A indústria musical entre o imperialismo e o hibridismo cultural : preferências em charts musicais internacionais (1955-2015)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/12916 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2015. |
id |
UNB-2_cefd7b2c585984a77158d911f7a8921c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/12916 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Sena, Daniel BarrettoCampos, Rodrigo Pires deSENA, Daniel Barretto. A indústria musical entre o imperialismo e o hibridismo cultural: preferências em charts musicais internacionais (1955-2015). 2015. viii, 52 f., il. Monografia (Bacharelado em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/12916Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2015.Este trabalho examina a indústria musical sob a luz das teorias de globalização da cultura e estudos de mídia. As teorias em debate defendem, por um lado, a existência de um imperialismo homogeneizante dos produtos culturais, e, por outro, a capacidade dos consumidores desses produtos de mesclar práticas culturais “locais” às mídias globais produzidas em massa. A questão principal que guia este trabalho é: para qual lado do debate podemos melhor localizar a indústria musical, considerando preferências internacionais e popularidade de músicas? Como indicadores das preferências, foram escolhidos dois charts musicais mundiais, que cobrem desde a segunda metade do século XX até o ano de 2015. Neles, foram observadas as origens das canções e as línguas estrangeiras eventualmente escolhidas por músicos para suas obras. Esses dois parâmetros permitem a demonstração de possíveis desigualdades, de acordo com trabalhos de outros autores. As evidências encontradas apontam para tendências em ambos os lados do debate, mas há predominância de características homogeneizantes e imperialistas nos parâmetros escolhidos. __________________________________________________________________________ ABSTRACTThis work aims to situate and examine the music industry in a wider debate which occurs in the field of globalization of culture and media studies. This debate, on one side, appeals to the existance of homogeneization and cultural imperialism in the global flow of media, and on the other, claims that these very homogeneous, global and mass-manufactured media products can be reinterpreted through the incorporation of “local” practices. Here I ask the question: to which side of this debate can we better locate the music industry, considering international preference and popularity of songs? To measure these preferences, two international song charts were chosen, which range in time from the second half of the XX century throughout the year 2015. In these charts, the origin of the songs and eventually their foreign language of choice were selected as parameters to illustrate the (possible) inequalities, based on other authors‟ works. What was found as a result of this analysis was evidence to support both sides of the debate, although there is a stronger lean towards the imperialistic and homogeneous characteristics concerning the observed elements.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-04-19T18:53:17Z No. of bitstreams: 1 2015_DanielBarrettoSena.pdf: 1517120 bytes, checksum: d35ce0d43c15abad36b7986f95a7433f (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-04-20T21:09:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_DanielBarrettoSena.pdf: 1517120 bytes, checksum: d35ce0d43c15abad36b7986f95a7433f (MD5)Made available in DSpace on 2016-04-20T21:09:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_DanielBarrettoSena.pdf: 1517120 bytes, checksum: d35ce0d43c15abad36b7986f95a7433f (MD5)Indústria musicalMídiaGlobalização culturalA indústria musical entre o imperialismo e o hibridismo cultural : preferências em charts musicais internacionais (1955-2015)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2016-04-20T21:09:08Z2016-04-20T21:09:08Z2016-04-20T21:09:08Z2015info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2015_DanielBarrettoSena.pdf2015_DanielBarrettoSena.pdfapplication/pdf1517120http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12916/1/2015_DanielBarrettoSena.pdfd35ce0d43c15abad36b7986f95a7433fMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12916/2/license_url587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12916/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21267http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12916/4/license_rdf73e23c2acaaf13389e092bd813e3223dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1859http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12916/5/license.txt11c9e8763dc67a67c48a9a6332d8cf7bMD5510483/129162016-04-20 18:09:08.676oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712016-04-20T21:09:08Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
A indústria musical entre o imperialismo e o hibridismo cultural : preferências em charts musicais internacionais (1955-2015) |
title |
A indústria musical entre o imperialismo e o hibridismo cultural : preferências em charts musicais internacionais (1955-2015) |
spellingShingle |
A indústria musical entre o imperialismo e o hibridismo cultural : preferências em charts musicais internacionais (1955-2015) Sena, Daniel Barretto Indústria musical Mídia Globalização cultural |
title_short |
A indústria musical entre o imperialismo e o hibridismo cultural : preferências em charts musicais internacionais (1955-2015) |
title_full |
A indústria musical entre o imperialismo e o hibridismo cultural : preferências em charts musicais internacionais (1955-2015) |
title_fullStr |
A indústria musical entre o imperialismo e o hibridismo cultural : preferências em charts musicais internacionais (1955-2015) |
title_full_unstemmed |
A indústria musical entre o imperialismo e o hibridismo cultural : preferências em charts musicais internacionais (1955-2015) |
title_sort |
A indústria musical entre o imperialismo e o hibridismo cultural : preferências em charts musicais internacionais (1955-2015) |
author |
Sena, Daniel Barretto |
author_facet |
Sena, Daniel Barretto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sena, Daniel Barretto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Campos, Rodrigo Pires de |
contributor_str_mv |
Campos, Rodrigo Pires de |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Indústria musical Mídia Globalização cultural |
topic |
Indústria musical Mídia Globalização cultural |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2015. |
publishDate |
2015 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-20T21:09:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-04-20T21:09:08Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-04-20T21:09:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SENA, Daniel Barretto. A indústria musical entre o imperialismo e o hibridismo cultural: preferências em charts musicais internacionais (1955-2015). 2015. viii, 52 f., il. Monografia (Bacharelado em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/12916 |
identifier_str_mv |
SENA, Daniel Barretto. A indústria musical entre o imperialismo e o hibridismo cultural: preferências em charts musicais internacionais (1955-2015). 2015. viii, 52 f., il. Monografia (Bacharelado em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/12916 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12916/1/2015_DanielBarrettoSena.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12916/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12916/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12916/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12916/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d35ce0d43c15abad36b7986f95a7433f 587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 73e23c2acaaf13389e092bd813e3223d 11c9e8763dc67a67c48a9a6332d8cf7b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801492989642539008 |