Monitoramento de qualidade de software na administração pública federal
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/11333 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Software, 2015. |
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Schaidt, Luiza Maria PereiraRodrigues, Yago Regis SantosVenson, ElaineSCHAIDT, Luiza Maria Pereira; RODRIGUES, Yago Regis Santos. Monitoramento de qualidade de software na administração pública federal. 2015. 112 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/11333Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Software, 2015.Qualidade de software, além de influenciar na percepção dos usuários quanto ao produto, pode significar redução de custos em manutenção. Na Administração Pública Federal (APF), onde os serviços de tecnologia da informação são terceirizados, é importante que haja domínio sobre as características de qualidade dos seus sistemas, para auxiliar tomada de decisões e exigir devidamente o nível de qualidade esperado na prestação dos serviços pela empresa contratada. Este trabalho tem por objetivo propor uma solução para monitoramento de qualidade de código na APF, por meio de uma estratégia que considere sobretudo métricas, ferramentas, papéis e procedimentos em um ambiente de integração contínua. Esta estratégia foi elaborada a partir de um estudo de caso em um órgão da APF, e atenta para aspectos importantes dentro de um novo processo de gestão de demanda neste órgão, que adotou a utilização de abordagens ágeis. Este trabalho conta com uma revisão de literatura acerca de temas correlatos tais como Contratações da Administração Pública Federal, Processos de Software, Qualidade de Software, Verificação de Software e Integração Contínua. A definição da estratégia, de forma mais adequada para o contexto do órgão estudado, partiu de um diagnóstico a respeito da qualidade no mesmo. Foram então definidas métricas, ferramentas, papéis e procedimentos de forma a tratar algumas das causas que impactam negativamente a qualidade de software no órgão. A estratégia foi então aplicada e os resultados foram conforme o esperado, ela foi executada com sucesso no órgão. É esperado, para trabalhos futuros a automatização de alguns indicadores que foram sugeridos na estratégia, para então institucionalização da mesma no contexto do órgão. ___________________________________________________________________________ ABSTRACTSoftware quality can influence the perception of users about the product an also can mean reduced costs for maintenance. In the Federal Public Administration (APF), where information technology services are outsourced, it is important to have dominion over the quality characteristics of their systems to aid decision-making and properly require the level of quality expected of the services provided by hired company. This study aims to propose a solution for code quality monitoring in the Federal Public Administration (APF), through a strategy that considers mainly metrics, tools, roles and procedures in a continuous integration environment. This strategy has been developed from a case study in an institution of the APF, and attentive to important aspects within a new demand management process this institution, which has adopted the use of Agile approaches. This study includes a literature review about related issues such as Contracts of Federal Public Administration, Software Processes, Software Quality, Software Verification and Continuous Integration. The definition of the strategy, more appropriately for the context of the institution studied, left a diagnosis about the quality in it. They were then defined metrics, tools, roles and procedures in order to treat some of the causes that negatively impact the quality of software in the institution. The strategy was then applied and the results were as expected, it has been successfully performed in the institution. It is hoped, for future work automating some indicators that have been suggested in the strategy, and then institutionalizing it in the context of the institution.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2015-10-26T20:13:02Z No. of bitstreams: 1 2015_LuizaMariaPereiraSchaidt_YagoRegisSantosRodrigues.pdf: 4276185 bytes, checksum: da6cfc2e68dfd8cda25091b7b801eaea (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2015-11-04T16:43:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_LuizaMariaPereiraSchaidt_YagoRegisSantosRodrigues.pdf: 4276185 bytes, checksum: da6cfc2e68dfd8cda25091b7b801eaea (MD5)Made available in DSpace on 2015-11-04T16:43:22Z (GMT). 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