Estratégias de marketing para captação de eventos : o caso do Brasília e Região Convention & Visitors Bureau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponce de León, Rodrigo Chehin
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/279
http://dx.doi.org/10.26512/2007.06.TCC.279
Resumo: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2007.
id UNB-2_c9b87d48536237030ca6b266c68638fd
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/279
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Ponce de León, Rodrigo ChehinRibeiro, Walter EustáquioPONCE DE LEÓN, Rodrigo Chehin. Estratégias de marketing para captação de eventos: o caso do Brasília e Região Convention & Visitors Bureau. 2007. 72 f. Monografia (Especialização em Gestão de Negócios em Turismo)- Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://bdm.unb.br/handle/10483/279http://dx.doi.org/10.26512/2007.06.TCC.279Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2007.A atividade de eventos depende diretamente da infra-estrutura que determinada localidade apresenta, e Brasília, nos últimos anos, vem aumentando e reestruturando a sua, para tornar-se cada vez mais reconhecida, nacional e internacionalmente, como importante centro de captação de eventos. Desta forma, conclui-se, através das informações e dados coletados, que a cidade vem se potencializando em relação ao segmento do turismo de eventos, sendo que o fluxo deste tipo de turismo tem aumentado anualmente. Estratégias para captação são utilizadas pelo Brasília e Região Convention & Visitors Bureau, organização sem fins lucrativos, reponsável pela divulgação, promoção e comercialização da cidade, com o intuito de transformar Brasília na capital brasileira de eventos. Para tanto, o objetivo geral desta monografia é apresentar as ações de marketing utilizadas pelo BRC&VB no incentivo à captação e promoção da cidade como destino ideal para atração de eventos. Assim sendo, esta entidade empenha-se em abrir novos caminhos para que a cidade valorize suas peculiaridades, únicas no cenário nacional. Para obtenção dos resultados, foi realizada uma pesquisa exploratória, através de bibliografia especializada, material colhido diretamente nos órgãos afins, bem como coleta de dados em sites de caráter relevante para a execução do presente trabalho. A cidade apresenta um série de características, proporcionando à mesma uma vocação natural para sediar eventos, embora nunca tenha sido explorada como deveria, neste sentido, caindo no esquecimento, e dificilmente sendo cotada para a realização de um evento. O BRC & VB se apresenta para mudar este cenário.Submitted by Luis Felipe Souza Silva (luis@bce.unb.br) on 2009-04-15T18:12:48Z No. of bitstreams: 1 2007_RodrigoChehinPoncedeLeon.pdf: 659771 bytes, checksum: 77a80c64eca6e62320dc0755c0101c10 (MD5)Approved for entry into archive by Held Barbosa de Souza(held@bce.unb.br) on 2009-05-20T20:24:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2007_RodrigoChehinPoncedeLeon.pdf: 659771 bytes, checksum: 77a80c64eca6e62320dc0755c0101c10 (MD5)Made available in DSpace on 2009-05-20T20:24:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007_RodrigoChehinPoncedeLeon.pdf: 659771 bytes, checksum: 77a80c64eca6e62320dc0755c0101c10 (MD5)The events activity depends directly on the structure that every locality presents. Recently, Brasília has been increasing and restructuring its own, to become even more recognized nationally and internationally, as an important event centre. Being so, it was concluded, through information and data collected, that this city has been potentializing itself, when it comes to events tourism, and that this kind of tourism has been increased yearly. Strategies to captivate these events, are used by Brasília & Região Convention & Visitors Bureau, a non-profitable organization, responsible for the divulgation, promotion and commercialization of the city, that intends to make Brasília the national capital of events. This work aims to show the marketing actions used by BRC&VB to incentivate the captivity and promotion of the city as an ideal destiny to attract events. Therefore, this entity makes an effort to open up new ways of valuing the city's uniqueness on a national view. To obtain such results, an exploratory research was developed, trough specialized bibliography, data collected from specific organs, as well as imported information from relevant virtual sites, to accomplish the present work. The city