Impacto dos perfis tecnológicos na escolha e no comportamento de uso de navegadores de internet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/5279 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013. |
id |
UNB-2_cd36543a6e80c657fd7f34d8f9205d5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/5279 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Coelho, Milena de Lima CavalcantiSantos Júnior, Carlos Denner dosCOELHO, Milena de Lima Cavalcanti. Impacto dos perfis tecnológicos na escolha e no comportamento de uso de navegadores de internet. 2013. 60 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://bdm.unb.br/handle/10483/5279Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.A Internet é um ambiente que permite a circulação constante de informações. O principal meio para ter acesso a esses dados e conteúdos é o navegador de Internet. Os browsers, como também são denominados, fazem parte de um mercado bastante competitivo, formado por uma grande concorrência e que tem como característica a constante oscilação da posição de liderança. Isso é reflexo do alto poder de barganha do usuário, principal força que atua nesse segmento composto por produtos bastante semelhantes e de custo zero para o consumidor. Compreender esse mercado, passa pelo entendimento sobre o comportamento dos seus usuários perante os navegadores de Internet. Ciente disso, o presente estudo buscou identificar os principais fatores de influência no processo de escolha dos browsers, bem como analisar os hábitos de uso e a percepção sobre os principais navegadores de Internet. A pesquisa foi realizada por meio de questionário aplicado em uma base heterogênea de usuários, que foi posteriormente analisada de acordo com o perfil tecnológico de cada um. A pesquisa contou com 278 respondentes e permitiu a identificação de alguns comportamentos padrões por parte dos usuários dos navegadores de internet. Ao conflitar os resultados obtidos com as hipóteses levantadas no início da pesquisa, foi verificado que os comportamentos dos usuários se diferenciam entre os perfis definidos, ratificando a teoria defendida antes da execução da pesquisa. Além de identificar diferenças percentuais simples, o estudo revelou ainda que seis das 26 variáveis de análise do comportamento de escolha, uso e percepção demonstraram ter diferença significativa no comparativo entre os perfis tecnológicos. Como contribuição aos gestores das empresas desenvolvedoras dos navegadores de Internet, o estudo identificou comportamentos padrão de uso e escolha que podem contribuir na concepção de estratégias de captação de usuários pelas empresas. Foi possível compreender também, por meio dos comportamentos listados como não pertencentes à rotina dos usuários, que o processo de adoção de um produto ocorre de forma diferente quando há tecnologia envolvida, uma vez que o produto esteja no mercado, o desenvolvedor deve dirigir esforços para auxiliar os novos usuários a utilizá-lo.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2013-06-05T01:56:15Z No. of bitstreams: 1 2013_MilenadeLimaCavalcantiCoelho.pdf: 533479 bytes, checksum: 11a347c324b3dd0eee6b034fd5a4ce9e (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2013-06-05T13:01:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_MilenadeLimaCavalcantiCoelho.pdf: 533479 bytes, checksum: 11a347c324b3dd0eee6b034fd5a4ce9e (MD5)Made available in DSpace on 2013-06-05T13:01:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_MilenadeLimaCavalcantiCoelho.pdf: 533479 bytes, checksum: 11a347c324b3dd0eee6b034fd5a4ce9e (MD5)Processo decisórioConcorrênciaBrowsers (Internet)InternetImpacto dos perfis tecnológicos na escolha e no comportamento de uso de navegadores de internetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2013-06-05T13:01:44Z2013-06-05T13:01:44Z2013-06-05T13:01:44Z2013-02-27info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2013_MilenadeLimaCavalcantiCoelho.pdf2013_MilenadeLimaCavalcantiCoelho.pdfapplication/pdf533479http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5279/1/2013_MilenadeLimaCavalcantiCoelho.pdf11a347c324b3dd0eee6b034fd5a4ce9eMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain43http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5279/2/license_url5134edb0a80711cbbaa5247c36025151MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5279/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream20325http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5279/4/license_rdfc7f3e3c064c19e93e905bbb07856484cMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1840http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5279/5/license.txt5095330be39fcc87292e95ebe6a04d88MD5510483/52792013-06-05 10:01:44.193oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712013-06-05T13:01:44Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Impacto dos perfis tecnológicos na escolha e no comportamento de uso de navegadores de internet |
title |
Impacto dos perfis tecnológicos na escolha e no comportamento de uso de navegadores de internet |
spellingShingle |
Impacto dos perfis tecnológicos na escolha e no comportamento de uso de navegadores de internet Coelho, Milena de Lima Cavalcanti Processo decisório Concorrência Browsers (Internet) Internet |
title_short |
Impacto dos perfis tecnológicos na escolha e no comportamento de uso de navegadores de internet |
title_full |
Impacto dos perfis tecnológicos na escolha e no comportamento de uso de navegadores de internet |
title_fullStr |
Impacto dos perfis tecnológicos na escolha e no comportamento de uso de navegadores de internet |
title_full_unstemmed |
Impacto dos perfis tecnológicos na escolha e no comportamento de uso de navegadores de internet |
title_sort |
Impacto dos perfis tecnológicos na escolha e no comportamento de uso de navegadores de internet |
author |
Coelho, Milena de Lima Cavalcanti |
author_facet |
Coelho, Milena de Lima Cavalcanti |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Milena de Lima Cavalcanti |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos Júnior, Carlos Denner dos |
contributor_str_mv |
Santos Júnior, Carlos Denner dos |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Processo decisório Concorrência Browsers (Internet) Internet |
topic |
Processo decisório Concorrência Browsers (Internet) Internet |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013. |
publishDate |
2013 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2013-02-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-06-05T13:01:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-06-05T13:01:44Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-06-05T13:01:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COELHO, Milena de Lima Cavalcanti. Impacto dos perfis tecnológicos na escolha e no comportamento de uso de navegadores de internet. 2013. 60 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/5279 |
identifier_str_mv |
COELHO, Milena de Lima Cavalcanti. Impacto dos perfis tecnológicos na escolha e no comportamento de uso de navegadores de internet. 2013. 60 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/5279 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5279/1/2013_MilenadeLimaCavalcantiCoelho.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5279/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5279/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5279/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5279/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
11a347c324b3dd0eee6b034fd5a4ce9e 5134edb0a80711cbbaa5247c36025151 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e c7f3e3c064c19e93e905bbb07856484c 5095330be39fcc87292e95ebe6a04d88 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801492911922085888 |