A publicidade como ferramenta social : análise de campanhas de prevenção ao suicídio no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/26193 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2019. |
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Reis, Sarah Silva dosValente, Suelen Brandes MarquesREIS, Sarah Silva dos. A publicidade como ferramenta social: análise de campanhas de prevenção ao suicídio no Brasil. 2019. 180 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/26193Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2019.O número de suicídios cresceu no Brasil nos últimos anos. Devido a esse cenário, a publicidade começou a abordar o tema em uma tentativa de servir como ferramenta de prevenção. O objetivo dessa pesquisa foi analisar qualitativamente campanhas que vem sendo veiculadas no Brasil a fim de refletir sobre o potencial de prevenção. Para isso, se fez necessário uma vasta pesquisa e coleta de campanhas veiculadas, utilizando as ferramentas Google, Youtube, Propmark, Meio&Mensagem e o site do Centro de Valorização à Vida (CVV), resultando em 222 peças coletadas. Foi realizada a seleção de 10% do material coletado para compor a mostra a ser analisada. A análise contou com uma vasta pesquisa bibliográfica, que resgatou conceitos da Publicidade, do Design, da Psicologia Social e do suicídio, além de entrevistas em profundidade com psicólogos de diferentes áreas de atuação. O estudo mostrou que existe uma sub-representação de grupos de risco, escassez de conteúdo e de orientações, concentração de veiculação no mês de setembro e pouco discurso direcionado a pessoas com ideação suicida. Esse trabalho permitiu perceber que, embora o potencial de prevenção que a publicidade pode oferecer não esteja sendo adequadamente aproveitado, existe um interesse por parte da mídia e da sociedade em colaborar para a diminuição desse problema de saúde pública.Submitted by Kathryn Araujo (kathrynaraujo@bce.unb.br) on 2020-12-09T13:45:12Z No. of bitstreams: 1 2019_SarahSilvaDosReis_tcc.pdf: 4174415 bytes, checksum: d07280eeba0c96f441b4e1309b6e5faa (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2020-12-16T22:18:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019_SarahSilvaDosReis_tcc.pdf: 4174415 bytes, checksum: d07280eeba0c96f441b4e1309b6e5faa (MD5)Made available in DSpace on 2020-12-16T22:18:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019_SarahSilvaDosReis_tcc.pdf: 4174415 bytes, checksum: d07280eeba0c96f441b4e1309b6e5faa (MD5)The number of suicides has grown in Brazil in recent years. Because of this scenario, advertising has begun to talk about this issue as an attempt to serve as a prevention tool. The objective of this research was to qualitatively analyze campaigns that have been running in Brazil in order to reflect on the potential for prevention. This required extensive research and collection of campaigns, using Google, Youtube, Propmark, Medium & Message and the Centro de Valorização à Vida (CVV) website, resulting in 222 collected pieces. A selection of 10% of the collected material was made to compose the sample to be analyzed. The analysis included a vast bibliographic research, which retrieved concepts from Advertising, Design, Social Psychology and suicide, as well as in-depth interviews with psychologists from different fields. The study showed that there is an underrepresentation of risk groups, lack of content and orientation, concentration of placement in September and little speech directed at people with suicidal ideation. This work showed that, although the prevention potential that advertising can offer is not being well exploited, there is an interest on the part of the media and society to contribute to the reduction of this public health problem.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessCampanhas publicitáriasSuicídio - prevençãoPsicologia socialComportamento suicidaA publicidade como ferramenta social : análise de campanhas de prevenção ao suicídio no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-12-16T22:18:19Z2020-12-16T22:18:19Z2019-12-09porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26193/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2019_SarahSilvaDosReis_tcc.pdf2019_SarahSilvaDosReis_tcc.pdfapplication/pdf4174415http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26193/1/2019_SarahSilvaDosReis_tcc.pdfd07280eeba0c96f441b4e1309b6e5faaMD5110483/261932020-12-16 20:18:19.82oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-12-16T22:18:19Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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