Análise estrutural para vida à fadiga de um chassi tipo minibaja

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sobral, Rafael dos Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/9567
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia Automotiva, 2014.
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spelling Sobral, Rafael dos SantosMalcher, LucivalSOBRAL, Rafael dos Santos. Análise estrutural para vida à fadiga de um chassi tipo minibaja. 2014. 70 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://bdm.unb.br/handle/10483/9567Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia Automotiva, 2014.A proposta deste trabalho é a realização de uma análise referente a vida à fadiga de um chassi tipo minibaja construído pela equipe formada por alunos da Universidade de Brasília e utilizado em competições promovidas pela SAE. O objetivo é que a integridade estrutural do chassi seja garantida durante toda a sua vida útil. Foi realizada uma revisão dos conceitos de fadiga e dos principais modelos de determinação de vida à fadiga sob as abordagens de vida sob tensão S-N e vida sob deformação ε-N. Em seguida foram investigados os principais parâmetros que podem influenciar no limite de fadiga sob as condições esperadas durante a utilização do veículo. Foram estudados ainda métodos para a avaliação de estruturas sob carregamentos de amplitude variável: o método Rainflow para contagem de ciclos e a regra de Palmgren-Miner para acúmulo de dano. Os requisitos de resistência do chassi foram levantados a partir da análise do regulamento que rege as competições BAJA SAE Brasil. Uma metodologia para a análise da vida à fadiga foi proposta e foi criada uma rotina em linguagem Pascal para calcular o dano em uma estrutura em decorrência de um histórico de carregamentos completamente aleatório. Por fim o programa foi testado em três históricos obtidos da literatura, onde foram obtidos resultados satisfatórios, demonstrando a capacidade de aplicação da metodologia proposta.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2015-02-03T15:29:03Z No. of bitstreams: 1 2014_RafaeldosSantosSobral.pdf: 2064508 bytes, checksum: 0ee7a6cf51de34d7db21b852d572e98a (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2015-02-03T15:34:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_RafaeldosSantosSobral.pdf: 2064508 bytes, checksum: 0ee7a6cf51de34d7db21b852d572e98a (MD5)Made available in DSpace on 2015-02-03T15:34:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_RafaeldosSantosSobral.pdf: 2064508 bytes, checksum: 0ee7a6cf51de34d7db21b852d572e98a (MD5)The goal of this project is to perform an analysis relative to the fatigue life of a minibaja chassis built by a team of students of Universidade de Brasília and used in SAE competitions. The main goal is to ensure that the integrity of the structure is maintained throughout its lifespan. A literature review of the fatigue concepts and models to predict fatigue life using stress-life and strain-life methods. Then, the main factors that can modify the fatigue strength under the expected conditions of the vehicle operation were investigated. Methods to evaluate fatigue life under a variable amplitude loading case were studied: the Rainflow method for cycle counting and the Palmgren-Miner rule to calculate the degree of cumulative damage. The requirements elicitation was made through the study of the BAJA SAE Brasil competition rules. A proposition for a methodology of fatigue life analysis was made and a routine in Pascal language was written to calculate the damage caused by a completely random loading history in a structure. Then, the routine was tested in three different loading histories taken from the literature, which results were considered satisfactory and the capability of the application of the methodology was shown.Automóveis - chassiAnálise estrutural para vida à fadiga de um chassi tipo minibajainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2015-02-03T15:34:32Z2015-02-03T15:34:32Z2015-02-03T15:34:32Z2014info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2014_RafaeldosSantosSobral.pdf2014_RafaeldosSantosSobral.pdfapplication/pdf2064508http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9567/1/2014_RafaeldosSantosSobral.pdf0ee7a6cf51de34d7db21b852d572e98aMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain43http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9567/2/license_url321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9567/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream19874http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9567/4/license_rdf38cb62ef53e6f513db2fb7e337df6485MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1859http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9567/5/license.txtc616ab158528e37c090f645b30507cb2MD5510483/95672018-08-03 09:22:07.825oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712018-08-03T12:22:07Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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