Visualização analítica do sentimento negativo em opiniões acerca de serviços de telecomunicações emitidas por usuários do Twitter
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
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Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/15259 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, 2015. |
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Claudino, LeandroBaltoré, Pablo PiornoSousa Júnior, Rafael Timóteo deCLAUDINO, Leandro; BALTORÉ, Pablo Piorno. Visualização analítica do sentimento negativo em opiniões acerca de serviços de telecomunicações emitidas por usuários do Twitter. 2015. xi, 50 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Redes de Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/15259Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, 2015.Este trabalho objetiva realizar o tratamento de grande volume de dados extraídos da rede social Twitter, de modo a revelar padrões na quantidade de reclamações dos usuários de serviços relacionados a telecomunicações.Cria-se um ambiente de visualização em tempo real dos resultados obtidos a partir de um sistema web com uma interface acolhedora. Desenvolve-se com o software Gephi gráficos relacionados a grandes volumes de dados que auxiliam a interpretação humana e a visão global da informação gerada a partir do estudo de Big Data e mineração de dados em redes sociais. A partir dos dados coletados no Twitter, foi gerado um estudo sobre a percepção por parte dos usuários dos serviços de telecomunicações das principais empresas atuantes no mercado brasileiro. Este estudo ilustra quantitativamente e de forma comprovável, através de um tratamento de inteligência artificial, uma análise do possível sentimento de insatisfação vivenciado por alguns usuários, não sendo, no entanto, capaz de acertar na totalidade dos casos sua percepção.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-10-11T11:27:11Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2015_LeandroClaudino_PabloPiornoBaltore.pdf: 1888222 bytes, checksum: 3143a4196f76f76e4ac4e427d760a636 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-12-22T16:28:13Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2015_LeandroClaudino_PabloPiornoBaltore.pdf: 1888222 bytes, checksum: 3143a4196f76f76e4ac4e427d760a636 (MD5)Made available in DSpace on 2016-12-22T16:28:13Z (GMT). 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This study illustrates quantitatively and verifiable manner through a treatment artificial intelligence, analysis of the possible feeling of dissatisfaction experienced by some users, which does not, however, able to hit in all cases perception.TelecomunicaçõesBig DataMineração de dadosVisualização analítica do sentimento negativo em opiniões acerca de serviços de telecomunicações emitidas por usuários do Twitterinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2016-12-22T16:28:13Z2016-12-22T16:28:13Z2015-07info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2015_LeandroClaudino_PabloPiornoBaltore.pdf2015_LeandroClaudino_PabloPiornoBaltore.pdfapplication/pdf1888222http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15259/1/2015_LeandroClaudino_PabloPiornoBaltore.pdf3143a4196f76f76e4ac4e427d760a636MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15259/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15259/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15259/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1758http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15259/5/license.txt48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174MD5510483/152592016-12-22 14:28:13.93oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712016-12-22T16:28:13Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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