A “Cariátide Ruiva”, de Cícero D’Ávila, e o retorno da narrativa visual clássica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Roberto Eduardo de Almeida
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/24369
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2019.
id UNB-2_c3100919d6eb9d2183decd531c323360
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/24369
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Ribeiro, Roberto Eduardo de AlmeidaD’Angelo, BiagioRIBEIRO, Roberto Eduardo de Almeida. A “Cariátide Ruiva”, de Cícero D’Ávila, e o retorno da narrativa visual clássica. 2019. 43 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/24369Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2019.Em um primeiro olhar a “Cariátide Ruiva”, de Cícero D’Ávila, é uma proposta distinta no mundo da arte, uma vez que retoma questões clássicas em meio a arte contemporânea, por quê? Para a pesquisa de arte, desta forma, a “Cariátide Ruiva” é um objeto indispensável para a formulação de perguntas e a obtenção de respostas preciosas para a compreensão dos rumos da arte brasileira. Sua aparência, em um primeiro momento, destoa da grande parte do que está sendo realizado em criação e pesquisa em arte contemporânea. Por outro lado, a obra pouco aparenta uma semelhança como uma cariátide clássica. A investigação tanto dessa falta de semelhança com o modelo clássico quanto esse posicionamento deste lugar ‘clássico’ é o ponto medular para entender este objeto sui generis na arte brasileira. A obra de arte que rompe com a própria noção de arte de seu tempo, está, ao seu modo, estabelecendo um outro espaço para si própria. E a distinção, refere-se a aquilo “que é desenvolvido a partir de uma diferença; particularidade ou qualidade”. Distinguir-se, neste caso, não será negar a arte do passado – compreendida como a arte contemporânea – e apresentar um novo modelo para a arte brasileira?Submitted by Débora Macêdo Carneiro (deboracarneiro@bce.unb.br) on 2020-05-05T00:12:25Z No. of bitstreams: 1 2019_RobertoRibeiro_tcc.pdf: 4387026 bytes, checksum: bedbe4267e1a497376153dad8cf477ef (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2020-07-20T14:32:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019_RobertoRibeiro_tcc.pdf: 4387026 bytes, checksum: bedbe4267e1a497376153dad8cf477ef (MD5)Made available in DSpace on 2020-07-20T14:32:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019_RobertoRibeiro_tcc.pdf: 4387026 bytes, checksum: bedbe4267e1a497376153dad8cf477ef (MD5)A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar meu trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessArteClassicismoArte contemporâneaArte brasileiraArtistas brasileirosA “Cariátide Ruiva”, de Cícero D’Ávila, e o retorno da narrativa visual clássicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-07-20T14:32:18Z2020-07-20T14:32:18Z2019-07-31porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24369/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2019_RobertoRibeiro_tcc.pdf2019_RobertoRibeiro_tcc.pdfapplication/pdf4387026http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24369/1/2019_RobertoRibeiro_tcc.pdfbedbe4267e1a497376153dad8cf477efMD5110483/243692020-07-20 11:32:18.07oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-07-20T14:32:18Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A “Cariátide Ruiva”, de Cícero D’Ávila, e o retorno da narrativa visual clássica
title A “Cariátide Ruiva”, de Cícero D’Ávila, e o retorno da narrativa visual clássica
spellingShingle A “Cariátide Ruiva”, de Cícero D’Ávila, e o retorno da narrativa visual clássica
Ribeiro, Roberto Eduardo de Almeida
Arte
Classicismo
Arte contemporânea
Arte brasileira
Artistas brasileiros
title_short A “Cariátide Ruiva”, de Cícero D’Ávila, e o retorno da narrativa visual clássica
title_full A “Cariátide Ruiva”, de Cícero D’Ávila, e o retorno da narrativa visual clássica
title_fullStr A “Cariátide Ruiva”, de Cícero D’Ávila, e o retorno da narrativa visual clássica
title_full_unstemmed A “Cariátide Ruiva”, de Cícero D’Ávila, e o retorno da narrativa visual clássica
title_sort A “Cariátide Ruiva”, de Cícero D’Ávila, e o retorno da narrativa visual clássica
author Ribeiro, Roberto Eduardo de Almeida
author_facet Ribeiro, Roberto Eduardo de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Roberto Eduardo de Almeida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv D’Angelo, Biagio
contributor_str_mv D’Angelo, Biagio
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Arte
Classicismo
Arte contemporânea
Arte brasileira
Artistas brasileiros
topic Arte
Classicismo
Arte contemporânea
Arte brasileira
Artistas brasileiros
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2019.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-07-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-20T14:32:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-20T14:32:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RIBEIRO, Roberto Eduardo de Almeida. A “Cariátide Ruiva”, de Cícero D’Ávila, e o retorno da narrativa visual clássica. 2019. 43 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/24369
identifier_str_mv RIBEIRO, Roberto Eduardo de Almeida. A “Cariátide Ruiva”, de Cícero D’Ávila, e o retorno da narrativa visual clássica. 2019. 43 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/24369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24369/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24369/1/2019_RobertoRibeiro_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
bedbe4267e1a497376153dad8cf477ef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493108778598400