Entrelaçados socioculturais : uma história crítica do bordado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/22301 http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.22301 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância. Polo Cidade de Goiás - GO |
id |
UNB-2_a617a838a7c19135935c2c8eea17823b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/22301 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Santos, Elisa MarianaOliveira, Emerson Dionisio Gomes deSANTOS, Elisa Mariana. Entrelaçados socioculturais: uma história crítica do bordado. 2018. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://bdm.unb.br/handle/10483/22301http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.22301Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância. Polo Cidade de Goiás - GOA história do bordado relatada, contextualiza e problematiza as origens e circulações dessa técnica. Por meio de processos híbridos e complexos, as percepções de tradicional/contemporâneo, local/global, centro/periférico dialogam e contaminam-se. Paralelamente à narrativa hegemônica da História da Arte, surgem análises sobre a relação da arte têxtil com os saberes populares e a vinculação desse ofício ao universo doméstico, taxado historicamente como feminino. A produção de artistas contemporâneos contempla proposições que deslocam fronteiras e contestam concepções já naturalizadas e projetos sociais que têm o artesanato como protagonista demonstram que essa atividade pode ser uma possibilidade de promoção de cidadania para grupos em realidade de fragilidade social. Iniciativas como a promovida pelo Instituto Proeza são instrumentos de inclusão social e desconstrução de estereótipos.Submitted by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2019-08-20T13:42:05Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_ElisaMarianaSantos_tcc.pdf: 782454 bytes, checksum: bb9c9dbf3d859426426d6eb9ea77660d (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2019-08-20T13:42:24Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_ElisaMarianaSantos_tcc.pdf: 782454 bytes, checksum: bb9c9dbf3d859426426d6eb9ea77660d (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-20T13:42:24Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_ElisaMarianaSantos_tcc.pdf: 782454 bytes, checksum: bb9c9dbf3d859426426d6eb9ea77660d (MD5)The history of embroidery described, contextualizes and examines the origins and the circulation of this technic. Through hybrid and complex processes, the perceptions of traditional/contemporary, local/global, center/peripheric interact and contaminate themselves. In parallel to the hegemonic narrative of art history, analysis arise about the relation of textile art with popular wisdom and its link with the domestic universe, historically rated as feminine. The production of contemporary artists contemplates propositions that shifts boundaries and confronts deep-rotted conceptions. Social projects that have craftwork as its protagonist demonstrates to be a possibility of citizenship in promotion of groups in social fragility. Initiatives as the one promoted by the Proeza Institute are instruments of social inclusion and deconstruction of stereotypes.ArtesanatoCultura popularEntrelaçados socioculturais : uma história crítica do bordadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2019-08-20T13:42:24Z2019-08-20T13:42:24Z2018info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22301/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22301/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22301/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22301/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINAL2018_ElisaMarianaSantos_tcc.pdf2018_ElisaMarianaSantos_tcc.pdfapplication/pdf782454http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22301/1/2018_ElisaMarianaSantos_tcc.pdfbb9c9dbf3d859426426d6eb9ea77660dMD5110483/223012022-03-25 00:45:25.933oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712022-03-25T03:45:25Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Entrelaçados socioculturais : uma história crítica do bordado |
title |
Entrelaçados socioculturais : uma história crítica do bordado |
spellingShingle |
Entrelaçados socioculturais : uma história crítica do bordado Santos, Elisa Mariana Artesanato Cultura popular |
title_short |
Entrelaçados socioculturais : uma história crítica do bordado |
title_full |
Entrelaçados socioculturais : uma história crítica do bordado |
title_fullStr |
Entrelaçados socioculturais : uma história crítica do bordado |
title_full_unstemmed |
Entrelaçados socioculturais : uma história crítica do bordado |
title_sort |
Entrelaçados socioculturais : uma história crítica do bordado |
author |
Santos, Elisa Mariana |
author_facet |
Santos, Elisa Mariana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Elisa Mariana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de |
contributor_str_mv |
Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Artesanato Cultura popular |
topic |
Artesanato Cultura popular |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância. Polo Cidade de Goiás - GO |
publishDate |
2018 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-20T13:42:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-20T13:42:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Elisa Mariana. Entrelaçados socioculturais: uma história crítica do bordado. 2018. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/22301 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.22301 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Elisa Mariana. Entrelaçados socioculturais: uma história crítica do bordado. 2018. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/22301 http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.22301 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22301/5/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22301/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22301/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22301/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22301/1/2018_ElisaMarianaSantos_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e bb9c9dbf3d859426426d6eb9ea77660d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801493086420860928 |