Cartografia geotécnica para análise de suscetibilidade e risco a movimentos de massa e erosão entorno de rodovias
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/24312 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019. |
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Mesquita, Pedro Baena deSouza, Newton Moreira deMESQUITA, Pedro Baena de. Cartografia geotécnica para análise de suscetibilidade e risco a movimentos de massa e erosão entorno de rodovias. 2019. xiii, 118 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/24312Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.As rodovias são obras de engenharia de grande extensão e importância para a sociedade, que atravessam ambientes com diferentes condições geológicas, geomorfológicas, topográficas, entre outras. Em alguns casos, elas impactam negativamente esses ambientes e provocam ou se tornam sujeitas a deslizamentos e a processos erosivos. Para compreender esses fenômenos, foram elaboradas as cartas geotécnicas de suscetibilidade e de risco para estudo e análise de um trecho da BR 251 no Distrito Federal. Com os dados sobre as diferentes características do meio físico, coletados em bases governamentais e em pesquisas anteriores, foram utilizados modelos para a elaboração das cartas de suscetibilidade ao deslizamento e à erosão. Os modelos adotados foram um método racional baseada nos critérios de MohrCoulomb e a Equação Universal de Perda de Solos. A carta de risco de deslizamento foi realizada com base na comparação entre as consequências dos possíveis deslizamentos com a suscetibilidade. A carta de risco de erosão foi gerada com a tolerância dos tipos de solos obtidas de pesquisas anteriores. A partir das cartas geradas, foram identificadas as vertentes com maiores declividades mais próximas dos rios como os locais mais suscetíveis aos deslizamentos e aos processos erosivos. A erosão foi também vinculada ao uso do solo. Nesse contexto, foram identificadas modalidades de ocupação humana e uso do solo associadas com maiores riscos de deslizamento e erosão. Com os resultados obtidos, foi recomendado a restringir a ocupação dessas áreas, evitar a remoção da vegetação nativa e a realização de novas pesquisas para melhorar os resultados.Submitted by Débora Macêdo Carneiro (deboracarneiro@bce.unb.br) on 2020-06-12T13:54:29Z No. of bitstreams: 1 2019_PedroBaenaDeMesquita_tcc.pdf: 14334273 bytes, checksum: ca073cdc6b90958ef9f48fcbc75d154e (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2020-06-29T21:24:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019_PedroBaenaDeMesquita_tcc.pdf: 14334273 bytes, checksum: ca073cdc6b90958ef9f48fcbc75d154e (MD5)Made available in DSpace on 2020-06-29T21:24:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019_PedroBaenaDeMesquita_tcc.pdf: 14334273 bytes, checksum: ca073cdc6b90958ef9f48fcbc75d154e (MD5)Highways are engineering works of great dimensions and importance for society, which cross environments with different geological, geomorphological and topographic conditions. In some cases, they impact negatively those environments and may cause or be affected by landslides and erosion processes. To understand these phenomena, susceptibility and risk maps were drawn in order to analyse a strech of the BR 251 highway in Distrito Federal, Brazil. Based on information colected from governmental databases and previous research, models were used to elaborate the susceptibility maps for landslides and erosion. The models adopted were a rational method based on Mohr-Coulomb criteria and the Universal Soil Loss Equation. The landslide risk map was drawn on the basis of a comparison between the consequences of the possible landslides with landslide susceptibility. The risk of erosion map was based on the tolerances obtained from previous research for each soil type. The maps identified the slopes with highest declivity and closest to river streams as the places most susceptible to landslides and erosion events. Erosion was also linked to soil use. In this context, different patterns of human settlement and soil use asssociated with increased risk of landslides and erosion were also identified. Based on the results obtained, it was recomended to restrict the occupation of those areas, avoid the removal of the native vegetation and to conduct further research on soil properties to get better results.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar meu trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessCartografiaRodovias - infraestruturaErosãoCartografia geotécnica para análise de suscetibilidade e risco a movimentos de massa e erosão entorno de rodoviasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-06-29T21:24:02Z2020-06-29T21:24:02Z2019-07-12porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24312/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2019_PedroBaenaDeMesquita_tcc.pdf2019_PedroBaenaDeMesquita_tcc.pdfapplication/pdf14334273http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24312/1/2019_PedroBaenaDeMesquita_tcc.pdfca073cdc6b90958ef9f48fcbc75d154eMD5110483/243122020-06-29 18:24:02.798oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-06-29T21:24:02Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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