Newton da Costa e o problema da indução

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Friedrich, Hermann Lustosa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/10956
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2015.
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spelling Friedrich, Hermann LustosaCosta-Leite, AlexandreFRIEDRICH, Hermann Lustosa. Newton da Costa e o problema da indução. 2015. 31 f. Monografia (Bacharelado em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/10956Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2015.Desde a formulação clássica do problema da indução por David Hume, tornou-se patente a diferença no estatuto epistemológico entre as ciências formais, de caráter demonstrativo e as ciências empíricas, incapazes de alcançar suas verdades de maneira a priori. As ciências empíricas baseiam-se em observações sobre a realidade, e o período que tivemos para aferir a regularidade destas observações é demasiado curto se comparado a idade do universo. Os fatos a respeito da realidade são contingentes, sendo possível a existência de um estado de coisas diverso. O objetivo deste trabalho é definir a indução, mostrando os diversos tipos de inferências indutivas, e o problema a ela relacionando, expondo a solução de Newton da Costa. Esta solução lida com a legitimação das inferências indutivas a partir de justificativas construídas sobre o conceito de quase indução, e com definição de um conceito enfraquecido de verdade, a quase verdade, que soluciona de certo modo o problema do conhecimento empírico e contingente. _____________________________________________________________________________________ ABSTRACTSince its first formulation by David Hume, the problem of induction has shown differences in the epistemological status between formal sciences, with a demonstrative feature, and empirical sciences, incapable of reaching truths in a priori manner. Empirical sciences are based in observations about reality, but the period of time that we had to infer this kind of regularity is too short compared to the age of the universe. Facts concerning reality are contingent, with the possibility of the existence of another state of affairs. The purpose of this work is to define induction, showing the many kinds of inductive inferences, showing also Newton da Costa’s solution to it. This deals with the legitimation of the inductive inferences on the basis of justifications built upon the concept of quasi-induction, and with the definition of a weakened concept of truth, the quasi-truth, which in a way solves the problem of empirical and contingent knowledge.Submitted by Thaline Andressa (thaline.andressa@gmail.com) on 2015-08-21T15:11:57Z No. of bitstreams: 1 2015_HermannLustosaFriedrich.pdf: 653751 bytes, checksum: 806f1d3dea35ad607d2b7a800b7dde3a (MD5)Approved for entry into archive by Raquel Viana(raquelviana@bce.unb.br) on 2015-08-21T15:57:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_HermannLustosaFriedrich.pdf: 653751 bytes, checksum: 806f1d3dea35ad607d2b7a800b7dde3a (MD5)Made available in DSpace on 2015-08-21T15:57:49Z (GMT). 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