Pacientes com a doença de Parkinson são capazes de aprender em tarefas virtuais do Xbox Kinect® : estudo preliminar
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/8813 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Fisioterapia, 2014. |
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Cruz, Mariana Busche daMendes, Felipe Augusto dos SantosCRUZ, Mariana Busche da. Pacientes com a doença de Parkinson são capazes de aprender em tarefas virtuais do Xbox Kinect®: estudo preliminar. 2014. 50 f., il. Monografia (Bacharelado em Fisioterapia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://bdm.unb.br/handle/10483/8813Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Fisioterapia, 2014.A utilidade do uso de vídeo games na reabilitação de pacientes com Doença de Parkinson (DP) já foi demonstrada. Contudo, a discussão sobre a seleção e análise dos jogos utilizados ainda é escassa nos estudos, embora fundamental para a identificação de limitações na recuperação motora e recomendação de seu uso terapêutico. Não foram, até o momento, encontrados estudos envolvendo a utilização do Xbox Kinect® (XK) na reabilitação de pacientes com DP. Os objetivos deste estudo foram analisar as demandas motoras e cognitivas de jogos do XK e discutir seus efeitos sobre o desempenho de pacientes com DP. Sete pacientes com DP idiopática em estágios de leve a moderado realizaram 14 sessões de treinamento em 4 jogos, 3 vezes por semana. As pontuações foram registradas para análise da curva de desempenho intersessão. Os resultados mostraram que os pacientes melhoraram seus desempenhos em todos os jogos, porém atingindo tais melhoras em velocidades diferentes, dependendo das suas demandas. Concluiu-se que a capacidade de melhorar o desempenho após extenso treino em jogos do XK, em pacientes com DP, depende das demandas dos jogos e da presença de fatores facilitadores ou dificultadores da aprendizagem, reforçando a importância da escolha dos mesmos com propósito de reabilitação.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2014-10-27T16:04:53Z No. of bitstreams: 1 2014_MarianaBuschedaCruz_parcial.pdf: 248633 bytes, checksum: 0c5b2254b894f8bf4945f15bc5b1e5db (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2014-10-28T00:55:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_MarianaBuschedaCruz_parcial.pdf: 248633 bytes, checksum: 0c5b2254b894f8bf4945f15bc5b1e5db (MD5)Made available in DSpace on 2014-10-28T00:55:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_MarianaBuschedaCruz_parcial.pdf: 248633 bytes, checksum: 0c5b2254b894f8bf4945f15bc5b1e5db (MD5)The utility of using video games in rehabilitation of patients with Parkinson's disease (PD) has been demonstrated. However, the discussion on the selection and analysis of the games used is still scarce in the studies, although crucial for the identification of limitations in motor recovery and recommendation of its therapeutic use. No studies have been found involving the use of Xbox Kinect® (XK) in the rehabilitation of patients with PD. The objectives of this study were to examine motor and cognitive demands of XK games and discuss their effects on the performance of patients with PD. Seven patients with idiopathic PD in stages from mild to moderate performed 14 training sessions in 4 games , 3 times a week . The scores were recorded for analysis of the performance curve intersessions. The results showed that patients improved their performances in every game, but reaching such improvements at different speeds, depending on the demands. It was concluded that the ability to improve performance after extensive training in XK games, in PD patients, depends on the demands of the games and the presence of factors facilitating or hindering learning, emphasizing the importance of the games selection for the purpose of the rehabilitation.Parkinson, Doença deJogos eletrônicosAprendizagemTerapia de exposição à realidade virtualPacientes com a doença de Parkinson