A indústria musical entre o imperialismo e o hibridismo cultural : preferências em charts musicais internacionais (1955-2015)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sena, Daniel Barretto
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/12916
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2015.
id UNB-2_cefd7b2c585984a77158d911f7a8921c
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/12916
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Sena, Daniel BarrettoCampos, Rodrigo Pires deSENA, Daniel Barretto. A indústria musical entre o imperialismo e o hibridismo cultural: preferências em charts musicais internacionais (1955-2015). 2015. viii, 52 f., il. Monografia (Bacharelado em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/12916Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2015.Este trabalho examina a indústria musical sob a luz das teorias de globalização da cultura e estudos de mídia. As teorias em debate defendem, por um lado, a existência de um imperialismo homogeneizante dos produtos culturais, e, por outro, a capacidade dos consumidores desses produtos de mesclar práticas culturais “locais” às mídias globais produzidas em massa. A questão principal que guia este trabalho é: para qual lado do debate podemos melhor localizar a indústria musical, considerando preferências internacionais e popularidade de músicas? Como indicadores das preferências, foram escolhidos dois charts musicais mundiais, que cobrem desde a segunda metade do século XX até o ano de 2015. Neles, foram observadas as origens das canções e as línguas estrangeiras eventualmente escolhidas por músicos para suas obras. Esses dois parâmetros permitem a demonstração de possíveis desigualdades, de acordo com trabalhos de outros autores. As evidências encontradas apontam para tendências em ambos os lados do debate, mas há predominância de características homogeneizantes e imperialistas nos parâmetros escolhidos. __________________________________________________________________________ ABSTRACTThis work aims to situate and examine the music industry in a wider debate which occurs in the field of globalization of culture and media studies. This debate, on one side, appeals to the existance of homogeneization and cultural imperialism in the global flow of media, and on the other, claims that these very homogeneous, global and mass-manufactured media products can be reinterpreted through the incorporation of “local” practices. Here I ask the question: to which side of this debate can we better locate the music industry, considering international preference and popularity of songs? To measure these preferences, two international song charts were chosen, which range in time from the second half of the XX century throughout the year 2015. In these charts, the origin of the songs and eventually their foreign language of choice were selected as parameters to illustrate the (possible) inequalities, based on other authors‟ works. What was found as a result of this analysis was evidence to support both sides of the debate, although there is a stronger lean towards the imperialistic and homogeneous characteristics concerning the observed elements.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-04-19T18:53:17Z No. of bitstreams: 1 2015_DanielBarrettoSena.pdf: 1517120 bytes, checksum: d35ce0d43c15abad36b7986f95a7433f (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-04-20T21:09:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_DanielBarrettoSena.pdf: 1517120 bytes, checksum: d35ce0d43c15abad36b7986f95a7433f (MD5)Made available in DSpace on 2016-04-20T21:09:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_DanielBarrettoSena.pdf: 1517120 bytes, checksum: d35ce0d43c15abad36b7986f95a7433f (MD5)Indústria musicalMídiaGlobalização culturalA indústria musical entre o imperialismo e o hibridismo cultural : preferências em charts musicais internacionais (1955-2015)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2016-04-20T21:09:08Z2016-04-20T21:09:08Z2016-04-20T21:09:08Z2015info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2015_DanielBarrettoSena.pdf2015_DanielBarrettoSena.pdfapplication/pdf1517120http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12916/1/2015_DanielBarrettoSena.pdfd35ce0d43c15abad36b7986f95a7433fMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12916/2/license_url587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12916/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21267http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12916/4/license_rdf73e23c2acaaf13389e092bd813e3223dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1859http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12916/5/license.txt11c9e8763dc67a67c48a9a6332d8cf7bMD5510483/129162016-04-20 18:09:08.676oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712016-04-20T21:09:08Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv A indústria musical entre o imperialismo e o hibridismo cultural : preferências em charts musicais internacionais (1955-2015)
title A indústria musical entre o imperialismo e o hibridismo cultural : preferências em charts musicais internacionais (1955-2015)
spellingShingle A indústria musical entre o imperialismo e o hibridismo cultural : preferências em charts musicais internacionais (1955-2015)
Sena, Daniel Barretto
Indústria musical
Mídia
Globalização cultural
title_short A indústria musical entre o imperialismo e o hibridismo cultural : preferências em charts musicais internacionais (1955-2015)
title_full A indústria musical entre o imperialismo e o hibridismo cultural : preferências em charts musicais internacionais (1955-2015)
title_fullStr A indústria musical entre o imperialismo e o hibridismo cultural : preferências em charts musicais internacionais (1955-2015)
title_full_unstemmed A indústria musical entre o imperialismo e o hibridismo cultural : preferências em charts musicais internacionais (1955-2015)
title_sort A indústria musical entre o imperialismo e o hibridismo cultural : preferências em charts musicais internacionais (1955-2015)
author Sena, Daniel Barretto
author_facet Sena, Daniel Barretto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sena, Daniel Barretto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Campos, Rodrigo Pires de
contributor_str_mv Campos, Rodrigo Pires de
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Indústria musical
Mídia
Globalização cultural
topic Indústria musical
Mídia
Globalização cultural
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2015.
publishDate 2015
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-20T21:09:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-04-20T21:09:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-04-20T21:09:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SENA, Daniel Barretto. A indústria musical entre o imperialismo e o hibridismo cultural: preferências em charts musicais internacionais (1955-2015). 2015. viii, 52 f., il. Monografia (Bacharelado em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/12916
identifier_str_mv SENA, Daniel Barretto. A indústria musical entre o imperialismo e o hibridismo cultural: preferências em charts musicais internacionais (1955-2015). 2015. viii, 52 f., il. Monografia (Bacharelado em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/12916
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12916/1/2015_DanielBarrettoSena.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12916/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12916/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12916/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12916/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d35ce0d43c15abad36b7986f95a7433f
587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
73e23c2acaaf13389e092bd813e3223d
11c9e8763dc67a67c48a9a6332d8cf7b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492989642539008