Uma análise da campanha Lew’Lara\TBWA para Nissan : reflexões sobre o uso da propaganda comparativa no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/2033 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2011. |
id |
UNB-2_baac9da0c75eb5f62365834496a457dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/2033 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Gonçalves, Vivianne Christine de OliveiraFreitas, Gabriela Pereira deGONÇALVES, Vivianne Christine de Oliveira. Uma análise da campanha Lew’Lara\TBWA para Nissan: reflexões sobre o uso da propaganda comparativa no Brasil. 2011. 111 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://bdm.unb.br/handle/10483/2033Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2011.O trabalho consiste na análise da campanha comparativa da Nissan feita pela Lew’Lara\TBWA entre julho de 2010 e fevereiro de 2011. Os objetivos do trabalho compreendiam realizar um estudo sobre a propaganda comparativa, realizando sua conceituação e explorando as diversas formas de utilização dessa abordagem publicitária; realizar uma análise crítica da postura rígida do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) brasileiro em comparação à postura incentivadora da Federal Trade Comission (Comissão Federal de Comércio americana); por fim apresentamos as várias ações que englobavam a estratégia de marketing e comunicação da Nissan e os vários efeitos: desde as retratações do CONAR até os dados que comprovam o êxito da campanha. Assim sendo, a conclusão gira em torno da importância de ousar na publicidade a fim de impactar o público saturado, levando em consideração as vantagens da propaganda comparativa tanto para o público-alvo, como para os profissionais de publicidade. A metodologia usada é a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. As principais referências foram Durigan (2007) e Miskolczi-Bodnár (2004), além instituições como o CONAR, a FTC e a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). ____________________________________________________________________________ ABSTRACTThe work consists of the comparative analysis of the campaign made by Lew'Lara \TBWA for Nissan between July of 2010 and February of 2011. The objectives of the work comprised a study on comparative advertising, presenting their concepts and exploring the various ways of using this advertising approach; to do a critical analysis of the rigid posture of CONAR (National Council of Advertisers Self-Regulation) in Brazil compared to the supportive attitude of American’s Federal Trade Commission; and finally, present the various actions included in the marketing and communication strategy of Nissan as well as the various effects: from the depictions of CONAR to the data that prove the success of the campaign. Therefore, the conclusion revolves around the importance of daring advertising for impacting the saturated public, taking into consideration the benefits of comparative advertising for both the target audience and advertising professionals. The methodology used is literature review and case study. The main references were Durigan (2007) and Miskolcz-Bodnar (2004), as well as institutions as CONAR, the FTC and the National Association of Vehicle Manufacturers (Anfavea).Submitted by Daniel Arcanjo Bueno Portela (dmbueno2@hotmail.com) on 2011-09-16T15:02:34Z No. of bitstreams: 1 2011_VivianneChristinedeOliveiraGonçalves.pdf: 8149321 bytes, checksum: 1b9676f6a71aff0dd8b769f95a6be6c4 (MD5)Approved for entry into archive by Jaqueline Ferreira de Souza(jaquefs.braz@gmail.com) on 2011-10-04T10:56:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_VivianneChristinedeOliveiraGonçalves.pdf: 8149321 bytes, checksum: 1b9676f6a71aff0dd8b769f95a6be6c4 (MD5)Made available in DSpace on 2011-10-04T10:56:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_VivianneChristinedeOliveiraGonçalves.pdf: 8149321 bytes, checksum: 1b9676f6a71aff0dd8b769f95a6be6c4 (MD5)Publicidade e propagandaComércio - regulamentaçãoConcorrênciaConcorrência - Estados UnidosUma análise da campanha Lew’Lara\TBWA para Nissan : reflexões sobre o uso da propaganda comparativa