são capazes de aprender em tarefas virtuais do Xbox Kinect® : estudo preliminarParkinson's disease patients are able to learn in Xbox KinectTM´s virtual tasks : preliminary studyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2014-10-28T00:55:35Z2014-10-28T00:55:35Z2014-10-28T00:55:35Z2014-06-26info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8813/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8813/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23148http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8813/4/license_rdf9da0b6dfac957114c6a7714714b86306MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1859http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8813/5/license.txtac52bc0bb3c843ddb4b0184a0dc1dfeeMD55ORIGINAL2014_MarianaBuschedaCruz.pdf2014_MarianaBuschedaCruz.pdfapplication/pdf1262980http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8813/6/2014_MarianaBuschedaCruz.pdfb0878278a63f6b2cfd2df5c16dc39e5aMD5610483/88132016-08-18 11:50:52.627oai:bdm.unb.br:10483/8813TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IFJ1dGhsZWEgTmFzY2ltZW50byAocnV0aGxlYS5uYXNjaW1lbnRvQGdtYWlsLmNvbSkgb24gMjAxNC0xMC0yN1QxNjowNDo1MlogKEdNVCk6CgrDiSBuZWNlc3PDoXJpbyBjb25jb3JkYXIgY29tIGEgbGljZW7Dp2EgZGUgZGlzdHJpYnVpw6fDo28gbsOjby1leGNsdXNpdmEsCmFudGVzIHF1ZSBvIGRvY3VtZW50byBwb3NzYSBhcGFyZWNlciBubyBSZXBvc2l0w7NyaW8uIFBvciBmYXZvciwgbGVpYSBhCmxpY2Vuw6dhIGF0ZW50YW1lbnRlLiBDYXNvIG5lY2Vzc2l0ZSBkZSBhbGd1bSBlc2NsYXJlY2ltZW50byBlbnRyZSBlbQpjb250YXRvIGF0cmF2w6lzIGRlOiBiZG1AYmNlLnVuYi5iciBvdSAzMTA3LTI2ODcuCgpMSUNFTsOHQSBERSBESVNUUklCVUnDh8ODTyBOw4NPLUVYQ0xVU0lWQQoKQW8gYXNzaW5hciBlIGVudHJlZ2FyIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIG8vYSBTci4vU3JhLiAoYXV0b3Igb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zCmRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKToKCmEpIENvbmNlZGUgw6AgVW5pdmVyc2lkYWRlIGRlIEJyYXPDrWxpYSBvIGRpcmVpdG8gbsOjby1leGNsdXNpdm8gZGUKcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGNvbXVuaWNhciBlL291CmRpc3RyaWJ1aXIgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3Vtby9hYnN0cmFjdCkgZW0KZm9ybWF0byBkaWdpdGFsIG91IGltcHJlc3NvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpby4KCmIpIERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUKZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYQp0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2UsIHRhbnRvIHF1YW50byBsaGUgw6kKcG9zc8OtdmVsIHNhYmVyLCBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBwZXNzb2Egb3UgZW50aWRhZGUuCgpjKSBTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSBjb250w6ltIG1hdGVyaWFsIGRvIHF1YWwgbsOjbyBkZXTDqW0gb3MKZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IsIGRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGRvIGRldGVudG9yIGRvcwpkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBwYXJhIGNvbmNlZGVyIMOgIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEgb3MgZGlyZWl0b3MKcmVxdWVyaWRvcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBjdWpvcyBkaXJlaXRvcyBzw6NvIGRlCnRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIG91CmNvbnRlw7pkbyBkbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUuCgpTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBiYXNlYWRvIGVtIHRyYWJhbGhvIGZpbmFuY2lhZG8gb3UgYXBvaWFkbwpwb3Igb3V0cmEgaW5zdGl0dWnDp8OjbyBxdWUgbsOjbyBhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEsIGRlY2xhcmEgcXVlCmN1bXByaXUgcXVhaXNxdWVyIG9icmlnYcOnw7VlcyBleGlnaWRhcyBwZWxvIHJlc3BlY3Rpdm8gY29udHJhdG8gb3UKYWNvcmRvLgoKQSBVbml2ZXJzaWRhZGUgZGUgQnJhc8OtbGlhIGlkZW50aWZpY2Fyw6EgY2xhcmFtZW50ZSBvKHMpIHNldSAocykgbm9tZSAocykKY29tbyBvIChzKSBhdXRvciAoZXMpIG91IGRldGVudG9yIChlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRvIGRvY3VtZW50bwplbnRyZWd1ZSwgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBwYXJhIGFsw6ltIGRhcyBwZXJtaXRpZGFzIHBvcgplc3RhIGxpY2Vuw6dhLgo=Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712016-08-18T14:50:52Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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