O uso das m[idias sociais na era digital : o caso da Oxfam International

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: O’Malley, Adriel Gerard
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/4217
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
id UNB-2_aa5dc85ccbe05ec6ecae98fffe3377c9
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/4217
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling O’Malley, Adriel GerardFreitas, Christiana Soares deO’MALLEY, Adriel Gerard. O uso das m[idias sociais na era digital: o caso da Oxfam International. 2012. 71 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://bdm.unb.br/handle/10483/4217Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.O presente estudo tem por objetivo avaliar o uso atual das mídias sociais nas Organizações não Governamentais (ONGs) – mais especificamente na Oxfam International, que trabalha diretamente com questões sociais –, explorando a efetividade desse instrumento de comunicação para gerenciar e fortalecer os relacionamentos sociais. Em um mundo cada vez mais permeado por tecnologias, torna-se importante compreender como tais organizações disseminam informações para seus membros e empresas correlatas e como tal disseminação poderia ser aprimorada. Foi analisado como as organizações criam e mantêm o capital social por meio de plataformas de mídias sociais, como se engajam no uso dos sites e programas de mídias sociais e se estão mensurando corretamente ou não o grau de efetividade das mídias sociais. O estudo fez uso de métodos e técnicas qualitativas, tendo sido realizadas entrevistas semi-estruturadas com os funcionários da ONG Oxfam International (administradores e usuários de mídias sociais nos escritórios da Inglaterra e América Latina), além de etnografia virtual do perfil do facebook da Oxfam. Os resultados foram obtidos mediante análise de conteúdo dos dados coletados, com o intuito de alcançar os objetivos aqui apontados. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe purpose of this research project is to assess the current use of social media in non-governmental organizations (NGOs) – more specifically, within Oxfam International which works directly with social issues –, to explore the effectiveness of the use of this communication tool between members, for managing and strengthening the social virtual relationships of their constituents. In a world ever more surrounded in technology, it has become important to understand how NGOs disseminate information to their membership and affiliated organizations could be improved. To understand how NGOs create and maintain social capital by using social media platforms; find out how the NGO already engages in the use of social media tools; determine whether NGOs the current tools are being used correctly and measure the degree of their social media effectiveness. The study involved the use of qualitative methods including semi-structured interviews targeting social media users/managers of Oxfam International (in UK and Latin American offices), and ethnography virtual conducted on Oxfam’s facebook fan page. The results collected underwent content analysis, with the intent to provide insight regarding the objectives of this study.Submitted by Jaqueline Ferreira de Souza (jaquefs.braz@gmail.com) on 2012-12-07T11:12:20Z No. of bitstreams: 1 2012_AdrielGerardOMalley.pdf: 1205120 bytes, checksum: c1e14bda8acd6fb0499b9cc2c8891968 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2013-01-03T10:36:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_AdrielGerardOMalley.pdf: 1205120 bytes, checksum: c1e14bda8acd6fb0499b9cc2c8891968 (MD5)Made available in DSpace on 2013-01-03T10:36:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012_AdrielGerardOMalley.pdf: 1205120 bytes, checksum: c1e14bda8acd6fb0499b9cc2c8891968 (MD5)Organizações não-governamentaisRedes sociais on-lineMídia socialCapital socialO uso das m[idias sociais na era digital : o caso da Oxfam InternationalO uso das mídias sociais na era digital : o caso da Oxfam Internationalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2013-01-03T10:36:21Z2013-01-03T10:36:21Z2013-01-03T10:36:21Z2012-07-10info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBTEXT2012_AdrielGerardOMalley.pdf.txt2012_AdrielGerardOMalley.pdf.txttext/plain112380http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4217/6/2012_AdrielGerardOMalley.pdf.txt3aef008625f5b0545f5c8fe759193d4aMD56ORIGINAL2012_AdrielGerardOMalley.pdf2012_AdrielGerardOMalley.pdfapplication/pdf1205120http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4217/1/2012_AdrielGerardOMalley.pdfc1e14bda8acd6fb0499b9cc2c8891968MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4217/2/license_url643eb4cd71b9b7735efd049f964871adMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4217/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream22392http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4217/4/license_rdfda4b2e8e72d470a5e1afe4c26352b4acMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1863http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4217/5/license.txt177fa3be37e964ee3a8002f6f7bdf603MD5510483/42172013-05-13 01:01:18.455oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712013-05-13T04:01:18Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv O uso das m[idias sociais na era digital : o caso da Oxfam International
dc.title.alternative.en.fl_str_mv O uso das mídias sociais na era digital : o caso da Oxfam International
title O uso das m[idias sociais na era digital : o caso da Oxfam International
spellingShingle O uso das m[idias sociais na era digital : o caso da Oxfam International
O’Malley, Adriel Gerard
Organizações não-governamentais
Redes sociais on-line
Mídia social
Capital social
title_short O uso das m[idias sociais na era digital : o caso da Oxfam International
title_full O uso das m[idias sociais na era digital : o caso da Oxfam International
title_fullStr O uso das m[idias sociais na era digital : o caso da Oxfam International
title_full_unstemmed O uso das m[idias sociais na era digital : o caso da Oxfam International
title_sort O uso das m[idias sociais na era digital : o caso da Oxfam International
author O’Malley, Adriel Gerard
author_facet O’Malley, Adriel Gerard
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv O’Malley, Adriel Gerard
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freitas, Christiana Soares de
contributor_str_mv Freitas, Christiana Soares de
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Organizações não-governamentais
Redes sociais on-line
Mídia social
Capital social
topic Organizações não-governamentais
Redes sociais on-line
Mídia social
Capital social
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
publishDate 2012
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2012-07-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-01-03T10:36:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-01-03T10:36:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-01-03T10:36:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv O’MALLEY, Adriel Gerard. O uso das m[idias sociais na era digital: o caso da Oxfam International. 2012. 71 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/4217
identifier_str_mv O’MALLEY, Adriel Gerard. O uso das m[idias sociais na era digital: o caso da Oxfam International. 2012. 71 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/4217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4217/6/2012_AdrielGerardOMalley.pdf.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4217/1/2012_AdrielGerardOMalley.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4217/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4217/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4217/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4217/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3aef008625f5b0545f5c8fe759193d4a
c1e14bda8acd6fb0499b9cc2c8891968
643eb4cd71b9b7735efd049f964871ad
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
da4b2e8e72d470a5e1afe4c26352b4ac
177fa3be37e964ee3a8002f6f7bdf603
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492901793890304