presents many features that provides itself a natural vocation to hold events, however this has never been explored thoroughly, as it should have been, leaving the city behind and making it forgotten when considering making an event come true. The BRC&VB steps forward to change this scenery.Turismo de eventosEventosTurismoTurismo - marketingEstratégias de marketing para captação de eventos : o caso do Brasília e Região Convention & Visitors Bureauinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBRA2009-05-20T20:24:23Z2009-05-20T20:24:23Z2007-06-042009-05-20T20:24:23Z2007-06-04info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2007_RodrigoChehinPoncedeLeon.pdf2007_RodrigoChehinPoncedeLeon.pdfapplication/pdf659771http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/279/1/2007_RodrigoChehinPoncedeLeon.pdf77a80c64eca6e62320dc0755c0101c10MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1861http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/279/2/license.txtb54985901846c40436f3554a7ec18114MD52TEXT2007_RodrigoChehinPoncedeLeon.pdf.txt2007_RodrigoChehinPoncedeLeon.pdf.txttext/plain98605http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/279/3/2007_RodrigoChehinPoncedeLeon.pdf.txt8823a1dc470b2c7478d7f2027827f152MD5310483/2792019-09-16 11:05:59.846oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712019-09-16T14:05:59Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de marketing para captação de eventos : o caso do Brasília e Região Convention & Visitors Bureau
title Estratégias de marketing para captação de eventos : o caso do Brasília e Região Convention & Visitors Bureau
spellingShingle Estratégias de marketing para captação de eventos : o caso do Brasília e Região Convention & Visitors Bureau
Ponce de León, Rodrigo Chehin
Turismo de eventos
Eventos
Turismo
Turismo - marketing
title_short Estratégias de marketing para captação de eventos : o caso do Brasília e Região Convention & Visitors Bureau
title_full Estratégias de marketing para captação de eventos : o caso do Brasília e Região Convention & Visitors Bureau
title_fullStr Estratégias de marketing para captação de eventos : o caso do Brasília e Região Convention & Visitors Bureau
title_full_unstemmed Estratégias de marketing para captação de eventos : o caso do Brasília e Região Convention & Visitors Bureau
title_sort Estratégias de marketing para captação de eventos : o caso do Brasília e Região Convention & Visitors Bureau
author Ponce de León, Rodrigo Chehin
author_facet Ponce de León, Rodrigo Chehin
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponce de León, Rodrigo Chehin
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Walter Eustáquio
contributor_str_mv Ribeiro, Walter Eustáquio
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Turismo de eventos
Eventos
Turismo
Turismo - marketing
topic Turismo de eventos
Eventos
Turismo
Turismo - marketing
description Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2007.
publishDate 2007
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2007-06-04
dc.date.created.fl_str_mv 2007-06-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-05-20T20:24:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2009-05-20T20:24:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-05-20T20:24:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PONCE DE LEÓN, Rodrigo Chehin. Estratégias de marketing para captação de eventos: o caso do Brasília e Região Convention & Visitors Bureau. 2007. 72 f. Monografia (Especialização em Gestão de Negócios em Turismo)- Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/279
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.26512/2007.06.TCC.279
identifier_str_mv PONCE DE LEÓN, Rodrigo Chehin. Estratégias de marketing para captação de eventos: o caso do Brasília e Região Convention & Visitors Bureau. 2007. 72 f. Monografia (Especialização em Gestão de Negócios em Turismo)- Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/279
http://dx.doi.org/10.26512/2007.06.TCC.279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/279/1/2007_RodrigoChehinPoncedeLeon.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/279/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/279/3/2007_RodrigoChehinPoncedeLeon.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 77a80c64eca6e62320dc0755c0101c10
b54985901846c40436f3554a7ec18114
8823a1dc470b2c7478d7f2027827f152
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492860663496704