Do bar para dentro de casa : como a pandemia alterou o posicionamento das principais marcas de cervejas consumidas no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Danilo Alcantara
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Reis, Lisandra Christiny Lino
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/28988
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2021.
id UNB-2_c896beb5ce33dae2eb75858128a5ff2b
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/28988
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Santos, Danilo AlcantaraReis, Lisandra Christiny LinoDantas, Edmundo BrandãoSANTOS, Danilo Alcantara; REIS, Lisandra Christiny Lino. Do bar para dentro de casa: como a pandemia alterou o posicionamento das principais marcas de cervejas consumidas no Brasil. 2021. 157 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://bdm.unb.br/handle/10483/28988Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2021.O ano de 2020 foi marcado pela pandemia ocasionada pela doença Covid-19. Diversas medidas de proteção foram adotadas a fim de conter a proliferação do vírus, sendo a principal medida paliativa o isolamento social. O comércio considerado não essencial fechou as portas e a sociedade se viu na necessidade de privar-se em ambientes digitais. Não obstante desta realidade, as empresas também sofreram um choque. Com as portas fechadas, a solução foi investir no marketing digital para manter as marcas vivas, uma vez que sem vendas, sem empresa aberta. Porém diante de todo o cenário, as empresas perceberam que não adiantava apenas aumentar o volume de publicidade digital, também poderia ser necessário uma mudança no posicionamento da marca, para que os seus consumidores continuassem fiéis à marca ou passassem a consumir seus produtos. Nossa pesquisa investigou como as marcas de cervejas Skol, Heineken, Brahma, Antarctica, e Schin lidaram diante da pandemia com relação ao seu posicionamento de marca, por intermédio de uma análise de discurso nas publicações das redes sociais. Observou-se que a mudança de posicionamento ocorreu de forma gradativa nas redes sociais, principalmente, nos perfis com maior atividade: Skol, Heineken e Brahma. A temática abordada nos discursos das publicações também sofreu alteração, porém não se aplicando a todas as marcas selecionadas. Os resultados desta pesquisa endossam que o posicionamento de uma marca não é facilmente alterado. Ao final da pesquisa, concluímos também que, a maioria das marcas de cerveja utilizaram de forma limitada seu espaço das redes sociais para criar debates sobre o cenário construído após o surgimento do vírus.Submitted by Diego Araújo Campos (diegoa@bce.unb.br) on 2021-10-20T22:07:49Z No. of bitstreams: 1 2021_DaniloAlcantaraSantos_LisandraChristinyLinoReis_tcc.pdf: 5903980 bytes, checksum: 6c7b9e9cc8f989d33365a84b6f56f0b4 (MD5)Approved for entry into archive by Diego Araújo Campos (diegoa@bce.unb.br) on 2021-10-20T22:09:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2021_DaniloAlcantaraSantos_LisandraChristinyLinoReis_tcc.pdf: 5903980 bytes, checksum: 6c7b9e9cc8f989d33365a84b6f56f0b4 (MD5)Made available in DSpace on 2021-10-20T22:09:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021_DaniloAlcantaraSantos_LisandraChristinyLinoReis_tcc.pdf: 5903980 bytes, checksum: 6c7b9e9cc8f989d33365a84b6f56f0b4 (MD5)A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessPandemiaMarketing digitalCervejaDo bar para dentro de casa : como a pandemia alterou o posicionamento das principais marcas de cervejas consumidas no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-10-20T22:09:33Z2021-10-20T22:09:33Z2021-05porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28988/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2021_DaniloAlcantaraSantos_LisandraChristinyLinoReis_tcc.pdf2021_DaniloAlcantaraSantos_LisandraChristinyLinoReis_tcc.pdfapplication/pdf5903980http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28988/1/2021_DaniloAlcantaraSantos_LisandraChristinyLinoReis_tcc.pdf6c7b9e9cc8f989d33365a84b6f56f0b4MD5110483/289882021-10-20 19:09:33.083oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-10-20T22:09:33Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Do bar para dentro de casa : como a pandemia alterou o posicionamento das principais marcas de cervejas consumidas no Brasil
title Do bar para dentro de casa : como a pandemia alterou o posicionamento das principais marcas de cervejas consumidas no Brasil
spellingShingle Do bar para dentro de casa : como a pandemia alterou o posicionamento das principais marcas de cervejas consumidas no Brasil
Santos, Danilo Alcantara
Pandemia
Marketing digital
Cerveja
title_short Do bar para dentro de casa : como a pandemia alterou o posicionamento das principais marcas de cervejas consumidas no Brasil
title_full Do bar para dentro de casa : como a pandemia alterou o posicionamento das principais marcas de cervejas consumidas no Brasil
title_fullStr Do bar para dentro de casa : como a pandemia alterou o posicionamento das principais marcas de cervejas consumidas no Brasil
title_full_unstemmed Do bar para dentro de casa : como a pandemia alterou o posicionamento das principais marcas de cervejas consumidas no Brasil
title_sort Do bar para dentro de casa : como a pandemia alterou o posicionamento das principais marcas de cervejas consumidas no Brasil
author Santos, Danilo Alcantara
author_facet Santos, Danilo Alcantara
Reis, Lisandra Christiny Lino
author_role author
author2 Reis, Lisandra Christiny Lino
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Danilo Alcantara
Reis, Lisandra Christiny Lino
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dantas, Edmundo Brandão
contributor_str_mv Dantas, Edmundo Brandão
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Pandemia
Marketing digital
Cerveja
topic Pandemia
Marketing digital
Cerveja
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2021.
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-20T22:09:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-20T22:09:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Danilo Alcantara; REIS, Lisandra Christiny Lino. Do bar para dentro de casa: como a pandemia alterou o posicionamento das principais marcas de cervejas consumidas no Brasil. 2021. 157 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/28988
identifier_str_mv SANTOS, Danilo Alcantara; REIS, Lisandra Christiny Lino. Do bar para dentro de casa: como a pandemia alterou o posicionamento das principais marcas de cervejas consumidas no Brasil. 2021. 157 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/28988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28988/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28988/1/2021_DaniloAlcantaraSantos_LisandraChristinyLinoReis_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
6c7b9e9cc8f989d33365a84b6f56f0b4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493161789358080