Produtos turísticos do Estado do Amapá : análise sob a perspectiva da identidade cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/1010 http://dx.doi.org/10.26512/2009.08.TCC.1010 |
Resumo: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2009. |
id |
UNB-2_a910b637825985421f2e434bfe7ad289 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/1010 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Alcântara, Zara Vanessa FavillaBrasileiro, Iara Lucia GomesALCÂNTARA, Zara Vanessa Favilla. Produtos turísticos do Estado do Amapá: análise sob a perspectiva da identidade cultural. 2009. 70 f. Monografia (Especialização em Gestão de Negócios em Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://bdm.unb.br/handle/10483/1010http://dx.doi.org/10.26512/2009.08.TCC.1010Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2009.Este trabalho versa acerca dos produtos turísticos e identidade cultural do Estado do Amapá. Se analisa de que maneira está ocorrendo a integração dos traços culturais nos produtos turísticos, baseando-se nos pólos de turismo elaborados pela Secretaria de Estado de Turismo, e nas opiniões dos gestores da atividade turística no Estado, sobre identidade. Esta pesquisa possui caráter exploratório. Realiza-se um levantamento bibliográfico do tema abordado, para a verificação de conceitos e dados técnicos. Paralelo à pesquisa bibliográfica, ocorre a aplicação de questionário, composto de questões abertas, respondido por pessoas responsáveis que elaborara as ações no turismo do Amapá: os gestores de entidades envolvidas na atividade turística, como associações, secretarias e coordenadorias. Inicia-se com a explanação sobre o que é um produto turístico: o conceito visto sob o prisma da economia e do marketing, suas características singulares, seus componentes. Tratase o conceito de cultura, e por conseqüência o conceito de identidade cultural, a relação entre turismo e identidade, como isso vem acontecendo, e quais os resultados desta junção. Discorre-se sobre o Estado do Amapá, sua história, seus dados geográficos e econômicos. Aborda-se também sobre os seus pólos turísticos: Extremo Norte, Pororoca, Tumucumaque, Castanhais e Meio do Mundo. Posteriormente, é realizada a apresentação e análise dos dados coletados, mostrando-se as respostas dos gestores no questionário aplicado. Os resultados mostraram que as ações de integração da identidade cultural nos produtos turísticos são realizadas de forma isolada por cada instituição envolvida, não existindo um consenso entre elas no que é divulgado para os potenciais visitantes. Propõe-se que sejam que sejam realizados novos estudos, mais aprofundados e amplos, envolvendo a população e o trade, para que a identidade cultural amapaense seja devidamente valorizada na atividade turística no Estado.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2010-07-09T20:30:49Z No. of bitstreams: 1 2009_ZaraVanessaFavillaAlcantara.pdf: 477005 bytes, checksum: 70d8995bf537de0bcab3efe808914f63 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2010-07-12T14:46:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_ZaraVanessaFavillaAlcantara.pdf: 477005 bytes, checksum: 70d8995bf537de0bcab3efe808914f63 (MD5)Made available in DSpace on 2010-07-12T14:46:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_ZaraVanessaFavillaAlcantara.pdf: 477005 bytes, checksum: 70d8995bf537de0bcab3efe808914f63 (MD5) Previous issue date: 2009-08-10The present work concerns the tourist products and cultural identity of the State of Amapá. It analyzes how cultural traces have been integrated in the tourist products, based on information obtained from the tourist center established by the State Secretariat of Tourism and on the opinions on identity of the managers of tourist activity in the State. This research has an exploratory character. A bibliographical survey of the subject was completed to verify concepts and technical data. In parallel to the bibliographical research, questionnaires made up of opened questions were given to individuals responsible for promoting tourist activities in the State of Amapá: the managers of institutions involved in tourist activity, such as associations and secretariats. The study begins with an explanation of what a tourist product entails: the concept seen under the singular prism of the economy and the market, its characteristics, and its components. The concept of culture is analyzed, and, consequently, the concept of cultural identity is also explored, together with the relationship between