Uma análise da campanha Lew’Lara\TBWA para Nissan : reflexões sobre o uso da propaganda comparativa no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Vivianne Christine de Oliveira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/2033
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2011.
id UNB-2_baac9da0c75eb5f62365834496a457dc
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/2033
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Gonçalves, Vivianne Christine de OliveiraFreitas, Gabriela Pereira deGONÇALVES, Vivianne Christine de Oliveira. Uma análise da campanha Lew’Lara\TBWA para Nissan: reflexões sobre o uso da propaganda comparativa no Brasil. 2011. 111 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://bdm.unb.br/handle/10483/2033Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2011.O trabalho consiste na análise da campanha comparativa da Nissan feita pela Lew’Lara\TBWA entre julho de 2010 e fevereiro de 2011. Os objetivos do trabalho compreendiam realizar um estudo sobre a propaganda comparativa, realizando sua conceituação e explorando as diversas formas de utilização dessa abordagem publicitária; realizar uma análise crítica da postura rígida do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) brasileiro em comparação à postura incentivadora da Federal Trade Comission (Comissão Federal de Comércio americana); por fim apresentamos as várias ações que englobavam a estratégia de marketing e comunicação da Nissan e os vários efeitos: desde as retratações do CONAR até os dados que comprovam o êxito da campanha. Assim sendo, a conclusão gira em torno da importância de ousar na publicidade a fim de impactar o público saturado, levando em consideração as vantagens da propaganda comparativa tanto para o público-alvo, como para os profissionais de publicidade. A metodologia usada é a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. As principais referências foram Durigan (2007) e Miskolczi-Bodnár (2004), além instituições como o CONAR, a FTC e a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). ____________________________________________________________________________ ABSTRACTThe work consists of the comparative analysis of the campaign made by Lew'Lara \TBWA for Nissan between July of 2010 and February of 2011. The objectives of the work comprised a study on comparative advertising, presenting their concepts and exploring the various ways of using this advertising approach; to do a critical analysis of the rigid posture of CONAR (National Council of Advertisers Self-Regulation) in Brazil compared to the supportive attitude of American’s Federal Trade Commission; and finally, present the various actions included in the marketing and communication strategy of Nissan as well as the various effects: from the depictions of CONAR to the data that prove the success of the campaign. Therefore, the conclusion revolves around the importance of daring advertising for impacting the saturated public, taking into consideration the benefits of comparative advertising for both the target audience and advertising professionals. The methodology used is literature review and case study. The main references were Durigan (2007) and Miskolcz-Bodnar (2004), as well as institutions as CONAR, the FTC and the National Association of Vehicle Manufacturers (Anfavea).Submitted by Daniel Arcanjo Bueno Portela (dmbueno2@hotmail.com) on 2011-09-16T15:02:34Z No. of bitstreams: 1 2011_VivianneChristinedeOliveiraGonçalves.pdf: 8149321 bytes, checksum: 1b9676f6a71aff0dd8b769f95a6be6c4 (MD5)Approved for entry into archive by Jaqueline Ferreira de Souza(jaquefs.braz@gmail.com) on 2011-10-04T10:56:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_VivianneChristinedeOliveiraGonçalves.pdf: 8149321 bytes, checksum: 1b9676f6a71aff0dd8b769f95a6be6c4 (MD5)Made available in DSpace on 2011-10-04T10:56:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_VivianneChristinedeOliveiraGonçalves.pdf: 8149321 bytes, checksum: 1b9676f6a71aff0dd8b769f95a6be6c4 (MD5)Publicidade e propagandaComércio - regulamentaçãoConcorrênciaConcorrência - Estados UnidosUma análise da campanha Lew’Lara\TBWA para Nissan : reflexões sobre o uso da propaganda comparativa