Análise do potencial de demanda para exportação pelo Porto do Itaqui

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hamaoka, Mayumi Pacheco
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/20872
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.
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spelling Hamaoka, Mayumi PachecoReis, Silvia Araújo dosHAMAOKA, Mayumi Pacheco. Análise do potencial de demanda para exportação pelo Porto do Itaqui. 2018. 69 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://bdm.unb.br/handle/10483/20872Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.O Brasil possui uma vasta extensão litorânea pela qual transitam produtos de diversas categorias para exportação por meio dos portos, responsável por mais de 80% do volume movimentado nas exportações de 2017. Uma das categorias que mais se destaca na produção, cultivo, e extração brasileira para o comércio exterior são os produtos e serviços gerados pelo agronegócio. Este trabalho propõe um modelo matemático de programação linear habilitado a encontrar uma demanda potencial para o Porto do Itaqui, localizado no Estado do Maranhão, na movimentação de três produtos do agronegócio com base nos dados de oferta e demanda do ano de 2017. Para encontrar a solução ótima foram coletados dados como: as distâncias entre os pontos de origem e portos, e a distância entre portos e países de destino medidos em quilômetros; a oferta e demanda dos produtos selecionados especificados em mil quilogramas líquidos. Para o estudo foram obtidos dados governamentais divulgados pelo MDIC, análise documental de estudos realizados com dados portuários pelo IPEA e pesquisas bibliográficas de diversas autorias. Após a coleta dos dados foi possível validar a modelagem matemática de transportes montada para o problema de fluxo multiprodutos por meio do software Lingo de versão 17.0. Foi observado por meio dos resultados que muitos portos ficaram responsáveis por mais de um produto, sendo importante uma análise posterior sobre as suas capacidades de escoamento e infraestrutura. Além disso, foi possível pontuar que nove portos não obtiveram resultado para nenhum dos produtos nesse modelo, o que pode sugerir futuras aplicações do modelo para outras categorias de produtos e para análise do potencial de demanda desses portos específicos. Em relação ao potencial de demanda do Porto do Itaqui foi possível analisar a viabilidade de um produto que não fora transacionado pelo porto no ano de 2017 e que, segundo resultados ótimos obtidos pelo modelo, seria interessante a transação para o Porto, responsável por 1% do total movimentado pelos países analisados. Porém, a partir do modelo definido, um dos produtos obteve valores de volume movimentado inferior ao real exportado em 2017. O Porto do Itaqui em 2017 foi responsável pela transação de 8% das exportações de sementes para os países de estudo e pelo modelo foi possível avaliar o potencial de demanda de 3% do total. O modelo é de fácil aplicabilidade para usuários finais, e sua utilização pode ser aproveitada para diferentes produtos, podendo trazer uma otimização dos recursos na movimentação e aumentando a produtividade com incremento na eficiência.Submitted by Hebert Martins (heberth.martins@gmail.com) on 2018-10-23T12:01:41Z No. of bitstreams: 1 2018_MayumiPachecoHamaoka_tcc.pdf: 5154178 bytes, checksum: e73958616640789ccb91d6389e426b8c (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2018-10-23T14:44:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2018_MayumiPachecoHamaoka_tcc.pdf: 5154178 bytes, checksum: e73958616640789ccb91d6389e426b8c (MD5)Made available in DSpace on 2018-10-23T14:44:41Z (GMT). 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