Estudo da tecnologia empregada em veículos elétricos com autonomia estendida : comparativo experimental com veiculos híbridos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Túlio Costa de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/22120
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2018.
id UNB-2_cfa735413b0774df608c3a05a089754c
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/22120
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Oliveira, Túlio Costa deLisboa, Fábio Cordeiro deOLIVEIRA, Túlio Costa de. Estudo da tecnologia empregada em veículos elétricos com autonomia estendida: comparativo experimental com veículos híbridos. 2018. 87 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://bdm.unb.br/handle/10483/22120Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2018.Os veículos híbridos resurgem como solução para diminuiçao de emissão de gases poluentes provenientes dos veículos movidos a motores de combustao interna. Dessa forma, o presente trabalho visa comparar dados referentes à emissão de gases e consumo de combustivel e energia de dois veículos: Toyota Prius e um Carro de golfe convertido a elétrico com autonomia estendida, ou híbrido série. A metodologia utilizada para coleta de dados será baseada na NBR 16567/2016 – Veículos rodoviários híbridos elétricos leves – Medição de emissão de escapamento e consumo de combustível e energia – Métodos de ensaio e, anterior a esta, realizada revisão bibliográfica sobre os motores a combustão interna atualmente utilizados e os motores híbridos e de autonomia estendida. A tecnologia de veículos híbridos apresenta-se como primeiro passo para a transição na utilização de veículos puramente elétricos devido a baixa autonomia das baterias utilizadas. Dessa forma, o presente trabalho limitou-se apenas ao estudo da tecnologia de veículos híbridos e elétricos, pretendendo para o segundo trabalho de conclusão de curso apresentar resultados referentes aos objetivos propostos.Submitted by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2019-06-06T13:33:37Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_TulioCostaDeOliveira_tcc.pdf: 11706429 bytes, checksum: dfa24c6878965d0484bc28e7caafdeb4 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2019-06-06T13:34:16Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_TulioCostaDeOliveira_tcc.pdf: 11706429 bytes, checksum: dfa24c6878965d0484bc28e7caafdeb4 (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-06T13:34:16Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_TulioCostaDeOliveira_tcc.pdf: 11706429 bytes, checksum: dfa24c6878965d0484bc28e7caafdeb4 (MD5)Hybrid vehicles are used as a solution to reduce the emission of polluting gases from vehicles powered by internal combustion engines. Thus, the present work aims to compare data referring to the emission of gases and consumption of fuel and energy of two vehicles: Toyota Prius and a golfe car converted to electric with extended autonomy, or hybrid series. The methodology used for data collection will be based on NBR 16567/2016 - Light electric hybrid road vehicles - Measurement of exhaust emission and fuel and energy consumption - Test methods and, prior to this, a literature review on combustion engines currently used and hybrid and extended range engines. Hybrid vehicle technology presents itself as the first step in the transition in the use of pure electric vehicles due to the low autonomy of the batteries used. Thus, the present work was limited to the study of hybrid and electric vehicle technology, and the second work of course completion was to present results regarding the proposed objectives.Veículos híbridos elétricosMotores elétricosEstudo da tecnologia empregada em veículos elétricos com autonomia estendida : comparativo experimental com veiculos híbridosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2019-06-06T13:34:16Z2019-06-06T13:34:16Z2018-07-06info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22120/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22120/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22120/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22120/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINAL2018_TulioCostaDeOliveira_tcc.pdf2018_TulioCostaDeOliveira_tcc.pdfapplication/pdf11706429http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22120/1/2018_TulioCostaDeOliveira_tcc.pdfdfa24c6878965d0484bc28e7caafdeb4MD5110483/221202019-06-06 10:34:16.852oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712019-06-06T13:34:16Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo da tecnologia empregada em veículos elétricos com autonomia estendida : comparativo experimental com veiculos híbridos
title Estudo da tecnologia empregada em veículos elétricos com autonomia estendida : comparativo experimental com veiculos híbridos
spellingShingle Estudo da tecnologia empregada em veículos elétricos com autonomia estendida : comparativo experimental com veiculos híbridos
Oliveira, Túlio Costa de
Veículos híbridos elétricos
Motores elétricos
title_short Estudo da tecnologia empregada em veículos elétricos com autonomia estendida : comparativo experimental com veiculos híbridos
title_full Estudo da tecnologia empregada em veículos elétricos com autonomia estendida : comparativo experimental com veiculos híbridos
title_fullStr Estudo da tecnologia empregada em veículos elétricos com autonomia estendida : comparativo experimental com veiculos híbridos
title_full_unstemmed Estudo da tecnologia empregada em veículos elétricos com autonomia estendida : comparativo experimental com veiculos híbridos
title_sort Estudo da tecnologia empregada em veículos elétricos com autonomia estendida : comparativo experimental com veiculos híbridos
author Oliveira, Túlio Costa de
author_facet Oliveira, Túlio Costa de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Túlio Costa de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lisboa, Fábio Cordeiro de
contributor_str_mv Lisboa, Fábio Cordeiro de
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Veículos híbridos elétricos
Motores elétricos
topic Veículos híbridos elétricos
Motores elétricos
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2018.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018-07-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-06T13:34:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-06-06T13:34:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Túlio Costa de. Estudo da tecnologia empregada em veículos elétricos com autonomia estendida: comparativo experimental com veículos híbridos. 2018. 87 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/22120
identifier_str_mv OLIVEIRA, Túlio Costa de. Estudo da tecnologia empregada em veículos elétricos com autonomia estendida: comparativo experimental com veículos híbridos. 2018. 87 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/22120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22120/5/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22120/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22120/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22120/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22120/1/2018_TulioCostaDeOliveira_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
dfa24c6878965d0484bc28e7caafdeb4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493084401303552