Cartografia e geoprocessamento aplicados ao planejamento urbano : diagnóstico do transporte público do Setor Noroeste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Okida, Daniella Tiemi Sasaki
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, Teresa Queiroz dos
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/16970
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
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spelling Okida, Daniella Tiemi SasakiSantos, Teresa Queiroz dosGonzales Taco, Pastor WillySilva Júnior, Eleudo Esteves de AraújoOKIDA, Daniella Tiemi Sasaki; SANTOS, Teresa Queiroz dos. Cartografia e geoprocessamento aplicados ao planejamento urbano: diagnóstico do transporte público do Setor Noroeste. 2016. ix, 103 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://bdm.unb.br/handle/10483/16970Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.O presente trabalho consiste no levantamento teórico dos temas centrais da pesquisa: cartografia, geoprocessamento e planejamento urbano aplicados ao caso do transporte público no Setor Noroeste, Brasília/DF, no diagnóstico da situação atual do sistema de transporte público, e posterior comparação com as premissas estabelecidas pela Terracap. Para a pesquisa bibliográfica utilizou-se como fonte de informações artigos, relatórios e livros. Utilizou-se o software SPRING desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, bem como o AutoCAD (Autodesk) para fazer os levantamentos de dados e avaliação dos mapas gerados com base em imagens da série Landsat (Land Remote Sensing Satellite) e também obtidas pelo software Google Earth Pro. A partir dos resultados do estudo, verificou-se que o abastecimento do transporte público do Setor Noroeste está aquém do planejado no projeto urbanístico e previsto pela Terracap. Além disso, demonstrou-se a eficiência do software SPRING como uma ferramenta SIG de grande utilidade para analisar elementos capazes de fornecer dados e informações necessários para a execução de diagnósticos que podem fundamentar ações de planejamento urbano. Desse modo, neste estudo, a engenharia foi utilizada para avaliação e criação de mapas do transporte público obtidos através da ferramenta SPRING de geoprocessamento na região do setor Noroeste – Brasília/DF. Com isso, observou-se a situação não satisfatória do número de paradas de ônibus na região e a necessidade da adequação da situação atual ao que dispõe o Plano de Gestão Ambiental de Implantação para a região, apresentado pela Terracap.Submitted by Raiane Costa da Silva (raianesilva@bce.unb.br) on 2017-05-18T17:26:36Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_DaniellaOkida_TeresaSantos_tcc.pdf: 8363840 bytes, checksum: 3270b1a54a9442d45b6c9257645a6156 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2017-05-18T20:09:17Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_DaniellaOkida_TeresaSantos_tcc.pdf: 8363840 bytes, checksum: 3270b1a54a9442d45b6c9257645a6156 (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-18T20:09:17Z (GMT). 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