no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2011-10-04T10:56:40Z2011-10-04T10:56:40Z2011-10-04T10:56:40Z2011-07-14info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBTEXT2011_VivianneChristinedeOliveiraGonçalves.pdf.txt2011_VivianneChristinedeOliveiraGonçalves.pdf.txttext/plain196691http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2033/6/2011_VivianneChristinedeOliveiraGon%C3%A7alves.pdf.txt0b8a565a6cdeb5f5b7b1eb4199e07b03MD56ORIGINAL2011_VivianneChristinedeOliveiraGonçalves.pdf2011_VivianneChristinedeOliveiraGonçalves.pdfapplication/pdf8149321http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2033/1/2011_VivianneChristinedeOliveiraGon%C3%A7alves.pdf1b9676f6a71aff0dd8b769f95a6be6c4MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2033/2/license_url7f64630c1606d5367bf6ead08376a066MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream22774http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2033/3/license_text07ea170b879984ff78fbf239a496b850MD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21695http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2033/4/license_rdff9031bb4d0d34033800b928fa8e3c5bbMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1869http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2033/5/license.txtc643b56ecae6dd18f3daea177f3388a8MD5510483/20332013-04-10 10:43:31.306oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712013-04-10T13:43:31Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Uma análise da campanha Lew’Lara\TBWA para Nissan : reflexões sobre o uso da propaganda comparativa no Brasil
title Uma análise da campanha Lew’Lara\TBWA para Nissan : reflexões sobre o uso da propaganda comparativa no Brasil
spellingShingle Uma análise da campanha Lew’Lara\TBWA para Nissan : reflexões sobre o uso da propaganda comparativa no Brasil
Gonçalves, Vivianne Christine de Oliveira
Publicidade e propaganda
Comércio - regulamentação
Concorrência
Concorrência - Estados Unidos
title_short Uma análise da campanha Lew’Lara\TBWA para Nissan : reflexões sobre o uso da propaganda comparativa no Brasil
title_full Uma análise da campanha Lew’Lara\TBWA para Nissan : reflexões sobre o uso da propaganda comparativa no Brasil
title_fullStr Uma análise da campanha Lew’Lara\TBWA para Nissan : reflexões sobre o uso da propaganda comparativa no Brasil
title_full_unstemmed Uma análise da campanha Lew’Lara\TBWA para Nissan : reflexões sobre o uso da propaganda comparativa no Brasil
title_sort Uma análise da campanha Lew’Lara\TBWA para Nissan : reflexões sobre o uso da propaganda comparativa no Brasil
author Gonçalves, Vivianne Christine de Oliveira
author_facet Gonçalves, Vivianne Christine de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Vivianne Christine de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freitas, Gabriela Pereira de
contributor_str_mv Freitas, Gabriela Pereira de
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Publicidade e propaganda
Comércio - regulamentação
Concorrência
Concorrência - Estados Unidos
topic Publicidade e propaganda
Comércio - regulamentação
Concorrência
Concorrência - Estados Unidos
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2011.
publishDate 2011
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2011-07-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-10-04T10:56:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-10-04T10:56:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-10-04T10:56:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GONÇALVES, Vivianne Christine de Oliveira. Uma análise da campanha Lew’Lara\TBWA para Nissan: reflexões sobre o uso da propaganda comparativa no Brasil. 2011. 111 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/2033
identifier_str_mv GONÇALVES, Vivianne Christine de Oliveira. Uma análise da campanha Lew’Lara\TBWA para Nissan: reflexões sobre o uso da propaganda comparativa no Brasil. 2011. 111 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/2033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2033/6/2011_VivianneChristinedeOliveiraGon%C3%A7alves.pdf.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2033/1/2011_VivianneChristinedeOliveiraGon%C3%A7alves.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2033/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2033/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2033/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2033/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0b8a565a6cdeb5f5b7b1eb4199e07b03
1b9676f6a71aff0dd8b769f95a6be6c4
7f64630c1606d5367bf6ead08376a066
07ea170b879984ff78fbf239a496b850
f9031bb4d0d34033800b928fa8e3c5bb
c643b56ecae6dd18f3daea177f3388a8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492879275720704