Impacto dos perfis tecnológicos na escolha e no comportamento de uso de navegadores de internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Milena de Lima Cavalcanti
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/5279
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
id UNB-2_cd36543a6e80c657fd7f34d8f9205d5e
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/5279
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Coelho, Milena de Lima CavalcantiSantos Júnior, Carlos Denner dosCOELHO, Milena de Lima Cavalcanti. Impacto dos perfis tecnológicos na escolha e no comportamento de uso de navegadores de internet. 2013. 60 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://bdm.unb.br/handle/10483/5279Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.A Internet é um ambiente que permite a circulação constante de informações. O principal meio para ter acesso a esses dados e conteúdos é o navegador de Internet. Os browsers, como também são denominados, fazem parte de um mercado bastante competitivo, formado por uma grande concorrência e que tem como característica a constante oscilação da posição de liderança. Isso é reflexo do alto poder de barganha do usuário, principal força que atua nesse segmento composto por produtos bastante semelhantes e de custo zero para o consumidor. Compreender esse mercado, passa pelo entendimento sobre o comportamento dos seus usuários perante os navegadores de Internet. Ciente disso, o presente estudo buscou identificar os principais fatores de influência no processo de escolha dos browsers, bem como analisar os hábitos de uso e a percepção sobre os principais navegadores de Internet. A pesquisa foi realizada por meio de questionário aplicado em uma base heterogênea de usuários, que foi posteriormente analisada de acordo com o perfil tecnológico de cada um. A pesquisa contou com 278 respondentes e permitiu a identificação de alguns comportamentos padrões por parte dos usuários dos navegadores de internet. Ao conflitar os resultados obtidos com as hipóteses levantadas no início da pesquisa, foi verificado que os comportamentos dos usuários se diferenciam entre os perfis definidos, ratificando a teoria defendida antes da execução da pesquisa. Além de identificar diferenças percentuais simples, o estudo revelou ainda que seis das 26 variáveis de análise do comportamento de escolha, uso e percepção demonstraram ter diferença significativa no comparativo entre os perfis tecnológicos. Como contribuição aos gestores das empresas desenvolvedoras dos navegadores de Internet, o estudo identificou comportamentos padrão de uso e escolha que podem contribuir na concepção de estratégias de captação de usuários pelas empresas. Foi possível compreender também, por meio dos comportamentos listados como não pertencentes à rotina dos usuários, que o processo de adoção de um produto ocorre de forma diferente quando há tecnologia envolvida, uma vez que o produto esteja no mercado, o desenvolvedor deve dirigir esforços para auxiliar os novos usuários a utilizá-lo.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2013-06-05T01:56:15Z No. of bitstreams: 1 2013_MilenadeLimaCavalcantiCoelho.pdf: 533479 bytes, checksum: 11a347c324b3dd0eee6b034fd5a4ce9e (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2013-06-05T13:01:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_MilenadeLimaCavalcantiCoelho.pdf: 533479 bytes, checksum: 11a347c324b3dd0eee6b034fd5a4ce9e (MD5)Made available in DSpace on 2013-06-05T13:01:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_MilenadeLimaCavalcantiCoelho.pdf: 533479 bytes, checksum: 11a347c324b3dd0eee6b034fd5a4ce9e (MD5)Processo decisórioConcorrênciaBrowsers (Internet)InternetImpacto dos perfis tecnológicos na escolha e no comportamento de uso de navegadores de internetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2013-06-05T13:01:44Z2013-06-05T13:01:44Z2013-06-05T13:01:44Z2013-02-27info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2013_MilenadeLimaCavalcantiCoelho.pdf2013_MilenadeLimaCavalcantiCoelho.pdfapplication/pdf533479http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5279/1/2013_MilenadeLimaCavalcantiCoelho.pdf11a347c324b3dd0eee6b034fd5a4ce9eMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain43http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5279/2/license_url5134edb0a80711cbbaa5247c36025151MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5279/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream20325http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5279/4/license_rdfc7f3e3c064c19e93e905bbb07856484cMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1840http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5279/5/license.txt5095330be39fcc87292e95ebe6a04d88MD5510483/52792013-06-05 10:01:44.193oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712013-06-05T13:01:44Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Impacto dos perfis tecnológicos na escolha e no comportamento de uso de navegadores de internet
title Impacto dos perfis tecnológicos na escolha e no comportamento de uso de navegadores de internet
spellingShingle Impacto dos perfis tecnológicos na escolha e no comportamento de uso de navegadores de internet
Coelho, Milena de Lima Cavalcanti
Processo decisório
Concorrência
Browsers (Internet)
Internet
title_short Impacto dos perfis tecnológicos na escolha e no comportamento de uso de navegadores de internet
title_full Impacto dos perfis tecnológicos na escolha e no comportamento de uso de navegadores de internet
title_fullStr Impacto dos perfis tecnológicos na escolha e no comportamento de uso de navegadores de internet
title_full_unstemmed Impacto dos perfis tecnológicos na escolha e no comportamento de uso de navegadores de internet
title_sort Impacto dos perfis tecnológicos na escolha e no comportamento de uso de navegadores de internet
author Coelho, Milena de Lima Cavalcanti
author_facet Coelho, Milena de Lima Cavalcanti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Milena de Lima Cavalcanti
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos Júnior, Carlos Denner dos
contributor_str_mv Santos Júnior, Carlos Denner dos
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Processo decisório
Concorrência
Browsers (Internet)
Internet
topic Processo decisório
Concorrência
Browsers (Internet)
Internet
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
publishDate 2013
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2013-02-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-06-05T13:01:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-06-05T13:01:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-06-05T13:01:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COELHO, Milena de Lima Cavalcanti. Impacto dos perfis tecnológicos na escolha e no comportamento de uso de navegadores de internet. 2013. 60 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/5279
identifier_str_mv COELHO, Milena de Lima Cavalcanti. Impacto dos perfis tecnológicos na escolha e no comportamento de uso de navegadores de internet. 2013. 60 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/5279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5279/1/2013_MilenadeLimaCavalcantiCoelho.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5279/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5279/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5279/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5279/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 11a347c324b3dd0eee6b034fd5a4ce9e
5134edb0a80711cbbaa5247c36025151
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
c7f3e3c064c19e93e905bbb07856484c
5095330be39fcc87292e95ebe6a04d88
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492911922085888