tourism and identity, as it has been taking place, and the results of this junction. It describes particular aspects about the State of Amapá, including its history and its geographic and economical characteristics. It also approaches the state’s tourist centers: Extreme North, Pororoca, Tumucumaque, Castanhais, and Meio do Mundo. Later, the collected data is presented and analyzed, revealing the managers’ answers in the applied questionnaire. The results show that the actions to promote integration of cultural identity in the tourist products of the State of Amapá.TurismoIdentidade culturalAmapá (AP)Produtos turísticos do Estado do Amapá : análise sob a perspectiva da identidade culturalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBRA2010-07-12T14:46:20Z2010-07-12T14:46:20Z2010-07-12T14:46:20Z2009-08-10info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2009_ZaraVanessaFavillaAlcantara.pdf2009_ZaraVanessaFavillaAlcantara.pdfapplication/pdf477005http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1010/1/2009_ZaraVanessaFavillaAlcantara.pdf70d8995bf537de0bcab3efe808914f63MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1848http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1010/2/license.txt398e3e2a5e3413d4a6fa0e1cfbeef3d0MD52TEXT2009_ZaraVanessaFavillaAlcantara.pdf.txt2009_ZaraVanessaFavillaAlcantara.pdf.txttext/plain134936http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1010/3/2009_ZaraVanessaFavillaAlcantara.pdf.txt6baf44aa06d81ac4aab929aa8f8c0166MD5310483/10102021-08-08 10:26:59.569oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-08-08T13:26:59Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Produtos turísticos do Estado do Amapá : análise sob a perspectiva da identidade cultural |
title |
Produtos turísticos do Estado do Amapá : análise sob a perspectiva da identidade cultural |
spellingShingle |
Produtos turísticos do Estado do Amapá : análise sob a perspectiva da identidade cultural Alcântara, Zara Vanessa Favilla Turismo Identidade cultural Amapá (AP) |
title_short |
Produtos turísticos do Estado do Amapá : análise sob a perspectiva da identidade cultural |
title_full |
Produtos turísticos do Estado do Amapá : análise sob a perspectiva da identidade cultural |
title_fullStr |
Produtos turísticos do Estado do Amapá : análise sob a perspectiva da identidade cultural |
title_full_unstemmed |
Produtos turísticos do Estado do Amapá : análise sob a perspectiva da identidade cultural |
title_sort |
Produtos turísticos do Estado do Amapá : análise sob a perspectiva da identidade cultural |
author |
Alcântara, Zara Vanessa Favilla |
author_facet |
Alcântara, Zara Vanessa Favilla |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alcântara, Zara Vanessa Favilla |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Brasileiro, Iara Lucia Gomes |
contributor_str_mv |
Brasileiro, Iara Lucia Gomes |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Turismo Identidade cultural Amapá (AP) |
topic |
Turismo Identidade cultural Amapá (AP) |
description |
Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2009. |
publishDate |
2009 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2009-08-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-07-12T14:46:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-07-12T14:46:20Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-07-12T14:46:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALCÂNTARA, Zara Vanessa Favilla. Produtos turísticos do Estado do Amapá: análise sob a perspectiva da identidade cultural. 2009. 70 f. Monografia (Especialização em Gestão de Negócios em Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/1010 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.26512/2009.08.TCC.1010 |
identifier_str_mv |
ALCÂNTARA, Zara Vanessa Favilla. Produtos turísticos do Estado do Amapá: análise sob a perspectiva da identidade cultural. 2009. 70 f. Monografia (Especialização em Gestão de Negócios em Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/1010 http://dx.doi.org/10.26512/2009.08.TCC.1010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1010/1/2009_ZaraVanessaFavillaAlcantara.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1010/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1010/3/2009_ZaraVanessaFavillaAlcantara.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
70d8995bf537de0bcab3efe808914f63 398e3e2a5e3413d4a6fa0e1cfbeef3d0 6baf44aa06d81ac4aab929aa8f8c0166 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907731353960448 |