.pdf: 782454 bytes, checksum: bb9c9dbf3d859426426d6eb9ea77660d (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-20T13:42:24Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_ElisaMarianaSantos_tcc.pdf: 782454 bytes, checksum: bb9c9dbf3d859426426d6eb9ea77660d (MD5)The history of embroidery described, contextualizes and examines the origins and the circulation of this technic. Through hybrid and complex processes, the perceptions of traditional/contemporary, local/global, center/peripheric interact and contaminate themselves. In parallel to the hegemonic narrative of art history, analysis arise about the relation of textile art with popular wisdom and its link with the domestic universe, historically rated as feminine. The production of contemporary artists contemplates propositions that shifts boundaries and confronts deep-rotted conceptions. Social projects that have craftwork as its protagonist demonstrates to be a possibility of citizenship in promotion of groups in social fragility. Initiatives as the one promoted by the Proeza Institute are instruments of social inclusion and deconstruction of stereotypes.ArtesanatoCultura popularEntrelaçados socioculturais : uma história crítica do bordadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2019-08-20T13:42:24Z2019-08-20T13:42:24Z2018info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22301/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22301/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22301/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22301/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINAL2018_ElisaMarianaSantos_tcc.pdf2018_ElisaMarianaSantos_tcc.pdfapplication/pdf782454http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22301/1/2018_ElisaMarianaSantos_tcc.pdfbb9c9dbf3d859426426d6eb9ea77660dMD5110483/223012022-03-25 00:45:25.933oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712022-03-25T03:45:25Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entrelaçados socioculturais : uma história crítica do bordado
title Entrelaçados socioculturais : uma história crítica do bordado
spellingShingle Entrelaçados socioculturais : uma história crítica do bordado
Santos, Elisa Mariana
Artesanato
Cultura popular
title_short Entrelaçados socioculturais : uma história crítica do bordado
title_full Entrelaçados socioculturais : uma história crítica do bordado
title_fullStr Entrelaçados socioculturais : uma história crítica do bordado
title_full_unstemmed Entrelaçados socioculturais : uma história crítica do bordado
title_sort Entrelaçados socioculturais : uma história crítica do bordado
author Santos, Elisa Mariana
author_facet Santos, Elisa Mariana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Elisa Mariana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
contributor_str_mv Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Artesanato
Cultura popular
topic Artesanato
Cultura popular
description Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância. Polo Cidade de Goiás - GO
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-20T13:42:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-20T13:42:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Elisa Mariana. Entrelaçados socioculturais: uma história crítica do bordado. 2018. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/22301
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.22301
identifier_str_mv SANTOS, Elisa Mariana. Entrelaçados socioculturais: uma história crítica do bordado. 2018. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/22301
http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.22301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22301/5/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22301/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22301/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22301/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22301/1/2018_ElisaMarianaSantos_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
bb9c9dbf3d859426426d6eb9ea77660d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493086420860928