Educação física escolar e segregação de gênero
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/21363 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Campus Darcy Ribeiro, 2016. |
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Nascimento, Felipe MachadoBehmoiras, Daniel CantanhedeNASCIMENTO, Felipe Machado. Educação física escolar e segregação de gênero. 2016. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://bdm.unb.br/handle/10483/21363Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Campus Darcy Ribeiro, 2016.A forma como são regidas as aulas de Educação Física Escolar (EFE) foi o ponto de partida para o início da pesquisa. O modelo de aula separatista no qual há a divisão por gênero nas atividades das aulas de EFE traz consigo um peso histórico-cultural que deve ser analisado e erradicado pelos docentes da disciplina de Educação Física (EF). A segregação nas aulas de EFE é uma herança de uma EF militarista e já superada por todas as outras disciplinas. Na matemática, história, português são as mesmas atividades, os mesmos conteúdos para todos. A EFE não é lugar para o rendimento atlético e esportivo. Tal característica é inerente a clubes e até mesmo da escola como estrutura nos horários fora da EFE. A escola como instituição deve ir contra atividades que tenham o desempenho motor como principal forma de obtenção de pontos e notas nas atividades. A escola enquanto estrutura física pode muito bem ser utilizada para o alto-rendimento, contanto que não interfira na educação dos alunos da instituição e comunidade. Tais atos partitivos são trazidos pelos alunos quando saem da escola, pois lá é o lugar no qual eles aprendem boa parte do convívio em sociedade, e lá mesmo, no lugar onde deveria estar sendo ensinado as diferenças de gênero e como conviver com elas, há uma ação separatista nas aulas de EFE, a qual são observadas pelos alunos e trazidas para a atuação em sociedade. O objetivo geral deste trabalho é elaborar um diagnóstico que traga informações concretas sobre o fenômeno da segregação por gênero nas aulas de EFE com base na revisão da literatura. O método utilizado foi o de revisão bibliográfica, buscando artigos científicos nos periódicos Revista Movimento, Scielo, Pensar a Prática e Revista Brasileira de Ciências do Esporte, sendo analisados, no total, 10 (dez) artigos. O papel do docente nesse processo de desconstrução sócio-cultural é fundamental para que haja o erradicamento do sexismo nas aulas de EFE e, posteriormente, levados para a sociedade.Submitted by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2019-02-11T13:30:49Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_FelipeMachadoNascimento_tcc.pdf: 723469 bytes, checksum: e4c5bd554415adb6b1b9281b68be8b22 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2019-02-11T13:31:06Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_FelipeMachadoNascimento_tcc.pdf: 723469 bytes, checksum: e4c5bd554415adb6b1b9281b68be8b22 (MD5)Made available in DSpace on 2019-02-11T13:31:06Z (GMT). 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