Relação da força da marca institucional com receita de empresas : efeito das percepções de estratégias de marketing pelo consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roure, Patricia Sá de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/2037
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
id UNB-2_c2cf949e86aa3e831343d9328c8ae732
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/2037
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Roure, Patricia Sá dePorto, Rafael BarreirosROURE, Patricia Sá de. Relação da força da marca institucional com receita de empresas: efeito das percepções de estratégias de marketing pelo consumidor. 2011. 75 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://bdm.unb.br/handle/10483/2037Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.O desempenho de uma marca é fruto de estratégias da empresa para se apresentar ao mercado visando atrair e manter consumidores. Essas estratégias geralmente têm como objetivo reforçar a marca institucional e torná-la muito conhecida e percebida como sendo de qualidade, o que poderá impactar nos resultados financeiros da empresa. Este trabalho busca relacionar a receita de empresas com o conhecimento e a percepção de qualidade da marca como mecanismo de avaliação da força institucional. Para isso, foi realizada uma pesquisa correlacional com base na relação das percepções dos consumidores em relação a estratégias de marketing e a força da marca de empresas, e desta com a receita de empresas. A amostra utilizada foi de 30 empresas com dados obtidos do ano de 2009 e de 197 questionários aplicados a consumidores sobre essas 30 empresas. Os resultados encontrados confirmam que há relação entre a percepção das estratégias pelos consumidores com a força da marca, podendo esta ser positiva ou negativa. Quanto à receita de empresas, a força da marca é um meio de explicá-la e contribui positivamente no seu desempenho. Dessa forma, empresas podem tomar decisões com base na previsão de competitividade por meio das percepções dos consumidores que permite prever a força da marca e seus resultados financeiros.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2011-09-30T20:26:06Z No. of bitstreams: 1 2011_PatriciaSadeRoure.pdf: 1263870 bytes, checksum: 44a37488f727f44f0264757757de7775 (MD5)Approved for entry into archive by Thayse Cantanhede(thaysenatalia@bce.unb.br) on 2011-10-04T19:48:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_PatriciaSadeRoure.pdf: 1263870 bytes, checksum: 44a37488f727f44f0264757757de7775 (MD5)Made available in DSpace on 2011-10-04T19:48:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_PatriciaSadeRoure.pdf: 1263870 bytes, checksum: 44a37488f727f44f0264757757de7775 (MD5)Marca registradaMarketingComportamento do consumidorRelação da força da marca institucional com receita de empresas : efeito das percepções de estratégias de marketing pelo consumidorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2011-10-04T19:48:51Z2011-10-04T19:48:51Z2011-10-04T19:48:51Z2011-07-11info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2011_PatriciaSadeRoure.pdf2011_PatriciaSadeRoure.pdfapplication/pdf1263870http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2037/1/2011_PatriciaSadeRoure.pdf44a37488f727f44f0264757757de7775MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2037/2/license_urlfd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream23084http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2037/3/license_text24f8f2abcc0a604d988d82a6620de1ddMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23631http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2037/4/license_rdf0ebfb63a28ea1d6f51b802c66ebf651cMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1848http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2037/5/license.txt1392e5bf20e8c16565d1b6c0724d9727MD5510483/20372013-01-08 07:52:47.617oai:bdm.unb.br:10483/2037TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IEVsbmEgQXJhdWpvICAoZWxuYUBiY2UudW5iLmJyKSBvbiAyMDExLTA5LTMwVDIwOjI2OjA2WiAoR01UKToKCsOJIG5lY2Vzc8OhcmlvIGNvbmNvcmRhciBjb20gYSBsaWNlbsOnYSBkZSBkaXN0cmlidWnDp8OjbyBuw6NvLWV4Y2x1c2l2YSwKYW50ZXMgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIHBvc3NhIGFwYXJlY2VyIG5vIFJlcG9zaXTDs3Jpby4gUG9yIGZhdm9yLCBsZWlhIGEKbGljZW7Dp2EgYXRlbnRhbWVudGUuIENhc28gbmVjZXNzaXRlIGRlIGFsZ3VtIGVzY2xhcmVjaW1lbnRvIGVudHJlIGVtCmNvbnRhdG8gYXRyYXbDqXMgZGU6IHJlcG9zaXRvcmlvQGJjZS51bmIuYnIgb3UgMzMwNy0yNDExLgoKTElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkFvIGFzc2luYXIgZSBlbnRyZWdhciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBvL2EgU3IuL1NyYS4gKGF1dG9yIG91IGRldGVudG9yIGRvcwpkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcik6CgphKSBDb25jZWRlIMOgIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEgbyBkaXJlaXRvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGRlCnJlcHJvZHV6aXIsIGNvbnZlcnRlciAoY29tbyBkZWZpbmlkbyBhYmFpeG8pLCBjb211bmljYXIgZS9vdQpkaXN0cmlidWlyIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8vYWJzdHJhY3QpIGVtCmZvcm1hdG8gZGlnaXRhbCBvdSBpbXByZXNzbyBlIGVtIHF1YWxxdWVyIG1laW8uCgpiKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBzZXUgdHJhYmFsaG8gb3JpZ2luYWwsIGUgcXVlCmRldMOpbSBvIGRpcmVpdG8gZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIERlY2xhcmEKdGFtYsOpbSBxdWUgYSBlbnRyZWdhIGRvIGRvY3VtZW50byBuw6NvIGluZnJpbmdlLCB0YW50byBxdWFudG8gbGhlIMOpCnBvc3PDrXZlbCBzYWJlciwgb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgcXVhbHF1ZXIgb3V0cmEgcGVzc29hIG91IGVudGlkYWRlLgoKYykgU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgY29udMOpbSBtYXRlcmlhbCBkbyBxdWFsIG7Do28gZGV0w6ltIG9zCmRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yLCBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYXV0b3JpemHDp8OjbyBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MKZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IgcGFyYSBjb25jZWRlciDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgZGUgQnJhc8OtbGlhIG9zIGRpcmVpdG9zCnJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgY3Vqb3MgZGlyZWl0b3Mgc8OjbyBkZQp0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdQpjb250ZcO6ZG8gZG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlLgoKU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgYmFzZWFkbyBlbSB0cmFiYWxobyBmaW5hbmNpYWRvIG91IGFwb2lhZG8KcG9yIG91dHJhIGluc3RpdHVpw6fDo28gcXVlIG7Do28gYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgZGUgQnJhc8OtbGlhLCBkZWNsYXJhIHF1ZQpjdW1wcml1IHF1YWlzcXVlciBvYnJpZ2HDp8O1ZXMgZXhpZ2lkYXMgcGVsbyByZXNwZWN0aXZvIGNvbnRyYXRvIG91CmFjb3Jkby4KCkEgVW5pdmVyc2lkYWRlIGRlIEJyYXPDrWxpYSBpZGVudGlmaWNhcsOhIGNsYXJhbWVudGUgbyhzKSBzZXUgKHMpIG5vbWUgKHMpCmNvbW8gbyAocykgYXV0b3IgKGVzKSBvdSBkZXRlbnRvciAoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkbyBkb2N1bWVudG8KZW50cmVndWUsIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgcGFyYSBhbMOpbSBkYXMgcGVybWl0aWRhcyBwb3IKZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712013-01-08T09:52:47Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Relação da força da marca institucional com receita de empresas : efeito das percepções de estratégias de marketing pelo consumidor
title Relação da força da marca institucional com receita de empresas : efeito das percepções de estratégias de marketing pelo consumidor
spellingShingle Relação da força da marca institucional com receita de empresas : efeito das percepções de estratégias de marketing pelo consumidor
Roure, Patricia Sá de
Marca registrada
Marketing
Comportamento do consumidor
title_short Relação da força da marca institucional com receita de empresas : efeito das percepções de estratégias de marketing pelo consumidor
title_full Relação da força da marca institucional com receita de empresas : efeito das percepções de estratégias de marketing pelo consumidor
title_fullStr Relação da força da marca institucional com receita de empresas : efeito das percepções de estratégias de marketing pelo consumidor
title_full_unstemmed Relação da força da marca institucional com receita de empresas : efeito das percepções de estratégias de marketing pelo consumidor
title_sort Relação da força da marca institucional com receita de empresas : efeito das percepções de estratégias de marketing pelo consumidor
author Roure, Patricia Sá de
author_facet Roure, Patricia Sá de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roure, Patricia Sá de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Porto, Rafael Barreiros
contributor_str_mv Porto, Rafael Barreiros
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Marca registrada
Marketing
Comportamento do consumidor
topic Marca registrada
Marketing
Comportamento do consumidor
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
publishDate 2011
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2011-07-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-10-04T19:48:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-10-04T19:48:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-10-04T19:48:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROURE, Patricia Sá de. Relação da força da marca institucional com receita de empresas: efeito das percepções de estratégias de marketing pelo consumidor. 2011. 75 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/2037
identifier_str_mv ROURE, Patricia Sá de. Relação da força da marca institucional com receita de empresas: efeito das percepções de estratégias de marketing pelo consumidor. 2011. 75 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/2037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2037/1/2011_PatriciaSadeRoure.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2037/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2037/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2037/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2037/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 44a37488f727f44f0264757757de7775
fd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03
24f8f2abcc0a604d988d82a6620de1dd
0ebfb63a28ea1d6f51b802c66ebf651c
1392e5bf20e8c16565d1b6c0724d9727
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492881061445632