Marketing turístico digital : uma análise sobre o uso do Instagram na promoção do polo turístico Lençóis Maranhenses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Vanessa Chaves dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/29860
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2021.
id UNB-2_d25f3d653cdd420e8264f51a860b8423
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/29860
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Santos, Vanessa Chaves dosBorges, Aylana Laíssa MedeirosSANTOS, Vanessa Chaves dos. Marketing turístico digital: uma análise sobre o uso do Instagram na promoção do polo turístico Lençóis Maranhenses. 2021. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://bdm.unb.br/handle/10483/29860Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2021.Este estudo tem como objetivo compreender como a Secretaria de Turismo do Estado do Maranhão (SETUR-MA) utiliza o Instagram para a divulgação/promoção dos principais atrativos turísticos encontrados no Polo Turístico Lençóis Maranhenses. Como metodologia, as pesquisas bibliográfica e documental foram utilizadas, sendo o estudo de natureza qualitativa, com destaque à existência de alguns elementos quantitativos. Os resultados encontrados mostraram que os perfis do Instagram analisados têm focos diferentes em relação às publicações, tendo em vista que o @seturmaranhao apresenta maior ênfase nas ações governamentais com fins de melhoria do desenvolvimento e da prática do turismo no estado, enquanto o perfil @materradeencantos direciona-se à divulgação/promoção dos atrativos turísticos dos 4 polos indutores do turismo que fazem parte do estado. Constatou-se, ainda, uma carência de publicações/informações sobre os equipamentos e produtos turísticos dos polos indutores do Estado do Maranhão, sobretudo, do Polo Lençóis Maranhenses, objeto deste estudo. Por fim, observou-se que a SETUR-MA precisa desenvolver uma estratégia promocional mais articulada juntamente com os órgãos governamentais para uma melhor promoção dos atrativos e serviços turísticos que compõem o turismo do estado, especialmente em relação aos atrativos do Polo Lençóis Maranhenses.Submitted by Ilmara Leme (ilmara@unb.br) on 2022-02-09T16:02:15Z No. of bitstreams: 1 2021_VanessaChavesDosSantos_tcc.pdf: 1371735 bytes, checksum: bff7cbdca1d1b229c20df38edc29b179 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2022-02-10T12:15:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2021_VanessaChavesDosSantos_tcc.pdf: 1371735 bytes, checksum: bff7cbdca1d1b229c20df38edc29b179 (MD5)Made available in DSpace on 2022-02-10T12:15:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021_VanessaChavesDosSantos_tcc.pdf: 1371735 bytes, checksum: bff7cbdca1d1b229c20df38edc29b179 (MD5)This study aims to understand how the Secretary of Tourism of the State of Maranhão (SETURMA) uses Instagram to publicize/promote the main tourist attractions found in the Lençóis Maranhenses Tourist Pole. As a methodology, bibliographical and documental research were used, being the study of a qualitative nature with emphasis on the existence of some quantitative elements. The results found showed that the Instagram profiles analyzed have different focuses in relation to the publications, considering that @seturmaranhao has greater emphasis on government actions aimed at improving the development and practice of tourism in the state, while the profile @materradeencantos is directed towards the dissemination/promotion of tourist attractions of the 4 tourism-inducing poles that are part of the state. There was also a lack of publications/information on tourism equipment and products in the inductor poles of the State of Maranhão, especially the Lençóis Maranhenses Pole, the object of this study. Finally, it was observed that SETUR-MA needs to develop a more articulated promotional strategy together with government agencies for a better promotion of tourist attractions and services that make up the tourist activity in the state, especially in relation to the attractions of the Lençóis Maranhenses Pole.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessTurismoTurismo - marketingInstagram (Rede social on-line)Lençóis MaranhensesMarketing na InternetMarketing turísticoMarketing turístico digital : uma análise sobre o uso do Instagram na promoção do polo turístico Lençóis Maranhensesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2022-02-10T12:15:42Z2022-02-10T12:15:42Z2021-10-20porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29860/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2021_VanessaChavesDosSantos_tcc.pdf2021_VanessaChavesDosSantos_tcc.pdfapplication/pdf1371735http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29860/1/2021_VanessaChavesDosSantos_tcc.pdfbff7cbdca1d1b229c20df38edc29b179MD5110483/298602022-02-10 10:15:42.627oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712022-02-10T12:15:42Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing turístico digital : uma análise sobre o uso do Instagram na promoção do polo turístico Lençóis Maranhenses
title Marketing turístico digital : uma análise sobre o uso do Instagram na promoção do polo turístico Lençóis Maranhenses
spellingShingle Marketing turístico digital : uma análise sobre o uso do Instagram na promoção do polo turístico Lençóis Maranhenses
Santos, Vanessa Chaves dos
Turismo
Turismo - marketing
Instagram (Rede social on-line)
Lençóis Maranhenses
Marketing na Internet
Marketing turístico
title_short Marketing turístico digital : uma análise sobre o uso do Instagram na promoção do polo turístico Lençóis Maranhenses
title_full Marketing turístico digital : uma análise sobre o uso do Instagram na promoção do polo turístico Lençóis Maranhenses
title_fullStr Marketing turístico digital : uma análise sobre o uso do Instagram na promoção do polo turístico Lençóis Maranhenses
title_full_unstemmed Marketing turístico digital : uma análise sobre o uso do Instagram na promoção do polo turístico Lençóis Maranhenses
title_sort Marketing turístico digital : uma análise sobre o uso do Instagram na promoção do polo turístico Lençóis Maranhenses
author Santos, Vanessa Chaves dos
author_facet Santos, Vanessa Chaves dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Vanessa Chaves dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borges, Aylana Laíssa Medeiros
contributor_str_mv Borges, Aylana Laíssa Medeiros
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Turismo
Turismo - marketing
Instagram (Rede social on-line)
Lençóis Maranhenses
Marketing na Internet
Marketing turístico
topic Turismo
Turismo - marketing
Instagram (Rede social on-line)
Lençóis Maranhenses
Marketing na Internet
Marketing turístico
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2021.
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-10-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-10T12:15:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-10T12:15:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Vanessa Chaves dos. Marketing turístico digital: uma análise sobre o uso do Instagram na promoção do polo turístico Lençóis Maranhenses. 2021. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/29860
identifier_str_mv SANTOS, Vanessa Chaves dos. Marketing turístico digital: uma análise sobre o uso do Instagram na promoção do polo turístico Lençóis Maranhenses. 2021. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/29860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29860/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29860/1/2021_VanessaChavesDosSantos_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
bff7cbdca1d1b229c20df38edc29b179
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813908068605362176