Segmentando o mercado de fitness em Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marco Antonio Batista dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/22835
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017.
id UNB-2_becd0ed8d31a51b0a42662a585b2e051
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/22835
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Santos, Marco Antonio Batista dosCosta, Américo PierangeliSANTOS, Marco Antonio Batista dos. Segmentando o mercado de fitness em Brasília. 2017. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://bdm.unb.br/handle/10483/22835Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017.A prática de atividade física como caminho para uma vida saudável é cada vez mais divulgada pelos meios de comunicação, fazendo com que as pessoas tornem-se adeptas desse estilo de vida, gerando assim um mercado crescente para as academias de ginástica, que inovam e criam novas práticas para chamar a atenção de tal publico. Para conquistar e fidelizar mais clientes, donos e gestores de academias de ginástica começam a investir em estratégias de marketing, como a tratada neste trabalho, chamada segmentação de mercado. O objetivo geral deste trabalho consistiu em identificar quantos e quais são os segmentos do mercado de fitness de Brasília. Para o desenvolvimento da pesquisa e coleta dos dados, utilizamos um questionário elaborado a partir da escala proposta por Costa, Rezende e Mesquita (2012), preenchido por alunos de três unidades de uma rede de academias localizadas em Brasília. Após a análise dos dados coletados foi possível identificar três segmentos, sendo eles, muito satisfeitos, seguido dos satisfeitos e por último, os insatisfeitos. O nível de educação parece influenciar no grau de percepção de qualidade dos clientes, assim como os frequentadores da manhã apresentam melhores percepções de qualidade do que os da noite. As demais variáveis demográficas não caracterizaram predominância nos grupos analisados.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolinebotelhoteixeira@gmail.com) on 2019-11-27T18:51:16Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_MarcoAntonioBatistaDosSantos_tcc.pdf: 401114 bytes, checksum: 687e2e53d6f0eb5515240993b980048c (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2019-12-03T14:46:38Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_MarcoAntonioBatistaDosSantos_tcc.pdf: 401114 bytes, checksum: 687e2e53d6f0eb5515240993b980048c (MD5)Made available in DSpace on 2019-12-03T14:46:38Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_MarcoAntonioBatistaDosSantos_tcc.pdf: 401114 bytes, checksum: 687e2e53d6f0eb5515240993b980048c (MD5)The practice of physical activity as a path to a healthy life is increasingly publicized by means of communication, making as people become adherents of this lifestyle, thus generating a growing market for gyms that innovate and create new Practices to draw the attention of such a public. To gain and retain more customers, owners and managers of fitness centers begin to invest in marketing strategy, such as the one dealt with in this work, called market segmentation. The general objective of this work was to identify how many and which are the segments of the fitness market of Brasilia. For the development of the research and data collection, it uses a questionnaire elaborated from the scale proposed by Costa, Rezende and Mesquita (2012), filled by students from three units of a network of academies located in Brasilia. After an analysis of the collected data, it was possible to identify three segments, which were very satisfied, followed by the results and, finally, the dissatisfied ones. The level of customer perception of quality, as well as the morning visitors, improved in quality. As other demographic variables did not characterize predominance in the groups analyzed.Academias de ginásticaExercícios físicosSegmentando o mercado de fitness em Brasíliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2019-12-03T14:46:38Z2019-12-03T14:46:38Z2017-07-10info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22835/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22835/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22835/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22835/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINAL2017_MarcoAntonioBatistaDosSantos_tcc.pdf2017_MarcoAntonioBatistaDosSantos_tcc.pdfapplication/pdf401114http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22835/1/2017_MarcoAntonioBatistaDosSantos_tcc.pdf687e2e53d6f0eb5515240993b980048cMD5110483/228352019-12-03 12:46:38.146oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712019-12-03T14:46:38Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Segmentando o mercado de fitness em Brasília
title Segmentando o mercado de fitness em Brasília
spellingShingle Segmentando o mercado de fitness em Brasília
Santos, Marco Antonio Batista dos
Academias de ginástica
Exercícios físicos
title_short Segmentando o mercado de fitness em Brasília
title_full Segmentando o mercado de fitness em Brasília
title_fullStr Segmentando o mercado de fitness em Brasília
title_full_unstemmed Segmentando o mercado de fitness em Brasília
title_sort Segmentando o mercado de fitness em Brasília
author Santos, Marco Antonio Batista dos
author_facet Santos, Marco Antonio Batista dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marco Antonio Batista dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Américo Pierangeli
contributor_str_mv Costa, Américo Pierangeli
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Academias de ginástica
Exercícios físicos
topic Academias de ginástica
Exercícios físicos
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017.
publishDate 2017
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2017-07-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-03T14:46:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-03T14:46:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Marco Antonio Batista dos. Segmentando o mercado de fitness em Brasília. 2017. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/22835
identifier_str_mv SANTOS, Marco Antonio Batista dos. Segmentando o mercado de fitness em Brasília. 2017. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/22835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22835/5/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22835/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22835/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22835/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22835/1/2017_MarcoAntonioBatistaDosSantos_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
687e2e53d6f0eb5515240993b980048c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493092278206464