Simulação acústica e auralização : quão próximos do ambiente real podemos chegar?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/28257 |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Engenharia Elétrica, 2018. |
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Coelho Netto, Renato JunqueiraRomariz, Alexandre Ricardo SoaresCOELHO NETTO, Renato Junqueira. Simulação acústica e auralização: quão próximos do ambiente real podemos chegar? 2018. 52 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.https://bdm.unb.br/handle/10483/28257Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Engenharia Elétrica, 2018.Auralização é o processo de estimar o campo sonoro emitido por uma fonte em um espaço, de modo a simular uma sensação binaural em uma posição do espaço modelado, ou seja, sintetizar os sons de maneira que, ao escutá-los, o ouvinte seja virtualmente transportado ao ambiente em questão. Recentemente, as auralizações se tornaram mais influentes na acústica arquitetônica e na realidade virtual. No entanto, existem poucos estudos examinando a qualidade perceptiva alcançável por simulações acústicas de salas/ambientes e auralizações. Para realizar auralizações realísticas, a calibragem do modelo de acústica geométrica é considerada uma importante etapa. Nas situações em que o espaço estudado já existe, auralizações bem calibradas podem ser empregadas para diversos propósitos, como, por exemplo, explorações multimodais de realidade virtual, estudos da influência acústica de renovações e pesquisas históricas. Este trabalho visa explicar os conceitos de auralização e inteligibilidade de fala e analisar a qualidade da simulação em termos perceptivos. O estudo tem como base o Santuário Dom Bosco, localizado em Brasília/DF. O método escolhido para tal é fazer uma comparação dos resultados, através de parâmetros acústicos calculados/simulados com o software EASE, com gravações binaurais realizadas no local.Submitted by Kathryn Araujo (kathrynaraujo@bce.unb.br) on 2021-08-01T22:51:39Z No. of bitstreams: 1 2018_RenatoJunqueiraCoelhoNeto_tcc.pdf: 5102187 bytes, checksum: ef183daf486003738e566968dde306ed (MD5)Approved for entry into archive by Diego Araújo Campos (diegoa@bce.unb.br) on 2021-08-19T00:47:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2018_RenatoJunqueiraCoelhoNeto_tcc.pdf: 5102187 bytes, checksum: ef183daf486003738e566968dde306ed (MD5)Made available in DSpace on 2021-08-19T00:47:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018_RenatoJunqueiraCoelhoNeto_tcc.pdf: 5102187 bytes, checksum: ef183daf486003738e566968dde306ed (MD5)Auralization is the process of estimating a sound field created by a source in a space, in order to simulate a binaural sensation in a position of the modelled space, that is, to synthesize the sounds in a way that, when listening, the listener is virtually transported to that environment. Recently, auralizations have become more influential in architectural acoustics and virtual reality. However, there are few studies examining the perceptual quality achievable by acoustic simulations of rooms / environments and auralizations. To perform realistic auralizations, the calibration of the geometric acoustics model is considered an important step. In situations where the space studied already exists, well- calibrated auralizations can be used for various purposes, such as multimodal explorations of virtual reality, studies of the acoustic influence of renovations and historical research. This project aims to explain the concepts of auralization and speech intelligibility and to analyse the quality of the simulation in perceptual terms. The study is based on the Dom Bosco Sanctuary, located in Brasília / DF. The method chosen for this is to make a comparison of the results, through acoustic parameters calculated / simulated with the software EASE, with binaural recordings performed on the spot.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessAuralizaçãoAcústicaSomReverberaçãoFalaSimulação acústica e auralização : quão próximos do ambiente real podemos chegar?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-08-19T00:47:05Z2021-08-19T00:47:05Z2018-07-05porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28257/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2018_RenatoJunqueiraCoelhoNeto_tcc.pdf2018_RenatoJunqueiraCoelhoNeto_tcc.pdfapplication/pdf5102187http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28257/1/2018_RenatoJunqueiraCoelhoNeto_tcc.pdfef183daf486003738e566968dde306edMD5110483/282572021-08-18 21:47:05.595oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-08-19T00:47:05Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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