Operadoras de planos de saúde e burocracia : responsabilidade civil em caso de demora na prestação de serviços
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/3343 http://dx.doi.org/10.26512/2011.12.TCC.3343 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2011. |
id |
UNB-2_c400891e0ec50098601cd3d471701f43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/3343 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Ferrer, Gustavo GonçalvesBenício, Hercules Alexandre da CostaFERRER, Gustavo Gonçalves. Operadoras de planos de saúde e burocracia: responsabilidade civil em caso de demora na prestação de serviços. 2011. ix; 104 f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://bdm.unb.br/handle/10483/3343http://dx.doi.org/10.26512/2011.12.TCC.3343Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2011.As operadoras de planos de saúde, muitas vezes, demoram para prestar seus serviços de cobertura dos procedimentos, cirurgias, exames e internações previstos na apólice do segurado. Esse atraso gera, em substancial parte dos casos, danos para o consumidor, tanto material, como os montantes gastos com os procedimentos com os quais a operadora não arcou, como de natureza moral, a exemplo da violação da integridade psíquica do segurado pela não intervenção médica imediata ou rápida ou para os seus familiares, em decorrência, por exemplo, da morte do ente querido. O que o presente trabalho objetiva examinar, após defender a aplicação das normas de defesa do consumidor aos contratos de plano de saúde, é em que medida devem ser as operadoras de planos de saúde responsabilizadas pelos danos e quais os requisitos para que esses danos sejam considerados causados pela demora indevida no atendimento das solicitações dos consumidores.Submitted by Larissa da Costa e Silva (larissadacostaesilva@gmail.com) on 2012-03-23T20:10:47Z No. of bitstreams: 1 2011_GustavoGonçalvesFerrer.pdf: 805466 bytes, checksum: 004bb148f69b9c8a5f75425d6194bf97 (MD5)Approved for entry into archive by Leila Fernandes(leilabiblio@yahoo.com.br) on 2012-04-19T13:47:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_GustavoGonçalvesFerrer.pdf: 805466 bytes, checksum: 004bb148f69b9c8a5f75425d6194bf97 (MD5)Made available in DSpace on 2012-04-19T13:47:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_GustavoGonçalvesFerrer.pdf: 805466 bytes, checksum: 004bb148f69b9c8a5f75425d6194bf97 (MD5)Health plan carriers often take a long time to provide its consumers with procedures, surgeries, exams and hospital admissions covered by the insurance policy. This delay generates, in many cases, damages to the consumer, both material, such as the amount of money spent on the procedures whitch should have been covered, and moral in nature, like the violation of the insured’s psychological integrity due to the absence of immediate or fast medical intervention or by their family, because, for instance, of the death of a loved one. What this text aims to examine, after defending the enforcement of consumer protection rules to health plan contracts, is to what extent should the health plans companies be held accountable for the damages and what are the requirements for those to be considered caused by undue delay in meeting the demands of consumers.Seguro-saúdeDefesa do consumidorContratosResponsabilidade (Direito)Operadoras de planos de saúde e burocracia : responsabilidade civil em caso de demora na prestação de serviçosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2012-04-19T13:47:41Z2012-04-19T13:47:41Z2012-04-19T13:47:41Z2011-12-15info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2011_GustavoGonçalvesFerrer.pdf2011_GustavoGonçalvesFerrer.pdfapplication/pdf805466http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3343/1/2011_GustavoGon%C3%A7alvesFerrer.pdf004bb148f69b9c8a5f75425d6194bf97MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3343/2/license_urlfd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3343/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23599http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3343/4/license_rdf9e2b7f6edbd693264102b96ece20428aMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1876http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3343/5/license.txt9040ba419fa8de079029c99c7e7a9ae8MD55TEXT2011_GustavoGonçalvesFerrer.pdf.txt2011_GustavoGonçalvesFerrer.pdf.txttext/plain278094http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3343/6/2011_GustavoGon%C3%A7alvesFerrer.pdf.txt23357be58f2318cbb11839104870f3e2MD5610483/33432019-08-26 09:10:58.285oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712019-08-26T12:10:58Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Operadoras de planos de saúde e burocracia : responsabilidade civil em caso de demora na prestação de serviços |
title |
Operadoras de planos de saúde e burocracia : responsabilidade civil em caso de demora na prestação de serviços |
spellingShingle |
Operadoras de planos de saúde e burocracia : responsabilidade civil em caso de demora na prestação de serviços Ferrer, Gustavo Gonçalves Seguro-saúde Defesa do consumidor Contratos Responsabilidade (Direito) |
title_short |
Operadoras de planos de saúde e burocracia : responsabilidade civil em caso de demora na prestação de serviços |
title_full |
Operadoras de planos de saúde e burocracia : responsabilidade civil em caso de demora na prestação de serviços |
title_fullStr |
Operadoras de planos de saúde e burocracia : responsabilidade civil em caso de demora na prestação de serviços |
title_full_unstemmed |
Operadoras de planos de saúde e burocracia : responsabilidade civil em caso de demora na prestação de serviços |
title_sort |
Operadoras de planos de saúde e burocracia : responsabilidade civil em caso de demora na prestação de serviços |
author |
Ferrer, Gustavo Gonçalves |
author_facet |
Ferrer, Gustavo Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferrer, Gustavo Gonçalves |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Benício, Hercules Alexandre da Costa |
contributor_str_mv |
Benício, Hercules Alexandre da Costa |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Seguro-saúde Defesa do consumidor Contratos Responsabilidade (Direito) |
topic |
Seguro-saúde Defesa do consumidor Contratos Responsabilidade (Direito) |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2011. |
publishDate |
2011 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2011-12-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-04-19T13:47:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-04-19T13:47:41Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-04-19T13:47:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FERRER, Gustavo Gonçalves. Operadoras de planos de saúde e burocracia: responsabilidade civil em caso de demora na prestação de serviços. 2011. ix; 104 f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/3343 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.26512/2011.12.TCC.3343 |
identifier_str_mv |
FERRER, Gustavo Gonçalves. Operadoras de planos de saúde e burocracia: responsabilidade civil em caso de demora na prestação de serviços. 2011. ix; 104 f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/3343 http://dx.doi.org/10.26512/2011.12.TCC.3343 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3343/1/2011_GustavoGon%C3%A7alvesFerrer.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3343/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3343/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3343/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3343/5/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3343/6/2011_GustavoGon%C3%A7alvesFerrer.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
004bb148f69b9c8a5f75425d6194bf97 fd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 9e2b7f6edbd693264102b96ece20428a 9040ba419fa8de079029c99c7e7a9ae8 23357be58f2318cbb11839104870f3e2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801492891817738240 |