no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2011-10-04T10:56:40Z2011-10-04T10:56:40Z2011-10-04T10:56:40Z2011-07-14info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBTEXT2011_VivianneChristinedeOliveiraGonçalves.pdf.txt2011_VivianneChristinedeOliveiraGonçalves.pdf.txttext/plain196691http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2033/6/2011_VivianneChristinedeOliveiraGon%C3%A7alves.pdf.txt0b8a565a6cdeb5f5b7b1eb4199e07b03MD56ORIGINAL2011_VivianneChristinedeOliveiraGonçalves.pdf2011_VivianneChristinedeOliveiraGonçalves.pdfapplication/pdf8149321http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2033/1/2011_VivianneChristinedeOliveiraGon%C3%A7alves.pdf1b9676f6a71aff0dd8b769f95a6be6c4MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2033/2/license_url7f64630c1606d5367bf6ead08376a066MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream22774http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2033/3/license_text07ea170b879984ff78fbf239a496b850MD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21695http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2033/4/license_rdff9031bb4d0d34033800b928fa8e3c5bbMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1869http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2033/5/license.txtc643b56ecae6dd18f3daea177f3388a8MD5510483/20332013-04-10 10:43:31.306oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712013-04-10T13:43:31Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Uma análise da campanha Lew’Lara\TBWA para Nissan : reflexões sobre o uso da propaganda comparativa no Brasil |
title |
Uma análise da campanha Lew’Lara\TBWA para Nissan : reflexões sobre o uso da propaganda comparativa no Brasil |
spellingShingle |
Uma análise da campanha Lew’Lara\TBWA para Nissan : reflexões sobre o uso da propaganda comparativa no Brasil Gonçalves, Vivianne Christine de Oliveira Publicidade e propaganda Comércio - regulamentação Concorrência Concorrência - Estados Unidos |
title_short |
Uma análise da campanha Lew’Lara\TBWA para Nissan : reflexões sobre o uso da propaganda comparativa no Brasil |
title_full |
Uma análise da campanha Lew’Lara\TBWA para Nissan : reflexões sobre o uso da propaganda comparativa no Brasil |
title_fullStr |
Uma análise da campanha Lew’Lara\TBWA para Nissan : reflexões sobre o uso da propaganda comparativa no Brasil |
title_full_unstemmed |
Uma análise da campanha Lew’Lara\TBWA para Nissan : reflexões sobre o uso da propaganda comparativa no Brasil |
title_sort |
Uma análise da campanha Lew’Lara\TBWA para Nissan : reflexões sobre o uso da propaganda comparativa no Brasil |
author |
Gonçalves, Vivianne Christine de Oliveira |
author_facet |
Gonçalves, Vivianne Christine de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Vivianne Christine de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Freitas, Gabriela Pereira de |
contributor_str_mv |
Freitas, Gabriela Pereira de |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Publicidade e propaganda Comércio - regulamentação Concorrência Concorrência - Estados Unidos |
topic |
Publicidade e propaganda Comércio - regulamentação Concorrência Concorrência - Estados Unidos |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2011. |
publishDate |
2011 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2011-07-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-10-04T10:56:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-10-04T10:56:40Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-10-04T10:56:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GONÇALVES, Vivianne Christine de Oliveira. Uma análise da campanha Lew’Lara\TBWA para Nissan: reflexões sobre o uso da propaganda comparativa no Brasil. 2011. 111 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/2033 |
identifier_str_mv |
GONÇALVES, Vivianne Christine de Oliveira. Uma análise da campanha Lew’Lara\TBWA para Nissan: reflexões sobre o uso da propaganda comparativa no Brasil. 2011. 111 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/2033 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2033/6/2011_VivianneChristinedeOliveiraGon%C3%A7alves.pdf.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2033/1/2011_VivianneChristinedeOliveiraGon%C3%A7alves.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2033/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2033/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2033/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2033/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0b8a565a6cdeb5f5b7b1eb4199e07b03 1b9676f6a71aff0dd8b769f95a6be6c4 7f64630c1606d5367bf6ead08376a066 07ea170b879984ff78fbf239a496b850 f9031bb4d0d34033800b928fa8e3c5bb c643b56ecae6dd18f3daea177f3388a8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801492879275720704 |